Pesquisar No Site
Conselheiras Tutelares de Caraguatatuba são capacitadas em ferramenta tecnológica para unificação nacional de registros

Conselheiras Tutelares de Caraguatatuba são capacitadas em ferramenta tecnológica para unificação nacional de registros
As Conselheiras Tutelares de Caraguatatuba participaram nesta sexta-feira (18) de um treinamento técnico para conhecer uma plataforma desenvolvida de forma a ser integrada ao sistema nacional utilizado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

#PraTodosVerem: Secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Costa, em reunião com conselheiras tutelares (Fotos: Dony Machado/PMC)
A ferramenta permite o registro e acompanhamento das denúncias de violações de direitos diretamente em um único sistema integrado de alcance nacional.
A medida atende a uma solicitação antiga do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do próprio Conselho Tutelar, para garantir mais segurança, agilidade e rastreabilidade aos atendimentos.

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva em reunião com conselheiras tutelares, ao lado de Secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Costa e chefe de Gabinete, Dr. Marcelo Paiva de Medeiros (Fotos: Dony Machado/PMC)
Presente no evento, o prefeito Mateus Silva reforçou o compromisso da atual gestão com o fortalecimento das políticas públicas de proteção social. “Desde o primeiro dia do nosso mandato, trabalhamos para garantir condições adequadas aos operadores do sistema de garantias. Isso inclui o importante serviço prestado pelo Conselho Tutelar. Essa nova ferramenta é mais um passo na modernização e eficiência do atendimento às crianças e adolescentes do nosso município”, afirmou o prefeito.
O treinamento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação. Segundo o secretário da pasta, Rubens Costa, o objetivo da ação é utilizar a tecnologia como suporte à qualificação do atendimento. “A tecnologia não é o fim. Ela é o meio para que o trabalho das conselheiras seja realizado com excelência, humanização e eficiência”, explicou.

#PraTodosVerem: Conselheiras tutelares reunidas para foto com Secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Costa (Fotos: Dony Machado/PMC)
A conselheira Rosana Rocha, no cargo há três mandatos, destacou a relevância da ferramenta. “Já utilizamos folhas de papel, até carbono. Essa é uma conquista aguardada há muito tempo. Mesmo que não diminua a violência, ela agiliza o nosso trabalho e melhora o atendimento às vítimas”, afirmou.
Para Ellen Ferraz, conselheira em seu primeiro mandato, o sistema vai contribuir diretamente para a qualidade do serviço. “Foi um treinamento produtivo. Mesmo sendo nova na função, já percebi as dificuldades enfrentadas pelas colegas. A ferramenta vai facilitar muito a nossa gestão”, concluiu.
Secretaria de Comunicação Social – 18/7/2025
Fotos: Dony Machado/PMC
Veja Também Recentes

Orla do Centro de Caraguatatuba recebe plantio de arvores e mutirão de limpeza em mobilização nacional para COP30
A orla da praia do Centro de Caraguatatuba recebe um plantio de árvores nativas e um mutirão de limpeza, no domingo (21) a partir das 8h30. As ações, que marcam a celebração do Dia da Árvore, 21 de setembro, e do Dia Mundial da Limpeza, 20 de setembro, reforçam o

Hospital Regional abre inscrições para Processo Seletivo na próxima segunda-feira
Quinze cargos na área da saúde e serviços de apoio integram o processo seletivo do Hospital Regional do Litoral Norte “Francine Maia França”, para a formação de cadastro reserva. As inscrições serão realizadas entre os dias 15 e 19 de setembro, exclusivamente por meio de formulário eletrônico, sem cobrança de

Cineclube tem programação especial em outubro na Videoteca Lúcio Braun
O Cineclube, realizado em parceria com o Pontos MIS (projeto do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo), apresenta neste mês uma programação especial na Videoteca Lúcio Braun, no Centro de Caraguatatuba. As sessões são gratuitas, sempre às terças-feiras, às 18h. A seleção dos filmes deste mês foi pensada

Basquete Caraguá conquista vitórias em rodada da Federação Paulista em Taubaté
O sábado (6) foi de conquistas para o time de basquete de Caraguatatuba, que se destacou em mais uma rodada da Federação Paulista, realizada em Taubaté. As equipes sub-13 e sub-16 dominaram as quadras e confirmaram a boa fase do time, com resultados expressivos . No sub-13, Caraguatatuba superou Taubaté

Caraguatatuba realiza Festival Municipal de Skate no domingo (5)
Caraguatatuba se prepara para celebrar a cultura urbana em grande estilo. No próximo domingo (5), a cidade será palco do Festival Municipal de Skate, na Pista de Skate de Caraguatatuba, localizada ao lado da Rua da Família, na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho – na Avenida da Praia. A