Pesquisar No Site
Alunos do curso de Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos Prediais iniciam aulas práticas
Alunos do curso de Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos Prediais iniciam aulas práticas
Os alunos que iniciaram, no dia 20 de janeiro, o curso de Técnicas para Execução e Montagem de Circuitos Elétricos e Prediais em Caraguatatuba passaram pelas aulas teóricas com o instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Alderson Mamede, e desde a semana passada já estão com “a mão na massa”, praticando o que aprenderam.

#PraTodosVerem Três alunos trabalham na montagem de uma caixa de força
Nessa qualificação, os participantes aprendem interpretar diagramas elétricos, planta baixa elétrica predial; medir tensão, resistência e corrente elétrica, instrumentos específicos; a montar circuitos em série e paralelo de acordo com a norma técnica; trabalhar em equipe de forma colaborativa, demonstrar capacidade de organização; grandeza elétrica (tensão, corrente, resistência, potência), primeira lei de Ohm; circuitos, corrente alternada (série, paralelo e misto); instrumentos de medição e ferramentas, para instalações seguras e eficientes em residências e edifícios.
Um dos alunos Samuel Henrique Freitas de Araújo, 19 anos, disse que a capacitação está correspondendo às expectativas. “Fui convencido a fazer o curso por um tio e meu pai, que são eletricistas. Estou curtindo muito. Já aprendi como montar uma caixa de força, ligação dos disjuntores para colocar nos barramentos, o fio terra para fazer a conexão. Estou saindo com segurança para fazer uma instalação em casa e para outras pessoas”, declarou.
Luana de Souza, 43 anos, também afirmou que a qualificação dá uma ótima base. “Aprendemos na teoria o que vem da corrente elétrica, como funciona um disjuntor, entre outras situações e, agora, estamos aprendendo na prática como montar uma caixa de força”, contou.
O curso é ministrado na sede do Centro de Apoio ao Trabalhador Empreendedor (CATE), no Travessão, das 13h às 17h, e termina no dia 26 deste mês. Os participantes ainda terão encontros com técnicos do Sebrae/SP que vão ministrar uma capacitação sobre gestão de negócios e microempreendedorismo individual.
Secretaria de Comunicação – 11/2/2026
Veja Também Recentes
Projeto Colônia de Férias leva crianças e adolescentes para velejar com instrutores do Instituto Mar Atlântico
Céu azul, sol e um pouco de vento fizeram a festa das crianças e adolescentes do Condomínio Residencial Getuba “Sylvio Luiz dos Santos”, que participam do projeto Colônia de Férias, e tiveram a oportunidade de velejar na praia próximo ao Camaroeiro, com instrutores da escola de vela do Instituto Mar
Campanha Janeiro Branco orienta profissionais da rede sobre saúde mental em Caraguatatuba
Organizada pela Secretaria de Saúde, a campanha Janeiro Branco vai reunir profissionais da rede municipal em palestra no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) no dia 29 de janeiro, das 9h às 12h. O tema abordado será “Quem cuida da mente cuida da vida”. A iniciativa busca
Novas viaturas da GCM reforçam segurança de Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM) recebeu seis novas viaturas em substituição aos veículos utilizados no ano passado. A frota da corporação conta, atualmente, com sete carros e sete motos para ações contínuas e estratégicas voltadas à segurança pública. Na apresentação da nova frota a vários integrantes da GCM,
Vagas exclusivas para veículos elétricos na Zona Azul já estão disponíveis em Caraguatatuba
Duas vagas exclusivas para veículos elétricos em área de Zona Azul já estão disponíveis para uso como parte das ações voltadas à modernização da mobilidade urbana e ao incentivo ao uso de meios de transporte sustentáveis. Os pontos foram instalados pela Secretaria de Segurança Urbana e Mobilidade Urbana, na Av.
Fundacc apresenta exposição de desenho “O Risco e Rabisco do Cartoon” de André Edney
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta, a partir da próxima sexta-feira (6/2), no saguão do Auditório Maristela de Oliveira, a exposição “O Risco e Rabisco do Cartoon”, do desenhista André Edney. A entrada é gratuita e a abertura oficial ocorre às 18h. Nesta exposição, o artista explora o
