Pesquisar No Site
Caraguatatuba implanta Centro de Acolhida Especial para pessoas em situação de rua

Caraguatatuba implanta Centro de Acolhida Especial para pessoas em situação de rua
Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (14), mais um serviço pioneiro na região, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para pessoas em situação de rua. Com isto, o município soma três espaços para acolhimento deste público.
O diferencial deste serviço, mais conhecido como albergue, é que o regime de atendimento será noturno. O projeto é administrado por meio de uma entidade conveniada com a Prefeitura, e oferece dormitório, alimentação e higiene pessoal.
São ofertadas 30 vagas, para homens e mulheres em situação de rua, seja por motivos de abandono, migração, ausência de residência, sem condições de autossustento ou diversas outras situações. O abrigamento é encaminhado através do serviço de abordagem social ou pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

#PraTodosVerem: Prefeito fala com responsáveis pela instituição (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo Evair Ribeiro, presidente e coordenador da Restitui, o CAE é um serviço temporário, onde as pessoas ficam um período, enquanto a equipe multiprofissional trabalha no atendimento com os encaminhamentos necessários, buscando a garantia dos direitos e a humanização do individuo. “Temos que desmistificar o preconceito com a população adulta de rua e fazê-los sair dessa condição com dignidade”, destacou.
O prefeito Aguilar Junior visitou o espaço e ressaltou ser uma conquista aguardada há muitos anos, colocada em prática no melhor momento, com a garantia de melhores condições a essa população, através de uma instituição comprometida com este trabalho.
O prefeito considerou como mais um avanço nas políticas públicas sociais, colocando Caraguatatuba mais uma vez a frente das outras cidades. “É preciso acolher, entender e mostrar às pessoas em situação de rua que estamos preocupados em tirá-los dessa situação e resgatar sua dignidade e autonomia, com apoio da segurança pública, para atender de fato quem está em busca de uma nova chance”, disse.
Além disso, o município possui outras duas casas de passagem com atendimento multiprofissional, alimentação completa, encaminhamento médico e psiquiátrico e tentativas de reintegração à sociedade, encaminhamentos para internação (dependência química), regularização de documentos e benefícios e retorno à cidade de origem.
Como ajudar de maneira correta?
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Prefeitura que tomarão as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por assistente sociais e educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Serviço:
Casa de Passagem Masculina – Rua: Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Centro de Acolhimento Temporário Feminino e Famílias – Rua: Antonio Francisco Peliciar, 955 – Cantagalo
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2956
Restitui – (12) 3600-2962 / (12) 99601-9403
Veja Também Recentes

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações