Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área pública invadida no Barranco Alto
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (23), uma ação para a retomada de uma área pública invadida no bairro Barranco Alto, na região sul do município, com suspeita de parcelamento irregular de solo.

#PraTodosVerem: Homens removendo pontaletes de arame farpado em área pública invadida e recuperada pela Prefeitura no bairro Barranco Alto (Foto: Divulgação/PMC)
Na ocasião, os agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, com a colaboração de funcionários e equipamentos da Secretaria de Serviços Públicos, removeram o cercamento ilegal do terreno localizado na Avenida Cândida de Souza. Os responsáveis pela invasão ainda não foram identificados pela municipalidade.
O trabalho, que contou com apoio da Atividade Delegada da Polícia Militar Ambiental (PMA), foi motivado por denúncia feita pela Central de Relacionamento 156, na qual é possível denunciar diversos tipos de irregularidades, inclusive de forma sigilosa, por telefone, site ou aplicativo.
A Prefeitura orienta a população para que procure informações nos órgãos necessários antes de comprar qualquer tipo de terreno ou imóvel.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, “há uma preocupação com invasões dessas áreas, coordenadas por pessoas de má-fé, que acabam enganando o cidadão de bem”.
O ato de invadir e ocupar uma área em Caraguatatuba, sem a devida autorização, é ilegal. No município, o infrator está sujeito à aplicação de multa no valor de R$ 2.979,70 (718 VRMs) e demais penalidades cabíveis civis e penais, segundo a Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas).

#PraTodosVerem: Terreno coberto por vegetação contendo pontaletes de arame farpado (Foto: Divulgação/PMC)
Balanço
Somente neste ano, a equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria de Urbanismo já realizou mais de 100 ações para coibir a ocupação desordenada (invasão) dentro do município. Há casos de áreas de preservação ambiental e permanente.
Denúncias
O munícipe pode denunciar irregularidades por meio da Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156. A população também pode acionar a Polícia Militar (PM) pelo telefone 190, no caso de flagrante.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba promove última limpeza de praia do ano no Camaroeiro neste domingo
A última ação de limpeza de praia de 2025 em Caraguatatuba está marcada para ocorrer no próximo domingo (14). Com foco na Praia do Camaroeiro, a atividade será realizada das 7h30 às 12h e é aberta a toda a população, sem restrições de idade. A iniciativa integra as ações do
Alunos dos Cursos de Qualificação do Fundo Social de Caraguatatuba recebem certificados em Cerimônia de Formatura
A missão do Fundo Social de Caraguatatuba é a de desenvolver ações que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente, a população em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, vários cursos foram realizados, no decorrer deste ano, para oferecer qualificação profissional para pessoas desempregadas ou que
Inscrições para Concurso de Marchinhas 2026 seguem até dia 11 de janeiro
Até o dia 11 de janeiro, seguem abertas as inscrições para o edital de Premiação Cultural do Concurso de Marchinhas 2026, promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no link https://linktr.ee/fundacc. As marchinhas inscritas de acordo com o edital serão apresentadas
Prefeitura institui Agenda Jovem e assegura políticas públicas para juventude caraguatatubense
A Prefeitura de Caraguatatuba instituiu Agenda Jovem para fomentar políticas públicas para a juventude do município. Assegurada pelo Decreto nº 2.399/2025, o novo programa é fundamentado no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013) e será desenvolvido pelo Gabinete do Prefeito. Pelo Decreto nº 2.399/2025,
Caraguatatuba recebe IV Reunião Ordinária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e aprova deliberações para 2026
A IV Reunião Ordinária de 2025 da Plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), foi realizada na manhã de sexta-feira (12), em Caraguatatuba. A reunião ocorreu na Secretaria de Educação, na Sala Monteiro Lobato. O encontro contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba e presidente do