Pesquisar No Site
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra

Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira.

#PraTodosVerem: Cantor sentado em uma cadeira, em frente ao um microfone (Foto: Nathu Souza/PMC)
O evento começa às 18h e conta com uma programação diversa que reúne o audiovisual, a música e a poesia, promovendo uma noite de celebração do projeto Doc. Baobá, contemplado no EDITAL nº 23/2023 da Lei Paulo Gustavo, que fomenta projetos culturais no setor audiovisual.
O filme, que se passa em Caraguatatuba, retrata uma pequena parte da vida de Macoura, um imigrante senegalês que se estabeleceu na cidade em busca de uma vida melhor para si e sua família. Em cenas que exploram a rotina, as amizades e o trabalho de Macoura, o documentário revela a sua relação com a cidade. Veio para o Brasil por indicação de um primo e escolheu a cidade de Caraguatatuba por afinidade com uma cidade que gosta em seu país natal. As imagens captadas mostram a beleza da cidade, trazendo reflexões sobre como os laços entre os lugares se transformam através de experiências, memórias e sonhos.
A programação cultural inclui a estreia do filme, intervenção poética dos slammers Matheus Silva e Karol Salgado, trazendo voz à cena artística local e ampliando o espaço para reflexões em torno da imigração e da cultura local. Após a exibição do filme, a noite ganha um toque especial com o show do cantor Tyno Val, -que também integra a trilha sonora do filme – cuja música dialoga com o tema do evento, possibilitando um mergulho profundo nas raízes africanas ao cenário brasileiro.
Tyno Val é um cantor e compositor de Afro Jazz, é do Togo, país localizado no oeste da África. Veio para o Brasil com objetivo de plantar seu sonho musical e encantar o mundo com a sua arte inspirada nos ritmos do Zimbábue, sendo um artista sensível e com uma extensa trajetória em território brasileiro já se apresentou em diversas cidades e línguas, como ewe, francês, português, inglês e xona.
O evento é acessível e conta com janela de libras na exibição do filme e intérprete de libras para promover a inclusão de pessoas surdas em todo o evento, com a facilitação através do intérprete Alberth em todo o evento.
O convite é destinado a imigrantes, professores, estudantes, artistas e todas as pessoas interessadas em cinema e cultura de Caraguatatuba. Convidamos todos para mergulhar nessa história, que, por meio das lentes de Alê Gonca e Luis Mioto, traduz sentimentos de saudade e esperança. O mar que separa também é o mar que liga a história e a memória.
Programação Completa
– 18h: Abertura da casa com coquetel
– 18h30: Intervenção poética de MCs da região
– 19h: Exibição do filme Macoura
– 19h30: Show com Tyno Val
Serviço:
Data: Sábado, 23 de novembro de 2024
Horário: Das 18h às 20h40
Local: Auditório Maristela de Oliveira
Endereço: R. Santa Cruz, 396 – Centro, Caraguatatuba – SP, 11660-150
Valor: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Gilda Brasileiro – direção do curta
Rodrigo Pereira – co-direção e produção geral
Luis Mioto – direção de fotografia, filmagens e colorização
Alê Gonca – roteiro e filmagens
Rafael Eduardo Pereira – captação e mixagem de som
Ariela Calanca – edição e montagem
Hilda P. Brasileiro – assistência de direção
Thauany Mesquita – produção executiva e assessoria de imprensa
Tamires de Oliveira e Alessandra Alves – produção local
Tyno Val e Diabira Thiam – trilha sonora
Vanessa Sardi – comunicação
Andreza Silva – administração
Paula Esteves – legendagem em PT e IN
Sabrina Caires – legendagem em libras
Alberth Sousa – intérprete de libras
Karol Salgado e Matheus Silva – poetas convidados
Val Silva – técnico de som
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes