Pesquisar No Site
Programa Melhor em Casa realiza primeiro atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Caraguatatuba

Programa Melhor em Casa realiza primeiro atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Caraguatatuba
O Programa Melhor em Casa deu um passo importante na promoção da saúde pública em Caraguatatuba com a realização do primeiro atendimento odontológico domiciliar na quinta-feira (15).
O atendimento foi realizado pela cirurgiã-dentista Ana Paula Pavarina, na residência de um paciente acamado, com atendimento por mucosite e raspagem periodontal inferior.
A mucosite é uma inflamação dolorosa da mucosa oral, que afeta especialmente pacientes em estado debilitado. Pode causar dores intensas e dificultar a alimentação e a fala.
Já a raspagem periodontal inferior é um procedimento que remove placas bacterianas e tártaro da região subgengival, para tratar inflamações e prevenir infecções mais graves.
Além dos procedimentos clínicos, a profissional conduziu um treinamento prático com os cuidadores para ensinar técnicas eficazes de higiene bucal adaptadas para pacientes acamados. Foram demonstradas abordagens para a escovação, uso de gaze umedecida, aplicação de antissépticos e cuidados com a hidratação da mucosa oral.
Programa Melhor em Casa
O Programa Melhor em Casa oferece atendimento domiciliar a pacientes da rede municipal de saúde de Caraguatatuba, com visitas presenciais e acompanhamento diário por telefone, com intuito de dar continuidade ao cuidado, especialmente para pacientes com mobilidade reduzida ou em recuperação após internação.
A Atenção Domiciliar (AD) inclui ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, integradas à rede pública de saúde (SUS). Pacientes mais estáveis são acompanhados pelas equipes de Saúde da Família, enquanto casos complexos ficam sob responsabilidade das equipes EMAD (médico, enfermeiro, técnico e fisioterapeuta) e EMAP (nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social e terapeuta ocupacional).
O programa não é de livre acesso. O paciente precisa ser encaminhado por hospitais, Unidades de Pronto Atendimentos (UPA) ou Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após a avaliação inicial, se atender aos critérios da Portaria 2.527/2011, o atendimento é iniciado no domicílio.
Secretaria de Comunicação Social – 16/5/2025
Veja Também Recentes

Oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” é destaque nesta semana em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quinta-feira (26/6), às 18h30, no Museu de Arte e Cultura, a oficina literária “A escrita dentro da diversidade sexual” com Nah Garcia, escritora do romance erótico “Lápis Preto, olhos azuis”. Os interessados em participar

Circuito Mares reúne mais de seis mil pessoas em Caraguatatuba com provas inéditas
Caraguatatuba foi sede, no último fim de semana (7 e 8), da 3ª fase do Circuito Mares 2025 – Etapa Éter, na praia da Cocanha. O tradicional festival multiesportivo reuniu provas de águas abertas, aquathlon, corrida rústica, stand-up paddle e paddleboard, e movimentou a cidade com cerca de três mil

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril
O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ‘Francine Maia França’ realizou a primeira cirurgia de videoartroscopia de quadril, um marco importante para a instituição e para a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde da região. De acordo com especialistas, o paciente passa bem e se

Governo Municipal fecha parceria com IFSP para atuação de alunos do curso de Engenharia com a Defesa Civil Municipal
Representantes do IFSP Campus Caraguatatuba e do governo municipal se reuniram para conversar sobre uma parceria entre as duas instituições por meio dos professores e alunos do curso de Engenharia e a Defesa Civil Municipal. Foi feita uma apresentação do Programa de Cartografia Social dos riscos de desastres naturais em

Manifestum Mostra de Danças é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta-feira
A Manifestum Escola de Dança, de Caraguatatuba, realiza nesta sexta-feira (27/6), às 20h, no Teatro Mario Covas, a primeira edição da Manifestum Mostra de Danças. O evento tem como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência artística completa, partindo da concepção coreográfica até a performance no palco. Está prevista a apresentação