Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos

Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença na Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) na segunda-feira (18). O evento foi realizado em São Paulo, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), no Auditório do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA).

#PraTodosVerem: Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Leandro Caetano, e representante Henrique Nicola estão ao lado da Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende (Foto: Divulgação/PMC)
O encontro reuniu diversas autoridades e foi liderado pela Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
A pauta discutida em sessão foi bastante significativa para Caraguatatuba visto que a cidade é representante titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, atuando como representante dos municípios localizados no Litoral Norte e Baixada Santista.
As apresentações, inicialmente previstas na pauta, acabaram se concentrando apenas na abordagem de um dos temas, a desestatização da Sabesp, que tem o objetivo de promover melhorias na empresa e aumentar a eficiência na prestação de serviços relacionados ao saneamento básico. Devido à relevância do tema, a Presidente do CRH, Secretária Natália Resende, sugeriu e o plenário aprovou dedicar mais tempo para as discussões, dúvidas e esclarecimentos.
Antes da apresentação, foram tomadas diversas deliberações. A Deliberação CRH nº 280 aprovou a indicação ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) de empreendimentos de abrangência estadual ou regional para o exercício de 2023, com o objetivo de financiar projetos relacionados aos recursos hídricos.
A Deliberação CRH nº 281 aprovou o Relatório de situação dos recursos hídricos no estado de São Paulo, com base no ano de 2022. Esse relatório tem como finalidade fornecer informações atualizadas sobre a situação dos recursos hídricos no Estado.
Já a Deliberação CRH nº 282 atualizou a programação do CAPACITA-SIGRH, programa de capacitação em gestão de recursos hídricos, referente aos anos de 2023 e 2024. Além disso, essa deliberação apresentou a relação de gastos previstos para o ano de 2023 e a destinação dos recursos financeiros provenientes da 3ª certificação do PROGESTÃO – Ciclo 2, referente ao ano de 2022.
O Secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, que participou do encontro em nome do Prefeito Aguilar Júnior, enfatizou a importância do trabalho executado pela prefeitura nos últimos sete anos. “Graças a esses esforços, Caraguatatuba destaca-se com os melhores índices de qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos na região do Litoral Norte”, explicou.
Os resultados são fruto dos investimentos em obras de infraestrutura urbana e saneamento básico realizados pelo município ao longo dos anos. Essas ações têm aproximado Caraguatatuba da universalização dos serviços para a população.
Outro aspecto muito importante é a dedicação do prefeito Aguilar Júnior em relação às questões de drenagem urbana. A cidade busca se adaptar e se preparar cada vez mais para enfrentar períodos de chuvas intensas e eventos climáticos extremos. Com essa abordagem prioritária, a prefeitura visa garantir a segurança e bem-estar da população.
No âmbito das suas diversas Secretarias municipais, a Prefeitura de Caraguatatuba desenvolve inúmeras ações cujos resultados, de maneira direta ou indireta, alcançam benefícios para a melhoria da qualidade ambiental e, consequentemente, na qualidade dos recursos hídricos no município e região.
Sempre em posição de vanguarda, Caraguatatuba revisou em 2019 o Plano de Saneamento e em 2023 o Plano Diretor, ambos em conformidade ao novo ZEE estadual que expandiu áreas urbanas no município. É a cidade que mais realizou regularizações fundiárias de núcleos urbanos informais, o que reduz significativamente o descarte irregular de esgotos em cursos d’água.
Além disso, possui os melhores índices de saneamento em coleta de esgoto, conforme dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a base de dados que contém informações e indicadores sobre a prestação de serviços de água e esgotos, de manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Veja Também Recentes

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Dupla de Caraguatatuba faz história no Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia no Peru
As atletas Lucília Rosa e Kawane Caldeira, do Centro de Treinamento (CT) Caraguatá, fizeram história no Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, disputado na última semana, no Peru. A dupla ficou entre as 10 melhores da América Sul, um marco para o vôlei de praia paulista. Esta é a primeira

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período