Pesquisar No Site
Caraguatatuba inaugura primeira biblioteca acessível da região
Caraguatatuba inaugura primeira biblioteca acessível da região

Fotos: JC Curtis/Fundacc
A Biblioteca Municipal “Afonso Schmidt”, de Caraguatatuba, inaugurou, nesta quarta-feira (26), o primeiro espaço acessível para uso os equipamentos de acessibilidade e tecnologia assistiva para deficientes, concedidos pelo programa “Acessibilidade em Bibliotecas” da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.
O espaço é equipado com ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, computador, display braile e impressora braile.
A Biblioteca Municipal, que fica na Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, foi uma das 18 do Estado de São Paulo, selecionada em 2016, para receber os equipamentos que fazem parte do programa.
Responsável pela biblioteca, Fabiana Crnkowise destacou a importância de receber esses equipamentos e que toda a equipe foi capacitada para atender os usuários. Segundo ela, a biblioteca tem cerca de 5 mil pessoas com cadastro ativo e quase 150 usam o espaço diariamente para empréstimo e devolução de livros e acesso à internet. “Com a Biblioteca Acessível o usuário poderá usar o computador por 40 minutos e se não tiver fila pode ficar mais tempo”, antecipou.

Fotos: JC Curtis/Fundacc
Na avaliação do secretário dos Diretos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Léo Macedo, a Prefeitura e a Fundacc deram um salto na acessibilidade com a implantação do espaço de extrema importância na vida das pessoas com deficiência e para a inclusão.
A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, chamou a atenção para quem tem algum deficiente na família e sabe como é difícil para colocá-lo em acesso às redes sociais. “Hoje temos um teclado em brailes e vamos formar agentes multiplicadores para que possam atender todos que têm algum tipo de necessidade especial”.
Durante a inauguração da Biblioteca Acessível, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou que “este é mais um ponto do nosso jeito de governar, tratar o próximo com todo o carinho que me merece. Só quem vive o dia a dia do deficiente sabe como o trabalho é árduo”.
O deficiente visual Marcos Wellington de Souza, 26 anos, foi conhecer a biblioteca acessível e disse ter ficar muito feliz. “Há muito tempo esperava por um espaço assim. A prefeitura evolui e pensa nos deficientes, promovendo a inclusão para o desenvolvimento das pessoas que precisam”.
Para ele, será muito mais fácil para quem precisa mexer no computador, nos equipamentos, sem complicação alguma. “Eu nem sabia que existia impressora em braile. Essa biblioteca é uma inspiração para o deficiente ter a sua independência”.
Veja Também Recentes
Parque Juqueriquerê recebe mostra de cinema ambiental dentro da ação “A COP é Aqui”
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê será palco de uma mostra especial de filmes que abordam temas ligados à sustentabilidade, justiça climática e povos tradicionais. As exibições fazem parte da ação “A COP é Aqui”, iniciativa nacional que leva o espírito da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas)
14º Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba começa na próxima segunda-feira
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir da próxima segunda-feira (27), no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro, a 14ª edição do FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba. A entrada é solidária com a doação de um kg de alimento não perecível, que será
Basquete Caraguá soma vitórias na Liga Paulista e mantém excelente desempenho nas categorias de base
O fim de semana foi de grandes resultados para o Basquete Caraguá na Liga Paulista, com as equipes sub-14 e sub-16. No sábado (8), as duas categorias entraram em quadra com atuações de destaque. No sub-14, Caraguatatuba superou Jacareí por 70 a 39, com Bruno Barros sendo o cestinha da
Conselheiros da Defesa dos Direitos do Idoso passam por capacitação sobre leis e noções de administração pública
Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de Caraguatatuba (CMDDI) passaram por capacitação sobre algumas leis importantes que regem os direitos da pessoa idosa, atuação da administração pública, a política da pessoa idosa nos municípios e o fortalecimento dos Conselhos Municipais, entre outros temas pertinentes, na quarta-feira
Spirit of WOD Beach retorna a Caraguatatuba com mais de 800 atletas e dois dias de competição à beira-mar
O Spirit of WOD Beach chega à sua 2ª edição em Caraguatatuba como um dos maiores eventos de superação, performance e integração do universo do Cross Training no Brasil. O campeonato será realizado nos dias 1º e 2 de novembro, na Praça de Eventos, no centro, com participação de atletas