Pesquisar No Site
Fiscalização ambiental intensifica monitoramento na região norte de Caraguatatuba

Fiscalização ambiental intensifica monitoramento na região norte de Caraguatatuba
Os bairros Tabatinga, Capricórnio I e Massaguaçu foram alvos de fiscalização em Caraguatatuba, durante ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Polícia Militar Ambiental, por meio do programa de Atividade Delegada.
A ação é parte de um trabalho de monitoramento ambiental no município e atende às determinações judiciais relacionadas a infrações ambientais.
Entre os objetivos da vistoria realizada nas últimas semanas estavam a verificação de intervenções irregulares em áreas de preservação permanente (APP), o combate a práticas contrárias à legislação ambiental e a promoção da educação ambiental com a população.
As abordagens foram conduzidas de maneira integrada e combinaram ações fiscalizatórias com orientações educativas. Segundo o relatório elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a iniciativa tem contribuído para coibir atividades ilegais, como o desmatamento de vegetação nativa, ocupações não autorizadas e descarte impróprio de resíduos.
Durante as vistorias também foram identificados indícios de intervenções recentes em áreas ambientalmente sensíveis, o que exigirá o prosseguimento das fiscalizações e, se necessário, a adoção de medidas administrativas e judiciais.
A secretaria reforça a continuidade do monitoramento ambiental e destaca que a cooperação entre os órgãos públicos e a sociedade civil é essencial para garantir a preservação dos recursos naturais e a aplicação efetiva da legislação ambiental.
Secretaria de Comunicação Social – 3/7/2025
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes

Pan-Americano de Beach Tennis confirma Brasil como potência do esporte em solo Caraguatatubense
Caraguatatuba recebeu o Pan-Americano de Beach Tennis 2025 no último fim de semana, entre os dias 25 e 28 de setembro, e reuniu cerca de 300 atletas de 17 países na Arena Nacional montada no Serramar Shopping. A cerimônia de abertura foi marcada pelo desfile das delegações e presença da

Festival de Tênis de Mesa da Apae reúne atletas de dez cidades em Caraguatatuba
O município recebeu o 4º Festival de Tênis de Mesa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na última quarta-feira (24), nas dependências do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). O evento reuniu atletas das Apaes de Guararema, Itaquaquecetuba, Jacareí, Ilhabela, São Sebastião, São José dos Campos, Arujá,

Novos integrantes do Conselho do Parque Juqueriquerê tomam posse e definem ações
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê recebeu, nas dependências da Sala Verde, a 1ª reunião da nova formação do Conselho Gestor do Parque, na quinta-feira (11). A abertura foi conduzida pelo secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Auracy Mansano, e pela secretária adjunta, Ana Carolina Muri. O encontro teve

Homem é preso com porções de cocaína após tentar fugir da Guarda Civil de Caraguatatuba
Um homem foi preso após ser encontrado com porções de cocaína e tentar fugir da abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM), em Caraguatatuba. A prisão ocorreu na região central do município na noite de sábado (6). Os agentes estavam em patrulhamento preventivo pela Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, quando

Caraguatatuba oferece 246 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 246 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (15), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor