Pesquisar No Site

Caraguatatuba reforça combate ao trabalho infantil com ação de conscientização na Prainha

Caraguatatuba reforça combate ao trabalho infantil com ação de conscientização na Prainha
Caraguatatuba reforça combate ao trabalho infantil com ação de conscientização na Prainha

Proteger a infância é um dever de todos! Nessa sexta-feira (6), o Boulevard da Prainha recebeu uma ação de conscientização contra o trabalho infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa tem como objetivo orientar e mobilizar a população sobre a importância da prevenção e enfrentamento dessa prática.

#PraTodosVerem: Membro da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria de Assistência Social aborda um casal na Prainha para informar sobre a ação.

Com o tema “Trabalho Infantil: Aqui não!”, a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) estiveram no local para a promoção de diálogos, distribuição de panfletos e materiais informativos, com objetivo de reforçar a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Serviço Especializado de abordagem Social- SEAS, buscando fortalecer a rede de proteção social, sensibilizar a comunidade e garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, reforçando que prevenir o trabalho infantil é assegurar um futuro mais justo, digno e seguro.

Para a responsável pelo setor de ações estratégicas do PETI, Leslie Valle, o foco principal é a conscientização quanto a importância do programa. “A iniciativa nasceu da necessidade da abordagem social, que é responsável pelo processo de identificação de famílias que colocam crianças para trabalhar. Queremos mostrar que existem equipamentos e políticas públicas preparadas para enfrentar essa realidade e entender por que isso acontece”, destacou.

Ainda segundo Leslie, o trabalho integrado entre os serviços permite um atendimento mais humanizado e eficiente. “A proposta é levar informação, orientação e mostrar que o município oferece suporte para que as famílias encontrem alternativas e garantam os direitos de seus filhos”, completou.

PETI

Criado em 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem como objetivo eliminar o trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Em Caraguatatuba, o programa é executado pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio de diversos setores, reforçando a importância da atuação integrada no combate às violações de direitos.

Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, com ligação gratuita e sigilo garantido, ou pelo Sistema Ipê Trabalho Infantil, disponível em: https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3886-2030.

Canais de apoio e denúncia:

  • Ministério do Trabalho: 158
  • Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS): (12) 99784-9860
  • Conselho Tutelar: (12) 3883-7885
Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferta 293 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba oferta 293 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 293 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (12), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. O candidato pode acessar o

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/01/2026
Alunos do curso de Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos Prediais iniciam aulas práticas
Alunos do curso de Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos Prediais iniciam aulas práticas

Os alunos que iniciaram, no dia 20 de janeiro, o curso de Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos e Prediais em Caraguatatuba passaram pelas aulas teóricas com o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Alderson Mamede, e desde a semana passada já estão com “a mão

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 11/02/2026
Escolha do vale-refeição dos servidores municipais de Caraguatatuba para 2026 começa na segunda-feira
Escolha do vale-refeição dos servidores municipais de Caraguatatuba para 2026 começa na segunda-feira

Os servidores públicos de todas as Secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba podem optar pela alteração da empresa do vale-refeição de acordo com sua preferência, a partir da próxima segunda-feira (9/2), após preencher o formulário disponível no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/, na área do “SERVIDOR”. Até à meia-noite de quarta-feira (11), os funcionários

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 06/02/2026
Teatro Mario Covas apresenta comédia com entrada gratuita e acessibilidade em libras neste sábado
Teatro Mario Covas apresenta comédia com entrada gratuita e acessibilidade em libras neste sábado

O grupo de teatro Barracão da Vó, de Sorocaba (SP), chega à Caraguatatuba neste sábado (24/1), com o espetáculo “A Herança do Tio Padre – uma comédia dos anos 70”. A peça será apresentada às 20h, no palco do Teatro Mario Covas, com entrada gratuita e acessibilidade em libras. Os

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/01/2026
Blitz de combate à alcoolemia intensifica fiscalização no trânsito de Caraguatatuba
Blitz de combate à alcoolemia intensifica fiscalização no trânsito de Caraguatatuba

A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba, em parceria com agentes do Detran-SP, guardas civis municipais e policiais militares da atividade delegada realizou uma blitz de combate à alcoolemia, na última sexta-feira (9), na avenida Doutor Arthur da Costa Filho.

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/01/2026