Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba segue com ação para coibir furtos de energia elétrica em espaços públicos

Prefeitura de Caraguatatuba segue com ação para coibir furtos de energia elétrica em espaços públicos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos, segue com ações para identificar ligações clandestinas e coibir o furto de energia elétrica em áreas públicas do município.

#PraTodosVerem: Imagem de disjuntores e tomadas instaladas em poste da Praça Antônio Fachini, no bairro Martim de Sá (Foto: Divulgação/PMC)
Nesta quinta-feira (6), o trabalho foi realizado na Praça Antônio Fachini (Praça do Artesão), no bairro Martim de Sá, região central do município. Os serviços envolveram a inspeção de caixas de passagem e outras instalações de energia, como fios de alta tensão desencapados e expostos.
A iniciativa, que teve início no último dia 12 de setembro, tem por objetivo prevenir acidentes com as pessoas que frequentam praças e outros espaços de lazer da cidade, além de evitar quedas de energia e sobrecarga na rede elétrica – prejuízos provocados pelos chamados “gatos”.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a ação objetiva coibir a prática de fraude para que os recursos públicos permaneçam sendo utilizados em benefícios da própria população. “Esse tipo de crime, além de danos econômicos, também representa risco à vida de quem passa por essas áreas”, afirmou.

#PraTodosVerem: Funcionário da Prefeitura de Caraguatatuba realizando serviço de vistoria em poste instalado na Praça Antônio Fachini, no bairro Martim de Sá (Foto: Divulgação/PMC)
O serviço já foi realizado nas praças Cândido Mota, Diógenes Ribeiro de Lima e Ton Ferreira, localizadas no Centro de Caraguatatuba. A Prefeitura ressalta que o furto de energia, assim como o de cabos, é um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e pode ser punido com multa, além de prisão que varia de um a quatro anos de reclusão.
Denúncias de fraude
Para denunciar furto de energia em áreas públicas, o cidadão pode utilizar a Central de Relacionamento 156, pelo site 156.caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo ‘Caraguatatuba 156’ e telefone 156.
A denúncia de instalações clandestinas (ou gatos) em imóveis particulares pode ser feita diretamente à EDP, em diferentes canais de atendimentos disponibilizados pela concessionária no site www.edp.com.br/atendimento/denuncias-de-fraude/.
Veja Também Recentes

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Centro de Convivência da Terceira Idade recebe última pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Caraguatatuba
Com o objetivo de dialogar e encontrar os melhores caminhos para ações públicas para a população idosa, o Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (CCTI), no bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de terça-feira (29), a pré-conferência dos Direitos da Pessoa Idosa realizado pela Secretaria

Inscrições para curso de Libras gratuito em Caraguatatuba estão encerradas
Foram encerradas as inscrições do curso gratuito de Libras em Caraguatatuba. Mais de 100 vagas foram preenchidas em pouco mais de cinco dias, segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O curso terá início em maio, com duração de três meses. No segundo semestre,

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da