Pesquisar No Site
Equipe de controle de dengue capacita agentes comunitários de saúde para intensificar ações em Caraguatatuba
Equipe de controle de dengue capacita agentes comunitários de saúde para intensificar ações em Caraguatatuba
Para intensificar as ações de controle da dengue em Caraguatatuba, as equipes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses realizam capacitações aos agentes comunitários de saúde, para reforçar a atenção neste problema.

#PraTodosVerem: Coordenador da equipe de controle da dengue fala aos agentes comunitários de saúde dentro de sala (Foto: Divulgação/PMC)
O coordenador das equipes de controle da dengue, Ricardo Fernandes, explica que estão reunindo os agentes comunitários de saúde (ACS) para alertar sobre os valores do último índice de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) e para que intensifiquem as ações de dengue durante as vistorias de rotinas nas residências. “O objetivo é que reforcem aos munícipes as informações sobre a importância da limpeza e eliminação de criadouros”, destacou.
A preocupação é devido ao aumento de casos e do resultado ADL realizada pelos agentes do controle de dengue durante o mês de outubro. O índice obtido foi de 6,4%, considerado a média para o município, colocando a cidade em situação de risco. A atenção vai para região centro-sul que registrou taxa de 9,1%, que compreende os bairros Caputera ao Jardim Aruan.
Confira algumas dicas:
O prato do vaso de planta é um dos principais focos do mosquito. Elimine-o ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre eles para acumular água.
Além disso, é importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente. Os pneus usados devem ser descartados nos Ecopontos. Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais e entregues para Coleta Seletiva, assim como outros resíduos de reciclagem, devem ser mantidos em saco fechado e em local coberto.
Baldes devem ser guardados virados para baixo, assim como garrafas de vidro. Calhas e lajes devem ser verificadas para que não acumulem água. Nos banheiros é importante manter o vaso sanitário e ralo tampados.
Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Caso haja suspeita de focos do mosquito em seu bairro ligue no Disque Dengue, nos telefones (12) 3887-6888 ou 156.
Veja Também Recentes
Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, abre neste sábado (18/10), sua nova exposição ‘Florescer da Primavera 2025’, com peças originais de etnias das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes ao acervo do Espaço. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada
Autoexame e diagnóstico precoce marcam palestra do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba
Além de um café da manhã especial para servidores presentes, o Paço Municipal de Caraguatatuba recebeu uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama na manhã de sexta-feira (17). A ação integrou a Campanha Outubro Rosa e reuniu funcionários das Secretarias de Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos
Peça infantil ‘Quanta coisa o lixo é’ aborda sustentabilidade e preservação do meio ambiente neste sábado
A Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, será o palco da peça infantil ‘Quanta coisa o lixo é’, da Companhia Usfulano, neste sábado (4/10), às 16h. A ação é gratuita. A apresentação tem como proposta discutir questões como “será que tudo o que jogamos fora não
Caraguatatuba celebra 45ª Exposição de Orquídeas com foco na biodiversidade local
A tradicional Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba chega à sua 45ª edição e será realizada neste fim de semana, de 10 a 12 de outubro, na sede da Secretaria de Turismo. O evento é promovido pela Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN) em parceria com o governo municipal de Caraguatatuba,
Inscrições para regente da Banda Municipal Carlos Gomes estão abertas até dia 7
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas até o dia 7 de outubro para execução cultural de Regente-Gestor para conduzir a Banda Municipal Carlos Gomes, conforme o Plano de Trabalho de 2026. O edital e o formulário para inscrição estão disponíveis no link linktr.ee/fundacc. Com carga