Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba interdita duas colônias de férias por falta de segurança contra incêndios

Prefeitura de Caraguatatuba interdita duas colônias de férias por falta de segurança contra incêndios
Em continuidade à operação ‘Pousada Regular’, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, interditou duas colônias de férias localizadas no bairro Porto Novo, região sul do município, em ação de fiscalização realizada nesta terça-feira (6).
Os estabelecimentos foram fechados por falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Essa documentação certifica que uma edificação é segura para receber o público, contando com todas as condições de segurança contra incêndio e pânico. A validade do certificado é de um a cinco anos.

#PraCegoVer: Fiscal de Posturas afixando comunicado de interdição em colônia de férias do bairro Porto Novo (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, antes do fechamento, os responsáveis já haviam sido notificados e orientados a providenciar a regularização dos empreendimentos no prazo de 30 dias, “mas eles sequer procuraram a prefeitura e os demais órgãos competentes para tal”.
Pela infração da Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas), ambos os proprietários foram multados em 972 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 4.033,80. Os comércios ficam impedidos de funcionar até a apresentação da devida licença emitida pelo Corpo de Bombeiros.
“O intuito não é que deixem de trabalhar, mas precisamos de regularidade dessas pousadas e hotéis para que possam oferecer um bom serviço de qualidade ao hóspede e para que seja justo com outros estabelecimentos que estão regulares”, concluiu Cardozo.
Operação ‘Pousada Regular’
Iniciada no último mês de outubro, o objetivo da iniciativa é verificar se os estabelecimentos estão com a documentação em ordem com relação ao Alvará de Funcionamento, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e normas sanitárias.
Até o momento, foram vistoriados cerca de 50 estabelecimentos de hospedagem como hotéis, pousadas, chalés, hostel e similares. Todos foram orientados em relação às fiscalizações e foram lavrados oito autos de intimação. O trabalho será realizado durante todo o período do verão.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove plantio de árvores nativas em conjunto com Projeto Araticum durante Rua da Família
Caraguatatuba recebeu o plantio de 40 árvores nativas nos últimos dois domingos, dias 6 e 13 de julho, Por meio do Projeto Arborizar, durante evento Rua da Família. A ação foi realizada em parceria com o Projeto Araticum – Mata Atlântica e reuniu voluntários. No dia 6, foram plantadas 15

Centenas de pessoas prestigiam abertura do 26º Festival do Camarão em Caraguatatuba
Centenas de pessoas prestigiaram a abertura do 26º Festival do Camarão na noite da última quarta-feira (16/7), na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. A festividade, que celebra a cultura tradicional caiçara, é uma realização do Governo Municipal e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em

Caraguatatuba recebe limpeza de praia no mangue do Camaroeiro neste domingo com comemoração especial
Entre várias atividades planejadas para este domingo (27) em Caraguatatuba, o dia será marcado também pela ação ambiental de limpeza de praia no mangue do Camaroeiro. O evento começa às 8h, com concentração na Rua Sebastião Izidoro, e segue até às 12h. A atividade é organizada pelo “Guardião da Costeira”,

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de