Pesquisar No Site

Sem registro há três anos, Caraguatatuba pleiteia Selo Ouro de eliminação da transmissão vertical de HIV

Publicado em: 20/10/2022
Sem registro há três anos, Caraguatatuba pleiteia Selo Ouro de eliminação da transmissão vertical de HIV
Sem registro há três anos, Caraguatatuba pleiteia Selo Ouro de eliminação da transmissão vertical de HIV

Caraguatatuba recebe nesta semana a visita de representantes do Ministério da Saúde para avaliar indicadores e metas para certificação da eliminação da transmissão vertical de HIV e conquistar o Selo Ouro de Boas Práticas.

#PraTodosVerem: Autoridades na frente da sala durante apresentações; representante do Ministério da Saúde fala ao microfone (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A transmissão vertical de HIV é quando o bebê é infectado durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação. O selo ouro é concedido ao município com uma taxa de incidência de crianças infectadas pelo HIV menor que um caso por 1.000 nascidos. Caraguatatuba está desde 2019 sem registros de transmissão vertical pelo vírus HIV.

Na quarta-feira (19), na Secretaria de Educação foi realizado encontro com a participação do prefeito Aguilar Junior, que recepcionou a equipe do Ministério da Saúde, coordenada por Maria da Guia, responsável pela validação da eliminação vertical do HIV.

A coordenadora destacou ser um momento importante e que o processo de início para essa solicitação já é uma vitória, pois é algo muito difícil de ser conquistado. “O selo trouxe a possibilidade de mostrar que as ações são realizadas e que o município consegue se desenvolver e se destacar estadualmente”, disse Maria da Guia.

#PraTodosVerem: Prefeito fala ao microfone às autoridades que estão representando Ministério da Saúde (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Para o prefeito Aguilar Junior, este momento é fruto de toda dedicação dos profissionais da saúde, através de uma rede integrada possibilitando entregar serviço público de qualidade para população.

“Destaco que desde 2019, temos o Centro de Referência da Mulher, proporcionado ao público feminino atendimento com mais qualidade. Independente da conquista do selo ouro, o grande prêmio é conseguir vencer esta eliminação e manter este número. Já somos vitoriosos!”, destacou Aguilar Junior.

O encontro contou ainda com o secretário de Saúde, Gustavo Boher; secretária adjunta de saúde, Derci Andolfo; representantes do Grupo de Vigilância de Epidemiológica (GVE) e do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP (CRT) e de equipamentos de saúde do município.

Para conquistar o Selo Ouro, o município deve alcançar todos os indicadores e metas ouro de impacto e processo, como cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal por gestante; gestantes com pelo menos um teste de HIV no pré-natal; gestantes infectadas com HIV em uso de terapia antirretroviral e crianças expostas ao HIV que receberam profilaxia antirretroviral adequada.

Os dados analisados são referentes aos anos de 2019 e 2020 e o município atingiu 100% dos indicadores conforme edital do Ministério da Saúde, utilizados como parâmetro para receber o selo ouro. Nesta quinta-feira (20), a equipe visitará alguns equipamentos de saúde que realizam atendimento com gestantes infectadas pelo vírus.

Após visita, será elaborado relatório com base nas informações coletadas e repassadas à Comissão Nacional, para definir se o município atende aos critérios e será contemplado com o Selo Ouro. Segundo o Ministério da Saúde, o resultado deve ser apresentado ainda neste ano.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba
Reforma Tributária na Construção Civil é tema de palestra na próxima segunda-feira em Caraguatatuba

A “Reforma Tributária na Construção Civil: você está preparado?” é o tema da palestra promovida Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Acomvap), que será realizada na próxima segunda-feira (16) às 14h30 na sala Monteiro Lobato, nas dependências da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, na Avenida Rio de Janeiro, 860

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 10/06/2025
Guarda Civil de Caraguatatuba prende suspeitos por furto tráfico e ato infracional em diversas ocorrências
Guarda Civil de Caraguatatuba prende suspeitos por furto tráfico e ato infracional em diversas ocorrências

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no último fim de semana uma intensa atuação com prisões por furto, tráfico de drogas e apreensão de menores envolvidos com entorpecentes. As ocorrências ocorreram em diferentes bairros da cidade. Suspeito é preso em flagrante por furto no Indaiá No sábado (14),

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/06/2025
Barranco Alto e Sertão dos Tourinhos duelam pela final do Torneio da Cidade de Futebol em Caraguatatuba
Barranco Alto e Sertão dos Tourinhos duelam pela final do Torneio da Cidade de Futebol em Caraguatatuba

Agora é decisão. O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba conheceu os finalistas da competição no domingo (22), após a disputa das semifinais, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). No primeiro jogo do dia, Lion FC e E.C Barranco Alto empataram em 2 a 2. Nos pênaltis, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/06/2025
Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo
Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo

Após a excelente campanha de Caraguatatuba na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), os atletas do município foram recepcionados pelo secretário de Esportes e Recreação Cláudio Longo, e o secretário-adjunto de Esportes e Recreação Rubens Antônio de Castro, na quadra poliesportiva do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 17/06/2025
Mostra de Filmes Caiçaras tem nova edição no próximo domingo
Mostra de Filmes Caiçaras tem nova edição no próximo domingo

Com três projetos audiovisuais gravados em Caraguatatuba com equipe local, a Mostra de Filmes Caiçaras teve início no último dia 22 no Polo Cultural do Travessão e reuniu grande público para assistir a estreia de “Trancistas” e “Corpo Mutável”. A presença do DJ Pippo garantiu muita música e festa no evento. A iniciativa terá continuidade com novas edições nos dias 29 de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/06/2025