Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Saúde para manter certificado de eliminação da transmissão vertical de HIV

Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Saúde para manter certificado de eliminação da transmissão vertical de HIV
Caraguatatuba recebe nesta semana a visita de representantes do Ministério da Saúde para avaliar indicadores e metas para manter a certificação de eliminação da transmissão vertical de HIV e conquistar o Selo Prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de Sífilis.

#PraTodosVerem: Quatro representantes do Ministério da Saúde falam com os profissionais presentes na abertura (Foto: Divulgação/PMC)
A transmissão vertical é quando o bebê é infectado durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação. O certificado de eliminação por HIV ocorre quando as taxas de incidência são menores ou igual a 0,5 caso por mil nascidos. O município está desde 2018 sem registros de transmissão vertical pelo vírus HIV.
Caraguatatuba conquistou em 2022, a certificação por ter alcançado em seu território a eliminação da transmissão vertical de HIV concedida pelo Ministério da Saúde e foi destaque entre 43 municípios com mais de 100 mil habitantes de todo país, sendo o único da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte a alcançar a certificação.
Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (4), na Secretaria de Educação, o secretário de Saúde, Gustavo Boher, destacou que a cidade precisa e está investindo na saúde das crianças. “Voltamos nossa atenção e cuidados para que as crianças nasçam saudáveis. Oferecemos esse amparo e temos uma base de trabalho que é a maternidade, atenção básica, a UAMI e outros setores que investem no futuro”, disse.
A coordenadora da equipe nacional do Ministério da Saúde, Maria da Guia destacou que Caraguatatuba conseguiu desenvolver os projetos e mostrou que tem condições de continuar avançando. “Venceram o HIV e agora têm condições de vencer a Sífilis Congênita e alcançar mais essa certificação para o município. Mas, acima de tudo, toda essa luta, esse desafio que o município tem engajado para reduzir os casos de ambas as doenças, são os objetivos mais importantes que visamos atingir, fazer com que a cidade continue os trabalhos com toda atenção e cuidado, independente da certificação”, afirmou.

#PraTodosVerem: Prefeito fala ao microfone ao lado do secretário e secretária adjunta de saúde (Foto: Divulgação/PMC)
De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o município já é campeão pelos desafios superados desde 2017, devido todo trabalho de cada agente e servidor público. E destaca que mesmo com o crescimento populacional apontado pelo último censo, com aumento de quase 34%, Caraguatatuba se mantém como polo de referência na região. “Quando vemos um programa como este, nos sentimos desafiados a fazer melhor pela população, e vamos buscar manter a nossa certificação”, disse.
Em 2022, Caraguatatuba alcançou o selo bronze de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de Sífilis, onde as taxas de incidência são menores ou iguais a dois casos por mil nascidos. Este ano, o município busca o selo prata que reduz essa taxa.

#PraTodosVerem: Quatro representantes do Ministério da Saúde falam com os profissionais presentes na abertura (Foto: Divulgação/PMC)
Os dados que serão analisados são referentes aos anos de 2020 e 2021, onde o município atingiu 100% dos indicadores, utilizados como parâmetro para receber a certificação e o selo.
A equipe do Ministério da Saúde visitará nesta semana equipamentos de saúde do município como processo de certificação: UAMI, Casa de Saúde Stella Maris, Pró Mulher, laboratórios, Vigilância Epidemiológica e UBS Tinga e Rio do Ouro.
Após a visita, será elaborado relatório com base nas informações coletadas e repassadas à Comissão Nacional, para definir se o município atende aos critérios e será contemplado. Segundo o Ministério da Saúde, o resultado deve ser apresentado ainda neste ano.
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Inscrições para curso de Libras gratuito em Caraguatatuba estão encerradas
Foram encerradas as inscrições do curso gratuito de Libras em Caraguatatuba. Mais de 100 vagas foram preenchidas em pouco mais de cinco dias, segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O curso terá início em maio, com duração de três meses. No segundo semestre,