Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça serviços da Coleta Seletiva e Ecopontos para reaproveitamento de materiais recicláveis

Caraguatatuba reforça serviços da Coleta Seletiva e Ecopontos para reaproveitamento de materiais recicláveis
Hoje, 17 de maio, é lembrado como Dia Mundial da Reciclagem. Em Caraguatatuba, existem dois projetos que beneficiam o meio ambiente, por meio do reaproveitamento de materiais, o Programa da Coleta Seletiva e os Ecopontos. Juntos reaproveitam por mês, aproximadamente 120 toneladas de resíduos.

#PraTodosVerem: Foto aérea do Ecoponto Tinga, onde consta vários containers para descarte de materiais (Foto: Divulgação/PMC)
A Coleta Seletiva possibilita diariamente o recolhimento na porta das residências, conforme a programação de cada bairro. Os itinerários para cada região podem ser acessados aqui.
Já os Ecopontos são instalados em quatro bairros da cidade: Golfinhos, Tinga, Martim de Sá e Massaguaçu. Além dos materiais recicláveis, é possível descartar também pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos de construção civil, podas e que podem ser entregues voluntariamente por munícipes ou catadores. Saiba mais aqui.
Toda reciclagem recolhida beneficia famílias que atuam diariamente nas duas cooperativas cadastradas com a Prefeitura, nos bairros Pegorelli e Ponte Seca. Os cooperados recebem os materiais, fazem a triagem e vendem, como forma de geração de renda.
A reciclagem é tão importante, pois colabora com o meio ambiente, poupa os recursos naturais, reduz a poluição e cria empregos para muitas pessoas.
Adote esta prática em casa. Separe os materiais recicláveis do lixo orgânico. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens e seque antes de depositar nos coletores, assim evitará a atração de insetos. Evite deixar a coleta seletiva em sacos iguais aos da coleta municipal. Dê preferência para caixas de papelão.
Para solicitar que o caminhão da Coleta Seletiva retire materiais em sua casa, faça o pedido pelo Canal 156 ou na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no telefone: 3897-2530.
Veja Também Recentes

Prova de vida dos aposentados e pensionistas do CaraguaPrev aniversariantes de junho termina dia 31 de julho
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) realiza o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes de julho presencialmente até dia 31 (quinta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro

Caraguatatuba oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 111 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Projeto Bendita Fruta promove arraiá julino com diversas atrações neste sábado
O projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente” promove neste sábado (12/7), das 9h às 12h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, o arraiá julino “Festa Caiçara na Roça”, com cultura, leitura e conscientização ambiental em atrações diversas. A entrada é gratuita e a sugestão é que os participantes

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência

Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos