Pesquisar No Site
Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta
Equipe da Defesa Civil está atenta ao índice pluviométrico no município e preparada em caso de alerta
O acumulado de chuvas, nos últimos três dias em Caraguatatuba, foi de 65 mm. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, capitão Oduvaldo Romano, esse volume não causa preocupação à equipe do setor.

#PraTodosVerem Em torno de uma mesa de trabalho com um computador estão o capitão Romano, coordenador da Defesa Civil, sentado e de pé os agentes Jefferson Andrade e Alves Medeiros, conversando. (Foto Gianni D’Angelo)
O Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) está em vigor desde 1º de dezembro e se estende até o dia 31 de março. Ele ocorre neste período devido às chuvas de verão e tem por objetivo de proteger a população, com a remoção preventiva e temporária de pessoas que ocupam as áreas de risco, antes que escorregamentos atinjam suas moradias.
“O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco de escorregamento e 21 de alagamentos”, explicou Romano.
A Defesa Civil municipal tem cadastrados todos imóveis em área de risco, com nomes dos moradores, números de telefone e um perfil completo do local para avaliação dos riscos, caso haja necessidade de enviar alertas diretamente para essas pessoas ou enviar socorro.
“Os bairros onde há maior probabilidade de acontecer deslizamentos são Jaraguazinho, Olaria, Casa Branca, Morro do Chocolate, Benfica, Rio do Ouro, Alto do Jetuba, Sertão dos Tourinhos e Cocanha. Mas, por enquanto, não saímos do estado de observação. Se o acumulado chegar a 100mm de chuvas, passamos para o estado de atenção, com equipes atuando em campo diariamente”, disse Romano.
A Prefeitura tem um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que são 15 pluviômetros automáticos, instalados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em pontos estratégicos do município.
Esses pluviômetros fornecem informações imediatas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras, o que o órgão planeje suas ações.
Além de avisar pessoalmente as comunidades nas áreas de risco sobre a incidência de chuvas, a Prefeitura conta com o serviço do Canal de Atendimento 156, com mais de 100 mil cadastrados. Quando há previsão de chuvas torrenciais, uma mensagem é enviada em forma de “Push” – mensagem curta que aparece no celular, como uma notificação ou alerta de aplicativo.
“Nossa equipe está a postos, vistoriando diariamente as áreas de risco por escorregamento. Atenda às leituras dos índices pluviométricos pelo Cemaden, aos boletins de previsão do tempo da Casa Militar do governo de São Paulo, às informações da tábua de maré, sobre chuvas de cabeceira e ainda realizando a limpeza e desassoreamento das valas, principalmente da Avenida da Praia” afirmou o coordenador da Defesa Civil.
Participam do PPDC as Secretarias de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão por meio da Defesa Civil; de Serviços Públicos; Comunicação; Desenvolvimento Social e Cidadania; Saúde; Obras Públicas; Urbanismo; Meio Ambiente, Agricultura e Pesca; Administração; Fazenda e Fundo Social de Solidariedade.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Veja Também Recentes
Reunião do Programa APELL define melhorias no site e planejamento de simulado de emergência em Caraguatatuba
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu mais uma reunião do Programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL), na última quarta-feira (8). O encontro reuniu integrantes da Petrobras da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e da Transpetro, além da equipe da Defesa Civil e da
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê promove programação especial com rodas de conversa e exposições
Os visitantes do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê em Caraguatatuba podem aproveitar uma programação especial nas próximas semanas. Com rodas de conversa e diversas exposições abertas ao público, as atividades buscam valorizar a educação ambiental, a cultura caiçara e o protagonismo de iniciativas locais voltadas à preservação da natureza. No
Resultado final da avaliação de títulos de docentes da 2ª chamada do Concurso de 2023 de Caraguatatuba é divulgado
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo complementar da avaliação de títulos de cargos do magistério do Edital 03 do Concurso Público de 2023 do governo municipal de Caraguatatuba na Edição 1.703 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última segunda-feira (6/10) e no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/prefcaraguatatuba/3. A convocação
Sarau do vinil e roda de conversa sobre tradição caiçara são atrações do sábado no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) promove no sábado (18) duas ações artísticas e culturais com entrada gratuita e livre. Além da visita às exposições Memórias Poéticas e Teares: Encontro de Culturas, em cartaz até 15 de novembro, o público pode participar de roda de conversa e
Cineclube exibe longa-metragem brasileiro ‘Baby’ nesta terça na Videoteca Lúcio Braun
O Cineclube Pontos MIS exibe nesta terça-feira (14/10), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o filme ‘Baby’, o segundo longa-metragem do aclamado diretor, Marcelo Caetano. A exibição é gratuita e não é recomendada a menores de 16 anos. O drama foi escolhido para participar da 63ª Semana da
