Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (23), uma ação para a retomada de uma área pública invadida no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com suspeita de parcelamento irregular de solo.

#PraTodosVerem: Homens removendo pontaletes de arame farpado em área pública invadida e recuperada pela Prefeitura no bairro Barranco Alto (Foto: Divulgação/PMC)
Na ocasião, os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, com a colaboração de funcionários e equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos, removeram o cercamento ilegal do terreno localizado na Avenida Cândida de Souza. Os responsáveis pela invasão ainda não foram identificados pela municipalidade.
O trabalho, que contou com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental (PMA), foi motivado por denúncia feita pela Central de Relacionamento 156, na qual é possível denunciar diversos tipos de irregularidades, inclusive de forma sigilosa, por telefone, site ou aplicativo.
A Prefeitura orienta a população para que procure informações nos órgãos necessários antes de comprar qualquer tipo de terreno ou imóvel.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, “há uma preocupação com invasões dessas áreas, coordenadas por pessoas de má-fé, que acabam enganando o cidadão de bem”.
O ato de invadir e ocupar uma área em Caraguatatuba, sem a devida autorização, é ilegal. No município, o infrator está sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 2.979,70 (718 VRMs) e demais penalidades cabíveis civis e penais, segundo a Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas).

#PraTodosVerem: Terreno coberto por vegetação contendo pontaletes de arame farpado (Foto: Divulgação/PMC)
Balanço
Somente neste ano, a equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo já realizou mais de 100 ações para coibir a ocupação desordenada (invasão) dentro do município. Há casos de áreas de preservação ambiental e permanente.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.
Veja Também Recentes
Encerramento do projeto “Todas por Elas” destaca atendimento de excelência para conquistar clientes
O cliente é a razão da existência do negócio. Clientes satisfeitos agem como promotores de marketing boca a boca, fornecem avaliação que proporcionam a empresa melhorar produtos e serviços, enquanto a insatisfação pode prejudicar a imagem da marca rapidamente. Esse foi o resumo da palestra “Atendimento que conquista clientes”, com
Oficinas do 16º Litoral Encena estão com inscrições abertas
O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba começa nesta sexta-feira (24/10) e promove até o dia 1º/11, uma extensa programação de espetáculos gratuitos em vários locais da cidade, com grupos oriundos de diferentes estados do país. Além de peças teatrais,
Cine Sarau segue na próxima semana com exibição de filmes e roda de conversa sobre Sustentabilidade Marinha e Costeira
Segue na próxima quinta-feira (16/10), às 20h, na Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, o Cine Sarau – projeto que tem como proposta transformar pátios escolares em espaços de aprendizado e engajamento, utilizando a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de saberes e de
Espaço Hartãt realiza imersão cultural com exposição, queima de cerâmica e exibição de documentário em novembro
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, realiza no dia 21 de novembro (sexta-feira), às 10h, a abertura da exposição ‘Cerâmica: Legado Ancestral’, com obras dos ceramistas Carlo Cury, Do Carmo, Dinah Vieira, Máyy Koffler e Rosana Garnier. A entrada é gratuita. A mostra reúne
Mais de dez bairros recebem ações de limpeza e manutenção na segunda quinzena de outubro
A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba entra na segunda quinzena de outubro com os trabalhos descentralizados de manutenção urbana nos bairros do Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Poço da Anta, Morro do Algodão, Jardim Jaqueira, Jaraguazinho, Ponte Seca, Rio do Ouro, Cidade Jardim, Jetuba, Capricórnio II, Massaguaçu