Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização de posturas municipais nas praias da cidade
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização de posturas municipais nas praias da cidade
Devido à proximidade da alta temporada e com o fluxo de pessoas ficando mais recorrente na cidade, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem investido cada vez mais em operações de fiscalização que garantem o cumprimento às regras de posturas municipais.
Na última quinta-feira (15), durante ação realizada na Prainha, as equipes desmontaram uma estrutura irregular destinada ao comércio de alimentos na faixa de areia, o que contraria o artigo 243 da Lei Municipal 1.144/80 (Código de Posturas), que não permite a instalação de qualquer dispositivo fixo na praia para abrigo ou qualquer outro fim.

#PraTodosVerem: Funcionários da Prefeitura trabalhando no desmonte de barraca irregular montada na Prainha (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, esse trabalho é também uma forma de respeito aos que atuam de acordo com o determinado pela administração pública. “Sabemos que este é o período mais importante para o comércio da cidade, por isso é imprescindível que todos trabalharem de forma correta e adequada”, destacou.
Ainda com relação ao comércio ambulante, os fiscais de Posturas realizam ações para combater a venda de produtos em desacordo com a licença e com os locais previamente designados para a atividade, proíbem a montagem de barracas em espaços não permitidos e solicitam aos ambulantes irregulares a retirada das mercadorias.
“Esse tipo de fiscalização ocorre durante todo o ano, justamente para que todos possam se preparar e aproveitar as oportunidades econômicas trazidas pela temporada de verão, de maneira disciplinada e em conformidade com o determinado pela legislação municipal”, completou Cardozo, enfatizando a importância do regramento.

#PraTodosVerem: Imagem interna de barraca montada irregularmente na Prainha (Foto: Divulgação/PMC)
Legislação
As ações têm como base a Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas), que trata, entre outras coisas, da utilização das praias, vias e logradouros públicos. A legislação cita que compete à Prefeitura o licenciamento, fiscalização e zelo pelo uso adequado desses espaços, visando o bem-estar social, a manutenção da ordem, limpeza, higiene e sossego público.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.
Veja Também Recentes
Atletas do time de tênis de mesa adaptado de Caraguatatuba participam de Jogos Escolares no Centro Paralímpico em SP
Além do atletismo e natação, o programa Inclusão em Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba trouxe mais duas modalidades este ano: a bocha adaptada e o tênis de mesa adaptado. Nos dias 7 e oito de maio, os atletas do tênis de mesa paralímpico participaram, pela primeira vez, dos Jogos Escolares
Caraguatatuba fortalece presença no turismo da longevidade durante Expo Fórum 60+ 2026
A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba marcou presença na 4ª edição da Expo Fórum de Turismo 60+ 2026, realizada nos dias 11 e 12 de maio, no Centro de Convenções Rebouças. O evento, considerado o maior do mundo voltado exclusivamente ao turismo para o público da longevidade, reuniu profissionais, especialistas,
Stand up “Gio da Família Brasileira” com Gio Lisboa é destaque no Teatro Mario Covas neste domingo
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe neste domingo (7/6), às 19h, o show de humor “Gio da Família Brasileira”, com Gio Lisboa – um dos grandes destaques do stand up comedy nacional. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/2fvxd7ke. A montagem propõe uma experiência que combina humor, música e
Festival de Vôlei de Praia reúne 24 equipes e abre programação do Caraguá Agita Esportes
O Festival de Vôlei de Praia Masculino movimentou a Arena do Indaiá no último fim de semana (6 e 7) e marcou mais uma etapa do programa Caraguá Agita Esportes 2026, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição reuniu 24 equipes e
Caraguatatuba realiza formatura unificada para alunos dos cursos em parceria com o Senai São José dos Campos
Alunos que concluíram os cursos de Aperfeiçoamento Profissional de Técnicas para Pintura Predial, Técnicas para Assentamento de Revestimentos Cerâmicos, Aperfeiçoamento Profissional de Funilaria de Brilho, oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Governo e ministrados por instrutores do Senai São José dos Campo, participaram da formatura conjunta, na quarta-feira (3), no Centro