Pesquisar No Site
Justiça nega mandado de segurança e mantém exoneração da presidente da Fundacc

Justiça nega mandado de segurança e mantém exoneração da presidente da Fundacc
A Justiça negou o pedido de mandado de segurança impetrado pela ex-presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), contra o prefeito do município, Mateus Silva. A decisão foi proferida pelo juiz Walter de Oliveira Junior, da 3ª Vara Cível da Comarca de Caraguatatuba.
A impetrante alegava que sua destituição, realizada no último dia 7, foi arbitrária e ilegal, já que havia sido nomeada para o cargo em março de 2023, com mandato previsto até março de 2025. Ainda em alegação, disse que o cargo não é de livre nomeação e exoneração, pois exige eleição por lista tríplice e possui mandato determinado.
O município, por sua vez, argumentou que a exoneração foi baseada em um relatório da comissão de transição, que apontou irregularidades na gestão da fundação, e que a nomeação para o cargo era de livre provimento, conforme a legislação municipal. O Ministério Público também se manifestou contra o pedido da impetrante.
Na sentença, o juiz ressaltou que cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração, ainda que tenham prazo determinado, e que não há direito líquido e certo a ser protegido por mandado de segurança. A decisão reafirma a prerrogativa do Executivo municipal em nomear e exonerar ocupantes de cargos de confiança.
Com a decisão, a ex-presidente segue afastada da presidência da Fundação e o gestor interino nomeado pelo prefeito, Adba Cuba, continua no cargo.
Conselho Deliberativo
Na última semana, o prefeito Mateus Silva reuniu-se com os membros do Conselho Deliberativo da Fundacc. Foram apresentadas as decisões judiciais e pareceres do Ministério Público que chancelaram o decreto de transição. O prefeito também ouviu as demandas dos conselheiros e participou das discussões em que foram apresentadas sugestões, projetos e programas que possam contribuir para o resgate da Fundação Cultural e o retorno de atividades culturais nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação.
O processo de eleição para a nova presidência segue em curso, conforme a legislação.
Texto:Secretaria de Comunicação
Foto: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas