Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba publica milésima edição do Diário Oficial Eletrônico
Prefeitura de Caraguatatuba publica milésima edição do Diário Oficial Eletrônico
O Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba alcançou a sua 1.000ª Edição nesta quinta-feira (9/3). Os atos oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal e da administração indireta (Fundacc e CaraguaPrev) passaram a ser publicados diariamente em outubro de 2019.
Sob a responsabilidade da Secretaria de Comunicação, o veículo está em consonância com as ações de governo eletrônico que digitalizaram diversos serviços públicos municipais nos últimos anos.
Criado pela Lei nº 2.381, de 11 de dezembro de 2017, a versão eletrônica do jornal entrou em circulação em janeiro de 2018 e era publicada somente às quintas-feiras e extraordinariamente em algumas ocasiões de urgência.
A publicação atende os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP – Brasil (cadeia hierárquica de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão). As edições do Diário Oficial Eletrônico são assinadas digitalmente com base em certificado emitido por autoridade certificadora credenciada.

#PraTodosVerem: Servidor da Secretaria de Comunicação fazendo a diagramação do Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba no computador (Foto: Divulgação/PMC)
O conteúdo envolve leis ordinárias, leis complementares, decretos, resoluções, concursos públicos, processos seletivos, convocações de aprovados em concursos e processos seletivos, editais de chamamentos públicos para as atrações do Calendário de Eventos (Festivais do Camarão Tainha, Jazz & Vinhos, Food Truck, Beer, etc.), eleições dos Conselhos Municipais e outros atos normativos municipais; além de publicações obrigatórias em atendimento à Lei Complementar Federal nº 101 (Lei de Responsabilidade Fiscal), de 4 de maio de 2000, Lei Federal n° 8.666 (Licitações e Contratos), de 21 de junho de 1993, e Lei Federal n° 10.520 (Lei do Pregão), de 17 de julho de 2002, e demais vigentes. Os atos oficiais que não requeiram publicação integral obrigatória, como extratos de abertura de licitação e homologação de pregão, são publicados em resumo, restringindo-se aos elementos necessários a sua identificação.
A assinatura digital das edições é delegada um servidor efetivo. “As secretarias mandam os documentos um dia antes para publicação no Diário Oficial. Aí, eu diagramo as páginas, exporto para o formato PDF (Portable Document Format) e posto no site da Prefeitura ao meio-dia”, explica o servidor encarregado pela editoração do veículo, Neidson Nunes. “Ainda dependendo da urgência de algum ato que não deu tempo para ser publicado na edição do dia, acaba saindo em uma edição extraordinária no mesmo dia”, acrescenta.
De acordo com Nunes, o Diário Oficial Eletrônico serviu de inspiração para periódicos de outros municípios. “Logo no início da migração do diário impresso para o digital, cidades como Ilhabela chegaram a entrar em contato conosco para saber como fazíamos nosso informativo. Fico muito contente por fazer parte desse momento histórico para a comunicação oficial de Caraguatatuba”, comemora.
Para o prefeito Aguilar Junior, autor da proposta, o Diário Oficial Eletrônico gera celeridade, economia, transparência e acesso fácil aos cidadãos e órgãos de controle externo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.
As publicações no Diário Oficial Eletrônico do Município de Caraguatatuba não são onerosas para órgãos e entidades públicas, bem como para entidades de classe, sindicatos, organizações não governamentais de cunho social, e outros com finalidade social, cabendo à responsabilidade pelo conteúdo do material remetido ao Diário Oficial Eletrônico para publicação a quem o produziu. Mais informações no site da Prefeitura de Caraguatatuba.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba premia estudantes por desempenho nos Jogos Escolares e na OBMEP
Estudantes da rede municipal de ensino em Caraguatatuba foram premiados na terça-feira (9), com a entrega de troféus e medalhas dos Jogos Escolares Municipais (JEM) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A premiação ocorreu na sede da Secretaria de Educação e contou com a presença do
Artesanato e cultura local no Empreenda Caraguatatuba 2025
Teve início na última quarta-feira (3/12), na Praça da Cultura, no Centro, o Empreenda Caraguatatuba 2025. Até sábado (6/12), a feira reúne mais de 100 expositores de diversos segmentos, além de contar com a Estação MEI, voltada a microempreendedores individuais, e o espaço Caraguá Delas, dedicado às mulheres empreendedoras. Entre
Prefeitura de Caraguatatuba consolida governança em proteção de dados e avança para fase final de adequação à LGPD
Caraguatatuba deu início, nesta quarta-feira (17), aos trabalhos do Comitê da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), marcando um novo passo no processo de adequação do município à legislação federal que regula o tratamento de dados pessoais no Brasil. A reunião representa o quarto estágio de um total de
Prefeitura de Caraguatatuba executa recapeamento asfáltico de 7 km da malha viária do Perequê-Mirim
A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba segue com o recapeamento asfáltico de sete quilômetros de 24 ruas do bairro Perequê-Mirim, na Região Sul do município. Desde o início de dezembro, a empresa contratada já aplicou concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) nas Ruas Joaquim Antunes da Costa,
Prefeitura de Caraguatatuba divulga Calendário Oficial de 2026 e compensações de jornada de trabalho
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba publicou o Calendário Oficial de 2026 (Calendário Municipal) no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/. (Servidor/Calendário Municipal). Instituído pelo Decreto nº 2/2004, o calendário disciplina o horário de funcionamento das repartições públicas municipais e regulamenta a compensação de jornada diária não trabalhada, com base nos feriados