Pesquisar No Site
7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne 300 pessoas em Caraguatatuba

7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente reúne 300 pessoas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu na última quinta-feira (1), a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento teve apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior discursa durante Conferência Municipal da Criança e do Adolescente (Foto: Claudio Gomes /PMC)
O encontro, que tem como principal objetivo apresentar e discutir ações efetivas para Crianças e Adolescentes no município, reuniu mais de 300 pessoas no Teatro Mário Covas (TMC), no Indaiá.
Este ano, a conferência teve o tema da “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, salientou na abertura do evento, a oportunidade de discutir, trazer e garantir o direito da criança e do adolescente. “Os conselhos precisam ter a liberdade de trabalhar. Dividir e partilhar a responsabilidade com a Prefeitura, o que venho fazendo desde o inicio da minha gestão. A partir dessa conferência, podemos traçar melhor uma estratégia de ações, conseguindo assim fazer mais e melhor para Caraguatatuba”, disse.
Aguilar Junior relembrou ainda que graças aos projetos do CDMCA e da Prefeitura de Caraguatatuba, o município conquistou do Itaú Social um investimento de R$ 250 mil, para ser usado em ações e trabalhos para garantir o direito da criança e do adolescente. Que somam com os R$ 3 milhões já conquistado pelo Conselho.
As conferências são organizadas pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba (CMDCA) com objetivo de garantir a implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos seus conselhos de direitos.

#PraTodosVerem: Pessoas acompanham Conferência Municipal da Criança e do Adolescente (Foto: Claudio Gomes /PMC)
Cíntia Alves, presidente do CMDCA, explicou os trabalhos até a realização da 7ª Conferência realizada no Teatro Mário Covas. “Promovemos 31 encontros entre pré-conferências e reuniões, além da Conferência Lúdica. Reunimos ao longo do tempo 10 conselhos municipais para debater ações, ideias e possíveis propostas”, disse.
No final do dia, a plenária votou as principais propostas em âmbito municipal, estadual e federal, e todas serão encaminhadas em relatório final ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA).
Além das propostas, foram eleitos ainda 10 delegados titulares e 10 suplentes, que são representantes dos segmentos: Conselheiros de Direitos (2 vagas), Conselheiros Tutelares (3 vagas), Movimentos Sociais (2 vagas), Sistema de Justiça (1 vaga) e Rede de Atendimento (2 vagas).
Confira os delegados titulares eleitos:
Rede de Atendimento
Helena da Silva Resende – Rede de Atendimento
Dorival Cardoso Lima – Rede de Atendimento
Conselheiros de Direitos
Cíntia Aparecida Fernandes Alves
Ceci Oliveira Penteado
Conselho Tutelar
Paula Vanessa Alves Silva Basilio
Rosana Alves Rocha
Rhode Ciumara de Oliveira Pires
Movimentos Sociais
Iara Freire da Costa
Leda Maria Goulart de Oliveira
Sistema de Justiça
Zilda Aparecida de Melo
Veja Também Recentes

Caraguatatuba reforça compromisso com inclusão escolar na abertura do segundo semestre
O Setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com uma reunião geral de boas-vindas e alinhamento, realizada nesta sexta-feira (1º). O encontro reuniu a equipe de especialistas, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais dos Centros de Referência à Inclusão Escolar e

Programa Praia Acessível terá ação diferenciada para adolescentes com transtorno do espectro autista
Adolescentes, entre 13 e 17 anos, com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), terão uma abordagem diferenciada para a prática de atividade física e recreativa dentro do programa Praia Acessível, realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Secretaria de Esportes e Recreação de

Governo de Caraguatatuba amplia parceria com Centro Universitário Módulo para estágio e capacitação de servidores
Estudantes de Caraguatatuba e servidores públicos terão acesso ampliado a estágio curricular obrigatório e à capacitação graças aos aditivos de convênio firmados entre governo municipal e o Centro Universitário Módulo. O encontro para firmar a parceria foi realizado no gabinete do prefeito Mateus Silva na última terça-feira (12), com a

Caraguatatuba promove debate sobre os 20 anos do SUAS em Conferência Municipal
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social começou nesta segunda-feira (7) em Caraguatatuba com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento segue até a tarde de terça-feira (8) A Conferência de Assistência Social é um espaço democrático onde a sociedade civil, usuários da assistência

GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação