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Alunos do CIDE Tinga conquistam medalhas em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Matemática

Publicado em: 08/12/2022
Alunos do CIDE Tinga conquistam medalhas em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Matemática
Alunos do CIDE Tinga conquistam medalhas em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Matemática

A equipe gestora da EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho (CIDE Tinga), de Caraguatatuba, realizou uma premiação especial aos alunos que se destacaram na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas do Ensino Fundamental I (Obmep Mirim).

Participaram da 25ª OBA, 280 alunos do 6º ao 9º ano, e da 1ª Obmep Mirim, 110 alunos do 4º e 5º ano, do Cide Tinga.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Gabriela Pancheri Ribeiro, a professora de Ciências Ana Paula Barros de Jesus foi a responsável por levar aos alunos, aulas diferenciadas sobre astronomia e astronáutica e incentivou os estudantes a participarem da competição.

O resultado foi que a aluna do 7º ano, Manuela Marcussi, 13 anos, conquistou medalha de ouro, e a aluna do 9º ano, Yasmin Castilho de Oliveira, 15 anos, medalha de bronze, nessa disputa nacional.

A medalhista de ouro disse que estudou bastante em casa e teve o apoio da professora de Ciências para resolver questões de anos anteriores. “Foi minha primeira participação e fiquei muito feliz com o resultado. Estou muito orgulhosa pela conquista”, declarou Manuela.

A colega que ganhou bronze também competiu pela primeira vez e não esperava a premiação. “Achei a prova difícil, mas no final, deu tudo certo. Achei importante participar dessa olimpíada porque, inclusive, me ajudou a estudar para as provas da escola e a me sair bem, passando de ano sem dificuldades”, avaliou Yasmim.

Já na 1ª Obmep Mirim, 11 alunos receberam certificação de destaque. O aluno do 5º ano, Kalebe da Silva Lima, 11 anos, foi o aluno premiado com medalha de destaque pelo desempenho, na segunda fase da olimpíada de Matemática.

“Fiquei super feliz, porque essa é a primeira vez que ganho um prêmio. Matemática é minha matéria preferida e vou continuar competindo nas próximas”, afirmou Lima.

A coordenadora pedagógica disse que o trabalho voltado à Matemática foi constante desde o início do ano letivo, pois foi a disciplina na qual os alunos apresentaram maior dificuldade na retomada às atividades após a pandemia de Covid-19.

“A escola realizou as aulas de matemática no período do extracurricular (integral), e também formou turmas de recuperação paralela, para sanar as dificuldades. Promover esta premiação para os estudantes é uma forma de valorização do empenho deles e do trabalho desenvolvido pelos professores”, contou Gabriela.

As medalhas da OBA foram enviadas diretamente do Instituto de Física da UERJ. A premiação e ceretificados da Obmep Mirim vieram on-line e foram impressas na escola.

A comemoração feita pela escola foi realizada no auditório e contou com a presença dos alunos das salas dos premiados e de seus familiares para prestigiar essa conquista. “A participação da família é muito importante para a continuidade do processo de aprendizagem dos alunos e o reconhecimento e valorização dos mesmos”, ressaltou Pancheri.

OBA e OBMEP Mirim

A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins e promove a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa dentro da comunidade escolar e junto a astrônomos profissionais e amadores e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Já a 1ª Obmep Mirim A 1ª Olimpíada Mirim foi dirigida aos alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais.

São objetivos da Olimpíada Mirim: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos(as) brasileiros(as) possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

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