Pesquisar No Site
Artista visual de Caraguatatuba expõe no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro
Artista visual de Caraguatatuba expõe no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro
A artista visual Manuela Navas apresenta sua exposição individual no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro. “Tudo é sonho/improviso impermutável e a impossibilidade de ser” até 22 de março. A curadoria é de Carolina Rodrigues e a direção artística de Carla Oliveira.
Em 2025, Manuela realiza um projeto artístico em Caraguatatuba com exposição individual e oficinas, pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de 2024.
Suas obras abordam temas como a experiência de indivíduos afrodiaspóricos, a existência feminina e reflexões sobre maternidade. Por meio de retratos e cenas cotidianas, os trabalhos apresentam um olhar decolonial e afetivo sobre a realidade brasileira.
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro está localizado na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, Galeria A, 3º andar.
Sobre a artista
Nascida em 1996, em Jundiaí/SP, Manuela Navas participa de exposições dentro e fora do Brasil, incluindo “O concreto que evapora” (Bacorejo, RJ, 2022), “Lembranças inventadas” (Monti8, Itália, 2022), “Alguma versão do que aconteceu” (Casa Bicho, RJ, 2022), “Dos Brasis – Arte e pensamento negro” (Sesc Belenzinho, 2023), “Funk: um grito de ousadia e liberdade” (Museu de Arte do Rio, 2023), “ELEMENTS” (UUU Art Collective, NY, 2022) e “Ah eu amo as mulheres brasileiras” (Centro Cultural de São Paulo, 2023).
Em 2022, participou do festival de arte urbana NaLata, pintando uma empena no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Recentemente, integrou a ocupação IBORU (Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador), de Marcelo D2, teve suas obras no cenário da turnê “Zeca Pagodinho, 40 Anos” (2024), colaborou na cenografia do Festival Aliança Global, realizado pelo G20 no Rio de Janeiro (2024) e possui uma pintura como bandeira do Museu de Arte do Rio (2024).
É autora, ao lado de Itamar Vieira Junior (Torto Arado), do livro infantil “Chupim”, assinando as ilustrações.
Fotos: Divulgação
Veja Também Recentes
Caraguatatuba avança à semifinal do Campeonato Joseense de Futsal Feminino com campanha invicta
A equipe feminina de futsal de Caraguatatuba garantiu neste domingo (21) a classificação para a semifinal do Campeonato Joseense 2026. A vitória por 2 a 1 sobre o Girls United, de São José dos Campos, manteve a invencibilidade das caraguatatubenses e assegurou a presença entre as quatro melhores equipes da
Caraguatatuba promove 12ª edição do Navegar Experience com esporte lazer e contato com a natureza neste domingo
A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (28) a 12ª edição do Navegar Experience, iniciativa que oferece gratuitamente atividades esportivas, recreativas e de contemplação da natureza para participantes a partir de 10 anos. A programação convida moradores e visitantes a vivenciarem experiências únicas em diferentes pontos
População pode opinar sobre melhorias na Saúde em Caraguatatuba durante pré-conferências
Moradores e profissionais da área da saúde podem participar das pré-conferências municipais, que já começaram em Caraguatatuba, para discutir propostas de fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Nesta segunda-feira (1º/6), o diálogo será na EMEI/EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, Tinga. Os encontros são abertos à população em geral
Caraguatatuba terá monitoramento cerebral contínuo na única UTI neonatal do Litoral Norte – Casa de Saúde Stella Maris
Uma tecnologia para ampliar o monitoramento de recém-nascidos na UTI Neonatal. Na manhã desta quarta-feira (3), ocorreu a entrega simbólica de um novo sistema de monitoramento contínuo da atividade cerebral para recém-nascidos na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba. A entrega contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba,
Caraguatatuba participa da 10ª Semana Nacional de Arquivos com programação especial
O Arquivo Municipal Arino Santa’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove entre os dias 8 e 12/6 (segunda a sexta-feira) uma extensa programação aberta ao público. Serão realizadas rodas de conversa com convidados especiais, palestra e exibição de filmes, na sede do Arquivo, no Auditório Maristela de Oliveira e na Videoteca
