Pesquisar No Site
Profissionais de saúde são capacitados com foco em reduzir taxas de sífilis em gestantes

Profissionais de saúde são capacitados com foco em reduzir taxas de sífilis em gestantes
Cerca de 250 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e laboratórios dos municípios do Litoral Norte participaram na última segunda-feira (24) de uma capacitação para otimizar o atendimento às gestantes diagnosticadas com sífilis.

#PraTodosVerem: Pessoas sentadas em sala de reuniões (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto. O tratamento é a penicilina benzatina (benzetacil), que pode ser aplicada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).
O encontro foi organizado pelos Núcleos de Educação Permanente (NEP) dos quatro municípios do Litoral Norte e conduzido pelos técnicos do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, na Secretaria de Educação de Caraguatatuba.
Abordaram o diagnóstico, tratamento e o acompanhamento das gestantes diagnosticadas com sífilis e o tratamento e acompanhamento de crianças expostas à doença ou já diagnosticadas com sífilis. Também foram apresentados os dados epidemiológicos da região.

#PraTodosVerem: Secretária adjunta de saúde fala aos participantes (Foto: Divulgação/PMC)
A partir desse encontro foram criadas estratégias para conhecer o universo de gestantes em cada território; monitorar a realização de pré-natal com busca ativa de faltosas; acompanhar resultados de exames e realizar convocações e o tratamento das gestantes com sífilis; incentivar adesão do pré-natal do homem e caso necessário tratá-lo adequadamente, entre outros.
A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, reafirma que deve ser feito algo para melhorar a situação da sífilis nas quatro cidades. “É uma doença que pode causar aborto ou má formação ao bebê se adquirida durante a gestação e não tratada corretamente. Após esse encontro temos que combater o índice da doença na região e diminuir o número de casos”, destacou.
O diagnóstico é feito com teste rápido disponível em qualquer unidade de saúde do município, com resultado em, no máximo, 30 minutos. A testagem e acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal contribuem para o controle da sífilis congênita.
A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais e com ínguas nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.
Após um período, a ferida desaparece sem deixar cicatriz, dando à pessoa a falsa impressão de estar curada. Se a doença não for tratada, avança no organismo, com surgimento de manchas em várias partes do corpo (inclusive nas palmas das mãos e solas dos pés), queda de cabelos, cegueira, doença do coração, paralisias.
Em caso de sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima: https://tinyurl.com/mrxe47b2.
Veja Também Recentes

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e