Pesquisar No Site
Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5).

Fotos: Divulgação/Fundacc
A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes dos grupos do município proporcionar experiências enriquecedoras e permitiu que todos os participantes e as crianças, ampliassem seus horizontes e vivenciassem novas formas de expressão cultural.
Proposto pela responsável pelo Maracatu Odé da Mata, Gabriela Marotti, a visita contou com apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) por meio do transporte dos grupos e parceria com o museu, obtendo a gratuidade dos ingressos aos fazedores de Cultura.
Segundo a assessora técnico-cultural da Fundacc, Adélia Soares Nunes, a interação foi importante, em especial para a Cia. de Moçambique que conta com grande participação de crianças e adolescentes. Adélia destaca também que, o fomento cultural que se manifesta tanto na visitação aos espaços culturais, como em momentos de lazer e conversas informais, são essenciais para o desenvolvimento social e educativo dos jovens.
“Esses momentos de troca e convivência contribuem significativamente para o fortalecimento do vínculo com a cultura e a comunidade. O intercâmbio não só fortaleceu a conexão entre as tradições culturais e as novas gerações, mas também reafirmou a relevância da cultura popular no processo educativo e de integração social das crianças de nossa cidade”, enfatizou Nunes.
Proposta
Como parte do projeto, também foi proposta a criação de um bloco mirim do Maracatu Odé da Mata, denominado “Odezinho”, com o intuito de envolver ainda mais as crianças nas práticas culturais do grupo. O “Odezinho” será uma ala infantil que permitirá que os pequenos vivenciem o maracatu de maneira divertida e educativa, aprendam sobre suas tradições e participem ativamente das apresentações.
O intercâmbio cultural foi registrado em formato audiovisual, para a criação de um documentário que narra a confecção de adereços e a formação de uma ala infantil nas manifestações culturais. O documentário tem o objetivo de preservar as experiências vividas durante o processo e compartilhar o aprendizado com as futuras gerações, fortalecer a memória coletiva e aproximar os jovens das tradições culturais.
Veja Também Recentes

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no

Caraguatatuba oferece 146 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 146 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (28/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas