Pesquisar No Site
Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
O “TEAtivo” tem como objetivo o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e capacidades psicomotoras, sensoriais e sociais de adolescentes com TEA.
De acordo com a secretária da Sepedi, Ivy Malerba, a adolescência é uma fase marcada por transformações físicas, emocionais e sociais e a ação “TEAtivo” contribuirá na qualidade de vida e promoção da saúde deste público.
“Essa ação busca trazer contribuições para esse público, diante das especificidades que o TEA e a adolescência trazem, como a prevenção do sedentarismo e de comorbidades, apoio a regulação emocional e redução dos sintomas de ansiedade, estímulo a comunicação e socialização, aumento da autoconfiança, da coordenação motora e consciência corporal, entre tantos outros benefícios. As atividades serão adaptadas às necessidades individuais, respeitando o perfil sensorial, cognitivo e motor de cada adolescente, com foco no prazer da prática e na valorização das conquistas pessoais e não na competição”, destacou a secretária.
A ação “TEAtivo” ocorrerá às quintas-feiras na base do Programa Praia Acessível, na Avenida Arthur Costa Filho, ao lado da Praça da Cultura, das 9h às 16h.
As inscrições poderão ser realizadas na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso inicialmente entre os dias 14, 15 e 18 de agosto, das 8 às 17h, onde os interessados realizarão o cadastro e entrevista, junto com os pais e/ou responsáveis. A ação será realizada pelos profissionais que compõem o projeto Praia Acessível e também do programa Inclusão em Movimento. Para mais informações, entrar em contato na SEPEDI pelos telefones 38863050 ou 38863132 das 8 às 17h.
Praia Acessível
O Programa Praia Acessível consiste no banho de mar assistido por profissionais de apoio por meio de cadeiras de rodas aquáticas adaptadas, em um ambiente acessível e inclusivo composto por esteira de acesso, tenda de apoio, atividades e materiais recreativos, ducha tira-sal, trocador, sanitário acessível, localização central, acessível e próximo de pontos de ônibus e vagas de estacionamento prioritárias para pessoas com deficiência e idosos.
O equipamento funciona de quinta a domingo, das 9h às 16h. Às quintas-feiras voltado somente à ação “TEAtivo”. Nas sextas-feiras, ao atendimento de grupos, via agendamento prévio. Aos sábados e domingos é aberto ao público em geral.
O projeto Praia Acessível está localizado na Avenida Arthur Costa Filho, s/nº, Caraguatatuba/SP, ao lado da Praça da Cultura.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais
Caraguatatuba oficializa nesta sexta-feira (8), um acordo de cooperação com a organização Parceiros da Educação, dentro do programa Parceiros pela Aprendizagem. A cerimônia será às 9h30, no Teatro Mario Covas, e deve contar com a presença de autoridades municipais e representantes da organização, que incluem o diretor e a gerente

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação
Em duas ocorrências conduzidas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou a captura de um foragido da Justiça e prendeu um homem por receptação. Na tarde de quarta-feira (16), durante patrulhamento no bairro Jardim Olaria, a equipe da Guarda Civil abordou um

26º Festival do Camarão celebra culinária e cultura caiçara e recebe mais de 40 mil visitantes
Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 26ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura – uma das maiores festividades do município, que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizar as tradições e

Próxima oficina do Pontos MIS “Da ideia ao roteiro” está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc, promove no dia 5 de agosto (terça-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina audiovisual “Da ideia ao roteiro”, com Luis Carlos

Oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt é nesta quinta-feira com entrada gratuita
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (10/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina literária “Entre Crime e Fantasia” com JP Schimidt. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina combina métodos