Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove formação de ADI e AAE para início do ano letivo 2026
Caraguatatuba promove formação de ADI e AAE para início do ano letivo 2026
Caraguatatuba promoveu, entre os dias 2 e 3 de fevereiro, a Formação de Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADI) e Agentes de Apoio Escolar (AEE), com foco no acolhimento, na qualificação pedagógica e no fortalecimento das práticas educativas da Educação Infantil para o ano letivo de 2026.

#PraTodosVerem – Caraguatatuba promove formação de ADIs e AAEs para início do ano letivo 2026 (Foto:Divulgação/Seduc)
A formação ocorre em polos estratégicos da rede municipal, nos períodos da manhã e da tarde, com a participação de profissionais de Centros de Educação Infantil, EMEIs, EMEFs e CIEFIs.
As atividades incluem momentos de acolhida, orientações sobre atribuições profissionais, quadros de horários, calendário escolar, Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP), com identificação de pontos fortes, aspectos em atenção e ações planejadas.
A formação está estruturada a partir de eixos norteadores que orientam a prática educativa na Educação Infantil, como interações e brincadeiras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade.
Além disso, os profissionais participam de uma palestra geral sobre manejo comportamental, conduzida por terapeuta ocupacional, e de oficinas temáticas, que abordam experiências científicas, escuta ativa, organização dos espaços, cuidado e afeto, práticas de leitura, musicalização, artes, brincadeiras cantadas e relações entre infância, arte e natureza.
A formação conta com a colaboração das equipes gestoras das unidades escolares, responsáveis pela organização local, orientação aos profissionais quanto à participação, envio de listas de presença e apoio logístico, conforme diretrizes da Secretaria de Educação.
A iniciativa integra o planejamento educacional de Caraguatatuba para 2026 e contribui para práticas pedagógicas, do cuidado, do vínculo e da qualidade do atendimento oferecido às crianças da rede municipal de ensino.
Saiba mais em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
Acesse @seduc_caragua
Secretaria de Comunicação Social 5/2/2026
Veja Também Recentes
Caraguatatuba oferta 210 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 210 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (9), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. O candidato pode acessar o
Folia com responsabilidade: Caraguatatuba reforça prevenção e cuidado com a saúde durante Carnaval
Caraguatatuba entra no clima do Carnaval com foco na conscientização. Neste período, a Prefeitura reforça os cuidados com a saúde pública por meio de ação da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI). Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, a UAMI leva informação, orientação e prevenção ao público
Humorista Jonathan Nemer apresenta stand up “Existe vida após o casamento” no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 30/1 (sexta-feira), às 20h, o stand up comedy “Existe vida após o casamento” com o humorista Jonathan Nemer. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo link https://tinyurl.com/5hchwybw. O show tem classificação livre e é indicado para toda família. A comédia promete momentos
Estão abertas inscrições para vestibular da Univesp Polo Caraguatatuba
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abriu inscrições para o processo seletivo nesta segunda-feira (2). No polo de Caraguatatuba serão oferecidas 63 vagas divididas da seguinte forma: Eixo Licenciaturas – 25 vagas; Eixo Negócios e Produção -19 vagas; e Eixo Computação – 19 vagas. Os cursos são
MACC apresenta “Outros Carnavais” e revisita memória da folia em Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta nova mostra, um recorte de acervo com o tema “Outros Carnavais” e convida o público a mergulhar na história da festa mais popular do Brasil a partir da memória carnavalesca de Caraguatatuba. Aberta ao público na última terça-feira (3), a exposição
