Pesquisar No Site
Procon de Caraguatatuba alerta sobre marcas de azeites de oliva desclassificadas após análise do Mapa

Procon de Caraguatatuba alerta sobre marcas de azeites de oliva desclassificadas após análise do Mapa
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tornou pública a lista com marcas e lotes de azeite de oliva que foram desclassificadas e consideradas impróprias ao consumo após análises do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).

#PraTodosVerem: Mão segura pote de azeite (Divulgação/Mapa)
Com a proximidade das festas de final de ano, o Procon de Caraguatatuba faz um alerta para a população evitar o consumo das marcas de azeites consideradas inadequadas pelos testes do Mapa.
As análises do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária confirmaram 11 produtos impróprios para consumo das marcas Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa, conforme o link https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mapa-divulga-lista-de-marcas-e-lotes-de-azeite-de-oliva-improprios-para-consumo/ListasdeAzeitesImprpriosoutubro2024.pdf.
Além de desclassificados pelo Laboratório, as empresas responsáveis por suas fabricações, envasamentos ou distribuição, estão com os CNPJs baixados na Receita Federal, o que dificulta a responsabilização delas. Ainda desses 11 produtos, as marcas Serrano e Cordilheira foram recentemente proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por se tratarem de produtos fraudados. Outras marcas ainda estão sendo analisadas.
Estabelecimentos comerciais, que ofertam esses produtos desclassificados e procedência duvidosa, estão correndo o risco de serem responsabilizados com base no Decreto Federal 6.268/2007 (Regulamenta a Lei no 9.972, de 25 de maio de 2000, que institui a classificação de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, e dá outras providências), com penas que vão da advertência, multa (de R$ 1 mil a R$ 532,050 mil), suspensão da comercialização do produto; apreensão ou condenação das matérias-primas interdição do estabelecimento até a cassação ou cancelamento do credenciamento ou do registro.
“O Procon desde já orienta evitar a aquisição destes produtos e caso o consumidor verifique a existência deles em algum comércio que visite, deverá fazer a denúncia embasada, podendo ser anônima, no Canal 156 Caraguatatuba”, destacou o superintendente do Procon de Caraguatatuba, João Ricardo do Nascimento Machado.
Para o registro da reclamação, o consumidor também pode comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Engenheiro João Fonseca, 37 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Veja Também Recentes

Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de junho termina dia 31 de julho
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes de julho presencialmente até dia 31 (quinta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro

Governo Municipal convoca candidatos aprovados no concurso de 2007
O Governo Municipal, por determinação judicial, convoca candidatos aprovados no Concurso Público Edital 01/2007 para os cargos de Tecnólogo em Turismo, Sociólogo, Secretário Escolar, Salva-Vidas, Motorista, Jornalista, Instrutor de Fanfarra, Fotógrafo, Cientista Social, Bibliotecário, Auxiliar de Biblioteca, Antropólogo, Administrador, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Contador, Eletricista, Professor

Caraguatatuba oferece 85 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 85 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (21), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Vinte e oito servidores disputam eleição on-line da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba no dia 12 de agosto
A eleição online da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contará com 28 candidatos de diversas secretarias. Os servidores vão eleger 12 representantes da categoria no órgão, seis titulares e seis suplentes. A votação eletrônica será no dia 12

26º Festival do Camarão celebra culinária e cultura caiçara e recebe mais de 40 mil visitantes
Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 26ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba, realizado entre os dias 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura – uma das maiores festividades do município, que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizar as tradições e