Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba apoia ação de ONG para despoluição do Rio Tabatinga

Prefeitura de Caraguatatuba apoia ação de ONG para despoluição do Rio Tabatinga
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, se reuniu com representantes da ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam), na segunda-feira (24), para firmar parceria em ação ambiental na região norte da cidade.
A reunião abordou o projeto ‘Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde’, uma iniciativa que visa preservar e despoluir o rio desde a nascente até a sua foz entre as praias da Tabatinga e Galhetas.

#PraTodosVerem: Pessoas em pé conversando próximo à uma cabana de madeira no Sítio do Jacu (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Na ocasião, o secretário adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, e representantes do Setor de Projetos Ambientais foram recebidos pelo presidente do Ceepam, Eduardo Leduc.
A conversa teve por objetivo alinhar as propostas do mutirão de limpeza planejado para o dia 19 de novembro, que contará com setores da Prefeitura e apoio de voluntários.
A motivação do projeto se dá pelo fato de que há alguns anos a praia da Tabatinga se mantinha com a bandeira vermelha da Cetesb, que indica poluição por coliformes fecais da água do mar no trecho próximo ao rio.
Hoje, dados do último período de amostragem da qualidade da água pela Cetesb revelam que todas as praias da cidade estão próprias para banho. Por isso, é importante continuar preservando.
Cronograma
O evento será realizado de 8 a 19 de novembro com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde e Educação, além dos institutos Supereco, Argonauta, Associação Caraguatás Ambiental, Sabesp e outros voluntários de empresas parceiras.
Dia 8 – Oficina educacional, “Serra, Terra e Mar”, realizada pelo Instituto Supereco.
Dia 10 – Oficina Educacional “O lixo na casa dos animais marinhos”, realizada pelo Instituto Argonauta.
Dias 12 a 15 – Exposição educativa na praia Tabatinga (Quiosque do Chileno), sobre a poluição do rio e do mar.
Dia 14 – Limpeza de micro lixo liderada por Gigliardi Ferreira, o “Guardião das Costeiras, na costeira da Mococa/Gaivotas, visando a proteção das tartarugas que frequentam o local.
Dia 19 -Exposição educativa na praia e mutirão de limpeza no rio Tabatinga, costeira das Galhetas, praia e bairros da Tabatinga e Galhetas com apoio das entidades e voluntários.
Veja Também Recentes

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Jovens nascidos em 2007 devem se alistar nas Forças Armadas até 30 de junho
O prazo do alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) termina no dia 30 de junho. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2024 (ano-base 2007), é obrigado a se alistar nas