Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações do programa ‘Obras Regulares’

Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações do programa ‘Obras Regulares’
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem intensificado as ações para identificar e fiscalizar a existência de construções irregulares no município, como parte do programa ‘Obras Regulares’, criado pela pasta em junho do ano passado.

#PraTodosVerem: Imagem de prédio residencial em fase adiantada de construção (Foto: Divulgação/PMC)
O objetivo da iniciativa é evitar a execução de obras que estejam em desacordo com os requisitos técnicos e legais exigidos, como a necessidade de possuir projeto aprovado e contar com alvará emitido pela administração municipal. Uma força-tarefa, iniciada nesta semana, irá atuar nas três regiões da cidade.
Segundo o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a abordagem das equipes inclui a verificação de documentação e análise do terreno, para saber se a obra está regular e em local adequado para construção. A pena para o desrespeito à legislação pode variar entre multa e embargo pela fiscalização.
“Não justifica iniciar uma construção ou ampliação sem autorização da Prefeitura. O preço da negligência pode ser muito alto, principalmente, quando se coloca em risco a vida das pessoas, seja do trabalhador ou de quem transita perto dessas obras clandestinas”, alertou Cardozo.
Ele comentou ainda sobre a celeridade no atendimento dos pedidos que chegam à Secretaria. “O Setor de Análise e Aprovação de Projetos analisa a documentação e, se estiver correta, a aprovação pode sair em até 10 dias, além de termos bons técnicos que auxiliam em todo o processo”, destacou.

#PraTodosVerem: Imagem de prédio residencial em fase adiantada de construção (Foto: Divulgação/PMC)
Mercado aquecido
Desde o ano passado, a Secretaria de Urbanismo agilizou os processos de aprovação de projetos de obras, reformas, ampliações e regularizações.
Somente em 2022, a Secretaria de Urbanismo já soma mais de 1 mil alvarás emitidos para novas construções, demonstrando o aquecimento e crescimento do setor no município
O Setor de Análise e Aprovação de Projetos possui seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de 10 dias.
Eles chegam a ligar para o profissional e mandar e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que envie todos os documentos corretos, de forma a acelerar a análise.
A Secretaria de Urbanismo fica na Avenida Brasil, 749, no bairro Sumaré, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3886-6060 ou e-mail urbanismo@caraguatatuba.sp.gov.br.
Veja Também Recentes

Foragido por incêndio criminoso é preso pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Um homem procurado pela Justiça pelo crime de incêndio criminoso foi preso pela Guarda Civil Municipal (SP), no bairro Jaraguazinho, em Caraguatatuba (SP). A captura foi realizada durante patrulhamento preventivo na noite de quarta-feira (13). Durante abordagem a um grupo de suspeitos, na Avenida José Benedito de Faria, os agentes

Guarda Civil de Caraguatatuba prende dois homens por tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou a prisão de dois homens suspeitos de tráfico de drogas nesta segunda-feira (11). As ocorrências foram efetuadas durante ações de patrulhamento na região do bairro Casa Branca. Na primeira, registrada no período da tarde, os agentes receberam denúncia de que um homem

Folclore em Festa celebra tradições populares dia 23 em Caraguatatuba
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com o apoio da Comissão Setorial de Folclore e Tradições Populares, realiza no dia 23 de agosto (sábado), a partir das 16h, na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, mais uma edição do tradicional ‘Folclore em Festa’ – celebração às manifestações

Caraguatatuba reforça apoio à Pesca Artesanal em Audiência Pública
Vinte e uma pessoas, entre pescadores e pescadoras da pesca artesanal de Caraguatatuba, participaram da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na última quarta-feira (13). O debate discutiu a adequação da atividade pesqueira artesanal às normas previstas na legislação, e a busca de soluções

Equipe do Programa Inclusão e Movimento ministra capacitação para professores de Educação Física em Caraguatatuba
Como incluir e adaptar os esportes oferecidos pelo governo municipal às pessoas com deficiência do município, esse foi o tema principal da formação do programa Inclusão em Movimento, voltada a 39 professores de Educação Física e 31 formadores esportivos da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba. A capacitação foi