Pesquisar No Site
Alunos do CIDE Tinga conquistam medalhas em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Matemática

Alunos do CIDE Tinga conquistam medalhas em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Matemática
A equipe gestora da EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho (CIDE Tinga), de Caraguatatuba, realizou uma premiação especial aos alunos que se destacaram na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas do Ensino Fundamental I (Obmep Mirim).
Participaram da 25ª OBA, 280 alunos do 6º ao 9º ano, e da 1ª Obmep Mirim, 110 alunos do 4º e 5º ano, do Cide Tinga.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Gabriela Pancheri Ribeiro, a professora de Ciências Ana Paula Barros de Jesus foi a responsável por levar aos alunos, aulas diferenciadas sobre astronomia e astronáutica e incentivou os estudantes a participarem da competição.
O resultado foi que a aluna do 7º ano, Manuela Marcussi, 13 anos, conquistou medalha de ouro, e a aluna do 9º ano, Yasmin Castilho de Oliveira, 15 anos, medalha de bronze, nessa disputa nacional.
A medalhista de ouro disse que estudou bastante em casa e teve o apoio da professora de Ciências para resolver questões de anos anteriores. “Foi minha primeira participação e fiquei muito feliz com o resultado. Estou muito orgulhosa pela conquista”, declarou Manuela.
A colega que ganhou bronze também competiu pela primeira vez e não esperava a premiação. “Achei a prova difícil, mas no final, deu tudo certo. Achei importante participar dessa olimpíada porque, inclusive, me ajudou a estudar para as provas da escola e a me sair bem, passando de ano sem dificuldades”, avaliou Yasmim.
Já na 1ª Obmep Mirim, 11 alunos receberam certificação de destaque. O aluno do 5º ano, Kalebe da Silva Lima, 11 anos, foi o aluno premiado com medalha de destaque pelo desempenho, na segunda fase da olimpíada de Matemática.
“Fiquei super feliz, porque essa é a primeira vez que ganho um prêmio. Matemática é minha matéria preferida e vou continuar competindo nas próximas”, afirmou Lima.
A coordenadora pedagógica disse que o trabalho voltado à Matemática foi constante desde o início do ano letivo, pois foi a disciplina na qual os alunos apresentaram maior dificuldade na retomada às atividades após a pandemia de Covid-19.
“A escola realizou as aulas de matemática no período do extracurricular (integral), e também formou turmas de recuperação paralela, para sanar as dificuldades. Promover esta premiação para os estudantes é uma forma de valorização do empenho deles e do trabalho desenvolvido pelos professores”, contou Gabriela.
As medalhas da OBA foram enviadas diretamente do Instituto de Física da UERJ. A premiação e ceretificados da Obmep Mirim vieram on-line e foram impressas na escola.
A comemoração feita pela escola foi realizada no auditório e contou com a presença dos alunos das salas dos premiados e de seus familiares para prestigiar essa conquista. “A participação da família é muito importante para a continuidade do processo de aprendizagem dos alunos e o reconhecimento e valorização dos mesmos”, ressaltou Pancheri.
OBA e OBMEP Mirim
A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins e promove a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa dentro da comunidade escolar e junto a astrônomos profissionais e amadores e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Já a 1ª Obmep Mirim A 1ª Olimpíada Mirim foi dirigida aos alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais.
São objetivos da Olimpíada Mirim: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos(as) brasileiros(as) possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino