Pesquisar No Site

Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística

Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística
Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística

O Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebeu duas novas exposições abertas ao público em sua instalação.

#PraTodosVerem: Mão segura vidro com espécies de crustáceos (Foto: Divulgação/PMC)

Uma delas trata-se da pesquisa que utiliza macroinvertebrados como bioindicadores da qualidade da água do Rio Juqueriquerê. Um projeto desenvolvido pelo graduado em Ciências Biológicas, Rickson Drobinich do Nascimento, e exposto em parceria com o Centro Universitário Módulo.

Em um olhar técnico para a saúde do Rio Juqueriquerê, a ferramenta principal não é a análise química, mas sim o estudo de criaturas aquáticas: os macroinvertebrados.

Essa classe inclui larvas de insetos, crustáceos e outros invertebrados extremamente sensíveis às mudanças no ambiente. Sua presença ou ausência, além da abundância de cada espécie, indica a saúde do ecossistema aquático.

A pesquisa, que já está em fase de apresentação dos resultados, analisou três diferentes pontos ao longo do Rio Juqueriquerê. Os pesquisadores encontraram mais de 2.900 indivíduos pertencentes a 21 famílias, incluindo algumas espécies pouco estudadas.

Exposição de cerâmica

Em outra sala, os visitantes poderão apreciar uma exposição que celebra a biodiversidade em um olhar singular da ceramista Claudia Canova.

Chamada “Entre as cores: da serra ao mar”, a mostra é uma parceria com a Fundacc, que traz à tona a importância dos pequenos seres vivos, muitas vezes ignorados, e a sua relação fundamental com o equilíbrio ecológico.

Com um olhar sensível e técnicas tradicionais, Canova transforma os insetos, como borboletas e besouros, em protagonistas de suas obras. Através de esculturas em cerâmica, a artista mostra a beleza e a fragilidade da vida em seus mínimos detalhes.

A técnica do Engobe, um método ancestral de coloração do barro, utilizado pelos povos originários e aprimorado pela artista desde 2013 em parceria com o Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas, confere um caráter único a cada peça. A queima em Raku, outra técnica tradicional, realça a beleza natural dos materiais e a singularidade da obra.

Ambas as exposições são gratuitas e abertas ao público em geral no Parque Juqueriquerê, que fica localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O local funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba nesta quinta-feira
Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/04/2025
Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/03/2025
Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba

Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2025
Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo

Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/04/2025
Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca

Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/04/2025