Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (23), uma ação para a retomada de uma área pública invadida no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com suspeita de parcelamento irregular de solo.

#PraTodosVerem: Homens removendo pontaletes de arame farpado em área pública invadida e recuperada pela Prefeitura no bairro Barranco Alto (Foto: Divulgação/PMC)
Na ocasião, os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, com a colaboração de funcionários e equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos, removeram o cercamento ilegal do terreno localizado na Avenida Cândida de Souza. Os responsáveis pela invasão ainda não foram identificados pela municipalidade.
O trabalho, que contou com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental (PMA), foi motivado por denúncia feita pela Central de Relacionamento 156, na qual é possível denunciar diversos tipos de irregularidades, inclusive de forma sigilosa, por telefone, site ou aplicativo.
A Prefeitura orienta a população para que procure informações nos órgãos necessários antes de comprar qualquer tipo de terreno ou imóvel.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, “há uma preocupação com invasões dessas áreas, coordenadas por pessoas de má-fé, que acabam enganando o cidadão de bem”.
O ato de invadir e ocupar uma área em Caraguatatuba, sem a devida autorização, é ilegal. No município, o infrator está sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 2.979,70 (718 VRMs) e demais penalidades cabíveis civis e penais, segundo a Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas).

#PraTodosVerem: Terreno coberto por vegetação contendo pontaletes de arame farpado (Foto: Divulgação/PMC)
Balanço
Somente neste ano, a equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo já realizou mais de 100 ações para coibir a ocupação desordenada (invasão) dentro do município. Há casos de áreas de preservação ambiental e permanente.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.
Veja Também Recentes
Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2008 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O alistamento militar de jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2008 termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar no Exército, Marinha e Aeronáutica
Vagas exclusivas para veículos elétricos na Zona Azul já estão disponíveis em Caraguatatuba
Duas vagas exclusivas para veículos elétricos em área de Zona Azul já estão disponíveis para uso como parte das ações voltadas à modernização da mobilidade urbana e ao incentivo ao uso de meios de transporte sustentáveis. Os pontos foram instalados pela Secretaria de Segurança Urbana e Mobilidade Urbana, na Av.
Caraguatatuba oferta 300 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 300 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (19), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. O candidato pode acessar o
Prefeitura de Caraguatatuba apresenta planejamento de 2026 para RHs das secretarias
Cerca de 30 servidores públicos responsáveis pelos setores de RHs das secretarias municipais da Prefeitura de Caraguatatuba se reuniram na última quinta-feira (15/1), na Secretaria de Educação, no Indaiá. Organizado pela Secretaria de Administração, o encontro tratou de temas relacionados à vida funcional dos cerca de cinco mil servidores públicos
Caraguatatuba mantém ações integradas de assistência à população em situação de rua em 2026
Caraguatatuba garante o acesso da população em situação de rua à rede de serviços públicos por meio da Política de Assistência Social, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As ações têm como foco a garantia de direitos, proteção social e o respeito à dignidade