Pesquisar No Site

Caraguatatuba reforça serviços da Coleta Seletiva e Ecopontos para reaproveitamento de materiais recicláveis

Destaques
Caraguatatuba reforça serviços da Coleta Seletiva e Ecopontos para reaproveitamento de materiais recicláveis
Caraguatatuba reforça serviços da Coleta Seletiva e Ecopontos para reaproveitamento de materiais recicláveis

Hoje, 17 de maio, é lembrado como Dia Mundial da Reciclagem. Em Caraguatatuba, existem dois projetos que beneficiam o meio ambiente, por meio do reaproveitamento de materiais, o Programa da Coleta Seletiva e os Ecopontos. Juntos reaproveitam por mês, aproximadamente 120 toneladas de resíduos.

#PraTodosVerem: Foto aérea do Ecoponto Tinga, onde consta vários containers para descarte de materiais (Foto: Divulgação/PMC)

A Coleta Seletiva possibilita diariamente o recolhimento na porta das residências, conforme a programação de cada bairro. Os itinerários para cada região podem ser acessados aqui.

Já os Ecopontos são instalados em quatro bairros da cidade: Golfinhos, Tinga, Martim de Sá e Massaguaçu. Além dos materiais recicláveis, é possível descartar também pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos de construção civil, podas e que podem ser entregues voluntariamente por munícipes ou catadores. Saiba mais aqui.

Toda reciclagem recolhida beneficia famílias que atuam diariamente nas duas cooperativas cadastradas com a Prefeitura, nos bairros Pegorelli e Ponte Seca. Os cooperados recebem os materiais, fazem a triagem e vendem, como forma de geração de renda.

A reciclagem é tão importante, pois colabora com o meio ambiente, poupa os recursos naturais, reduz a poluição e cria empregos para muitas pessoas.

Adote esta prática em casa. Separe os materiais recicláveis do lixo orgânico. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens e seque antes de depositar nos coletores, assim evitará a atração de insetos. Evite deixar a coleta seletiva em sacos iguais aos da coleta municipal. Dê preferência para caixas de papelão.

Para solicitar que o caminhão da Coleta Seletiva retire materiais em sua casa, faça o pedido pelo Canal 156 ou na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no telefone: 3897-2530.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva

No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/04/2025
2º De Ponta a Ponta - Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba

Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 22/04/2025
Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026

Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 29/04/2025
Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária

Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/04/2025
Copa Nova Liga (2)
Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba

Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2025