Pesquisar No Site
Prefeitura lança Projeto Boa Medida para alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura lança Projeto Boa Medida para alunos da rede municipal de Caraguatatuba

Fotos: Luís Gava/PMC
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, e o secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, lançaram oficialmente na manhã desta terça-feira (24), no Ciase Sumaré, o projeto Boa Medida, voltado para alunos com sobrepeso ou obesos da rede municipal de ensino.
Presentes também o presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar e o vereador João Silva De Paula, o De Paula, e o secretário de Esportes e Recreação, Edivaldo Ormindo.
O programa desenvolvido pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação tem o objetivo de identificar e encaminhar esses estudantes para os Núcleos de Atividade Esportiva e de Práticas Corporais, onde integrarão um programa de atividades esportivas, três vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula, para a promoção da saúde e redução de peso.
O projeto prevê ainda a instalação do Centro de Medidas Corporais e de Avaliação Física – Cemcaf, o primeiro do Litoral Norte. O local será equipado para oferecer aos alunos, um programa de avaliação específica da composição corporal, bem como orientações e acompanhamento psicológico, nutricional e de atividades corporais de promoção da saúde.
O prefeito Aguilar Junior disse que o Boa Medida visa a saúde dos estudantes. “Quando estamos acima do peso, não podemos pensar somente na questão estética. A saúde e o bem-estar são mais importantes. Esse projeto é tão bom que será estendido aos servidores municipais também, com lançamento no próximo sábado (28)”, disse.
O secretário de Educação ressaltou que a boa saúde começa com boas atitudes. “Esse projeto depende, principalmente, da força de vontade dos participantes”, afirmou Ricardo Ribeiro.

Fotos: Luís Gava/PMC
A aluna Ana Paula de Souza, 11 anos, da EMEI/EMEF Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos, já passou por avaliação e está no programa. “Fui ao médico endocrinologista para me ajudar a perder peso. Estou fazendo atividades físicas na escola e tenho um compromisso de perder peso em até um ano”, contou a menina.
O colega Maycon Douglas Leite Jardim, 11 anos, contou que toma muito refrigerante e frituras e promete reduzi-los no cardápio.
Já Tales Augusto Barbosa, 15 anos, da EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, reconhece que exagera nas bolachas recheadas.
“Além da alimentação balanceada na escola, contaremos também com os pais para regrarem a dieta em casa. Regularmente os participantes e seus responsáveis passarão pelo Cemcaf para avaliações e orientações com nutricionista e psicólogo”, disse o coordenador geral do Boa Medida, Mário Luiz da Silva.
Logo após o lançamento, o prefeito e demais autoridades juntamente com alguns alunos do programa e professores seguiram para uma caminhada do Ciase Sumaré até o mirante da praia da freira e retornaram novamente à unidade educacional.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba encerra campanha entre as quatro melhores do Campeonato Joseense de Futsal Feminino
A equipe de futsal feminino de Caraguatatuba encerrou, neste domingo (28), sua participação no Campeonato Joseense de Futsal Feminino 2026 após chegar à semifinal da competição, que reuniu 11 equipes da região. A campanha foi marcada pela regularidade. Na primeira fase, o time terminou invicto, com seis vitórias e quatro
Ação em supermercados amplia vacinação contra gripe em Caraguatatuba
A vacinação contra a gripe realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba nos supermercados Silva Indaiá e Assaí na última quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de junho, imunizou 440 pessoas. A ação é uma estratégia da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sumaré para ampliar a cobertura vacinal e facilitar
Arraiá da Paróquia Santa Terezinha termina neste fim de semana em Caraguatatuba
A Paróquia Santa Terezinha, no bairro Martim de Sá, encerra o 26º Arraiá neste fim de semana, no domingo (26), com comidas típicas, show de prêmios, festas e missas para fiéis, moradores e visitantes. A festa é tradicional na cidade e integra a Rota das Quermesses, iniciativa que reúne as
CaraguaPrev faz prova de vida dos aniversariantes de julho até dia 31
Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de julho podem fazer o recadastramento anual obrigatório até dia 31, das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev
Professores da rede municipal de Caraguatatuba participam de trabalho para ampliar acessibilidade nas avaliações do AvaRede
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba promoveu, até esta sexta-feira (3), a Semana de Flexibilização do AvaRede 2026. A avaliação, de caráter diagnóstico, tem como objetivo identificar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede municipal e subsidiar o planejamento de ações pedagógicas. A iniciativa reuniu 13 professores especialistas das