Pesquisar No Site
Caraguatatuba classifica dez equipes para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes 2025

Caraguatatuba classifica dez equipes para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes 2025
A Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba foi destaque na fase regional da 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog) – Turma 14, promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e conquistou uma marca inédita – dez equipes, de cinco escolas públicas municipais, foram classificadas para a etapa nacional da competição.

#PraTodosVerem – Alunos soltam ‘foguetes’ de garrafa PET no Campo do Jetuba (Foto: Hugo Labanca/PMC)
O evento será realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí (RJ), e reúne estudantes de todo o Brasil em uma jornada prática e inspiradora sobre ciência, engenharia e tecnologia aeroespacial.
As equipes de Caraguatatuba conquistaram vaga após lançamentos que ultrapassaram os 90 metros, seguindo os critérios técnicos da organização nacional.
Confira os estudantes e professores responsáveis por cada unidade escolar:
Pela EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, sob orientação da professora Andreia Maria da Costa Santos, foram classificadas três equipes, formadas por Gustavo Custodio Onofre, João Lucca Santana Guimarães e Matheus de Almeida Camacho; Alexandre Costa Silva, Beatriz Lis Paduan Rodrigues Silva e Thiago Gonçalves Bonzoni; e ainda Bryan dos Santos Amaral e Ivan de Oliveira Campos.
Na EMEF Profº Luiz Silvar de Prado, a professora Ivanise Aparecida Bruno acompanhou duas equipes, uma composta por Ana Tafty dos Santos Rocha, Edlaine Pereira da Paz e Lawinya de Oliveira Godoy; e a outra por Miguel Machado de Oliveira Rocha, Nicolas Vieira Silva de Moraes e Zaqueu Gabriel Machado Galdino.
A EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, representada pelo professor Bruno Reis Moreira Nacano, teve uma equipe classificada, formada pelas alunas Luana Santos de Paulo e Rayssa da Cruz Porte.
A EMEF Profº Ricardo Luques, com orientação da professora Cintia Fernanda Garcia, teve duas equipes selecionadas. A primeira conta com Isabelle Sayuri Agata de Matos, Miguel Cuba Anacleto e Nicolle Fernandes Brito; e a segunda com Alice Cecilia Ramos e Gustavo Mateus da Silva Santos.
Por fim, a EMEF Profª Edna Ferraz, sob responsabilidade do professor Osias de Barros Anunciação, se destacou com três equipes, uma composta por Lohrena Destro de Oliveira, Miguel Andrade Cazuza dos Santos e Rafaella Silva Rocha; outra por Emilly Vitória Moreira Vasconcelos, Emily Ferreira Dutra e Evelyn Maria Miguel Pereira; e a terceira por Nathan de Moraes, Sâmilly da Silva Souza e Yasmin Olegario de Oliveira.

#PraTodosVerem – Pedro conversou com o prefeito Mateus Silva sobre a carreira e as próximas competições (Foto: Luís Gava/PMC)
Todo o processo contou com o apoio técnico-pedagógico da equipe da Secretaria de Educação, por meio dos educadores Eduardo da Silva Gigliotti e Tâmara de Almeida Alves Pereira, que acompanharam as escolas desde as orientações iniciais até os lançamentos dos foguetes.Parte superior do formulário
Estudante de Caraguatatuba disputa Copa Sudeste de Foguetes
Nos dias 14 e 15 de junho, a cidade de São Carlos será palco da Copa Sudeste de Foguetes, evento que reúne estudantes do ensino fundamental e médio de toda a região em uma celebração da ciência e da engenharia aeroespacial. E Caraguatatuba, com o jovem Pedro Henrique Ferreira Fagundes, de 16 anos, aluno da Escola Colônia dos Pescadores, leva novamente seu talento aos céus.
Com resultados expressivos nos últimos anos, Pedro é destaque nacional no lançamento de foguetes com garrafa PET. Em 2023, conquistou o oitavo lugar na Jornada de Foguetes, no Nível 3 (propulsão por ar comprimido), com um lançamento de 310 metros, e ficou em quinto lugar na Copa Sudeste, com 242 metros.
Já em 2024, competindo no Nível 4 (Propulsão por reação química – bicarbonato + vinagre, por exemplo), alcançou um marco histórico para a cidade – conquistou o primeiro lugar, superando 65 equipes, com um foguete que atingiu 432 metros.
“Se houver oportunidade, pretendo continuar. Mas, se não houver, é bem difícil entrar nesse meio”, contou Fagundes sobre o futuro na área espacial.
“É muito bom representar Caraguatatuba nessas competições, porque tem muitas cidades próximas que costumam ir e ganhar. A última agora foi a Praia Grande, que ficou em terceiro lugar na Jornada de Foguetes do ano passado. Eu fiquei em primeiro. Quando chamaram meu nome lá, foi diferente… Eles estavam acostumados a só anunciar cidades de fora do Litoral Norte, e nunca Caraguá em primeiro. Foi marcante”, disse.

#PraTodosVerem – Jovem foi recebido pela secretária de Educação, Roseli Morilla, na tarde de quarta-feira (11), na Secretaria de Educação (Foto: Luís Gava/PMC)
O jovem foi recebido pela secretária de Educação, Roseli Morilla, na tarde de quarta-feira (11), na Secretaria de Educação. Na sequência, Pedro conversou com o prefeito Mateus Silva.
“Ver um jovem de Caraguatatuba se destacar em um evento de ciência e tecnologia como a Copa Sudeste de Foguetes é motivo de muito orgulho para o nosso município. Isso mostra que estamos no caminho certo ao investir em educação e no potencial dos nossos estudantes”, destacou o prefeito.
“O Pedro tem inspirado nossos estudantes, que também estão se preparando para as competições. Que ele tenha sucesso e consiga bons resultados para Caraguatatuba neste fim de semana”, afirmou a secretária de Educação, Roseli Morilla.
A Copa Sudeste de Foguetes vai além da competição – promove o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia por meio de experiências práticas, palestras e workshops com profissionais da área aeroespacial. É considerada o pontapé inicial da nova era espacial brasileira, e Pedro Henrique já é um dos protagonistas dessa jornada.
Secretaria de Comunicação 12/6/2025
Veja Também Recentes

Guarda Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prendeu na tarde de terça-feira (9/7) um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Nova Caraguá I, região do Pegorelli. A ocorrência foi registrada por volta das 16h40, na Rua Três. De acordo com o boletim, durante patrulhamento da equipe da Inspetoria em

Caraguatatuba recebe 1° Hackathon do Litoral Norte e premia estudantes por soluções tecnológicas para turismo local
Quarenta estudantes do Instituto Federal de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR) concluíram o 1º evento Hackathon do litoral norte paulista, realizado no município entre os dias 5 e 7 de julho. A iniciativa do instituto em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, desafiou os participantes em uma maratona

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência

‘Treinão’ de ciclismo recebe mais de 60 atletas no Porto Novo
A manhã de domingo (27) foi marcada por velocidade, resistência e espírito esportivo em Caraguatatuba, com a realização de um grande ‘treinão’ de ciclismo que reuniu 63 atletas nas categorias Elite, Sport e Feminino. O evento foi realizado na Avenida Dr. Geraldo Nogueira da Silva, no bairro Porto Novo, que

26º Festival do Camarão começa com programação diversificada
Começou oficialmente na quarta-feira (16), o 26ª Festival do Camarão em Caraguatatuba com direito a gastronomia típica, atrações culturais e musicais na Praça da Cultura, no Centro. A programação completa está disponível. O evento é realizado até dia 27 de julho, tem entrada gratuita e funciona diariamente das 12h às