Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza 6,9 mil acolhimentos de moradores em situação de rua desde 2019

Prefeitura de Caraguatatuba realiza 6,9 mil acolhimentos de moradores em situação de rua desde 2019
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou entre janeiro de 2019 e julho de 2022 mais de 22,7 mil abordagens de moradores em situação de rua.
Durante o período, a equipe tem realizado as abordagens em pontos estratégicos onde essa população escolhe para se instalar. Desse total, 6.945 pessoas foram acolhidas pelas Casas de Passagens conveniadas com a Prefeitura.
Somente neste ano, foram 1.519 acolhimentos de pessoas encaminhadas aos abrigos, onde recebem alimentação completa e banho garantindo sua dignidade. Todas são acompanhados pela equipe técnica.
Ao longo do acompanhamento social são realizados diversos encaminhamentos visando a reestrutura de vínculos sociais e familiares. Alguns recebem ainda acompanhamento técnico pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no serviço do Programa de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI).
Quando identificadas situações que envolvam dependência química, são realizadas as articulações junto à Secretaria de Saúde, através do CAPS AD e das comunidades terapêuticas existentes no município.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a maioria das pessoas abordadas pertence aos municípios vizinhos ou outros Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Como ajudar
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS, que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Serviços:
Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino
Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Acolhimento Temporário Feminino e Famílias
Rua: Antonio Francisco Peliciari 955, Cantagalo
CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social)
Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan
Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população