Pesquisar No Site

12º Festival do Mexilhão começa na sexta com programação cultural em Caraguatatuba

Publicado em: 08/11/2022
Destaques
12º Festival do Mexilhão começa na sexta com programação cultural em Caraguatatuba
12º Festival do Mexilhão começa na sexta com programação cultural em Caraguatatuba

O 12º Festival do Mexilhão, tradicional evento gastronômico e cultural de Caraguatatuba, será realizado de 11 a 13 de novembro, na Praça Irmã Lucila, no bairro Massaguaçu, região norte do município. A atração retorna ao calendário de eventos depois de 10 anos da última edição.

#PraTodosVerem: Bolinhos de mexilhão servidos em travessa decorada com folhas de alface (Foto: Divulgação/Na Onda da Trilha)

Após a Secretaria Municipal de Turismo ter encaminhado uma proposta à comunidade local, a festa voltará a agitar a programação da cidade, unindo a política de preservação e o resgate da cultura caiçara, com a divulgação da maricultura e o fomento do turismo da região.

O evento, organizado pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, reunirá um cardápio com diferentes pratos elaborados à base de mexilhão, como lambe-lambe, bolinho de mexilhão, strogonoff, marisco ao bafo com vinagrete, entre outras preparações, vendidas entre R$ 5 e R$ 45.

Além disso, as barracas comercializarão diversas opções de doces e cervejas artesanais. A festa também terá espaços para exposição e venda de artesanatos típicos da região. Já a animação do festival ficará por conta de artistas solos, grupos e bandas locais, de diferentes gêneros musicais como pagode, rock, pop e sertanejo.

#PraTodosVerem: Prato com mexilhões servidos ao vinagrete (Foto: Divulgação/Na Onda da Trilha)

Segundo o presidente da Amapec, José Luiz Alves, é grande a expectativa para a retomada. “O festival é parte importante da comunidade e sentimos muito a falta do evento nesses últimos 10 anos. É uma alegria imensa voltar a unir as famílias no preparo da festa, que além de gerar renda, é símbolo de confraternização em torno da cultura caiçara”, destacou.

Ainda durante o festival, o público poderá contratar passeios para conhecer a Fazenda Marinha de Mexilhões da Praia da Cocanha, que integra o Turismo de Base Comunitária (TBC) promovido pela comunidade. A atividade será realizada no sábado e domingo, com saída a partir das 8h e tem duração de uma hora e meia.

As tendas gastronômicas do 12º Festival do Mexilhão funcionarão na sexta-feira (11), das 19h à 0h, reabrem no sábado (12), da 12h à 0h e, seguem no domingo (13), das 12h às 22h.

#PraCegoVer: Fazenda Marinha de Mexilhão com bóias azuis sobre a água e a Ilha da Cocanha ao fundo (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Confira a programação musical do 12º Festival do Mexilhão:

Sexta-feira (11/11)

18h às 19h30 – Samamba Brasil (MPB)
20h às 21h30 – Terra Forte (MPB, Reggae e Rock)
22h às 23h30 – Revolussom Reggae (Reggae e World Music)

Sábado (12/11)

13h30 às 15h – Grupo Parceria (Pagode e Samba)
15h30 às 17h – César Nanico (Sertanejo)
18h às 19h30 – Wany Oliver (Axé, Forró e Sertanejo)
20h às 21h30 – Pacelli (Forró, Samba, Sertanejo, entre outros)
22h às 23h30 – Zirinho da Bahia (Axé, Forró, Pop, entre outros)

Domingo (13/11)

13h30 às 15h – Fandango Caiçara Mestre Pedrinho (Fandango Caiçara)
15h30 às 17h – Tribo Caiçara (Forró)
18h às 19h30 – Trio Praiano (Forró)
20h às 22h – Saquaritá (Forró)

Serviço
12º Festival do Mexilhão
Data:
 11 a 13 de novembro (sexta a domingo)
Horário: sexta-feira, das 19h à 0h, sábado, das 12h à 0h e, domingo, das 12h às 22h
Local: Praça Irmã Lucila (Av. Maria Carlota) – Massaguaçu
Entrada gratuita

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Benção das embarcações e procissão comemoram 25 anos do festival do Camarão
Benção das embarcações e procissão comemoram 25 anos do festival do Camarão

A tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ reuniu no Entreposto de Pesca do Camaroeiro centenas de pessoas, entre famílias de caiçaras tradicionais, pescadores, autoridades e público em geral, na manhã do último domingo. Ao som da Banda Municipal Carlos Gomes, a cerimônia foi aberta pela presidente da Fundacc, Malu Baracat que falou

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/04/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 139 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 139 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 139 oportunidades de emprego. Destaque para 25 vagas de eletricista, 10 de consultor de vendas, 10 de corretor de imóvel e 10 de operador de telemarketing. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 29/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana
Caraguatatuba recebe Festival Auracy Mansano de Voo Livre neste final de semana

Caraguatatuba está prestes a receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre nos próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200 pilotos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024