Pesquisar No Site
APAE de Caraguatatuba comemora 47 anos reunindo mais de 200 pessoas em cerimônia

APAE de Caraguatatuba comemora 47 anos reunindo mais de 200 pessoas em cerimônia
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba comemorou no último sábado (18/5) 47 anos de existência, com uma cerimônia realizada na sede da entidade.

#PraTodosVerem: Público presente para acompanhar a cerimônia de comemoração pelos 46 anos
Mais de 200 pessoas estiveram presentes, entre elas os secretários dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo; de Educação, Karina Soares; e de Governo Allan Mattos, entre demais lideranças políticas e religiosas.
À frente da cerimônia, esteve a presidente da APAE, Ivone de Souza Miranda, que agradeceu a presença de todos, destacou o trabalho realizado pelos 77 funcionários e falou sobre o importante marco alcançado pela entidade. “O aniversário de 47 anos é importante para todas nós que somos mães. Mas a existência da APAE é uma vitória não só das mães, mas de toda a sociedade pois é uma entidade de todos”.

#PraTodosVerem: Presidente da APAE, Ivone de Souza Miranda, discursa
Os presentes puderam assistir a uma emocionante apresentação dos alunos, que cantaram e dançaram a música “Bênçãos que não têm fim”.
Para o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, a parceria entre Prefeitura e APAE é linda e rende frutos maravilhosos. “É um grande orgulho caminhar ao lado dessa associação tão forte e ativa, que tem uma longa história na transformação e na inclusão de vidas”.
História
A APAE deu início a suas atividades em 16 de maio de 1977 por um grupo da sociedade local e teve como presidente de sua primeira diretoria Dona Fernandina Rosiello, que presidiu a entidade até maio de 1978. Em seguida, tomou posse o médico Dr. João José de Sá Filho.
O município de Caraguatatuba foi o primeiro no Estado a implantar uma legislação própria tornando obrigatório o apoio à educação especial.
Ao longo desses anos, a APAE continua desenvolvendo o que preconiza a sua missão: promoção e articulação de ações de defesa de direitos; prevenção; orientações; prestações de serviços; e apoio a família, direcionado a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A APAE atende pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtornos globais do desenvolvimento a partir dos 6 anos de idade, oferecendo programas socioeducacionais, programas TEA, assim como o programa Centro de Convivência (oficinas). Conta com equipe pedagógica especializada e multidisciplinar, atendendo 160 alunos e usuários com seus 77 funcionários.
Veja Também Recentes

Vinte e sete servidores disputam eleição on-line da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba no dia 12 de agosto
A eleição online da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 contará com 27 candidatos de diversas secretarias. Os servidores vão eleger 12 representantes da categoria no órgão, seis titulares e seis suplentes. A votação eletrônica será no dia 12

Caraguatatuba recebe 5ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis com expectativa de 500 atletas
A Praia da Cocanha e a Arena Nacional, em Caraguatatuba, recebem entre os dias 22 e 24 de agosto, a 5ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis, um dos maiores torneios da modalidade no Litoral Norte. O evento promete reunir mais de 500 atletas de diferentes regiões do estado

Fundacc promove Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista na próxima terça-feira no Polo Cultural do Centro
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima terça-feira (29/7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a Oficina Jornalismo – A Arte da Entrevista com Mônica Souza. A entrada é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. Muitas

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de