Pesquisar No Site
Cerca de 50 aves reabilitadas são devolvidas à natureza em Caraguatatuba

Cerca de 50 aves reabilitadas são devolvidas à natureza em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba acompanhou a soltura de 50 aves reabilitadas que foram devolvidas à natureza no Sítio do Jacu, na Tabatinga, região norte. O local também funciona como um Centro Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM).

#PraTodosVerem: Agentes da Polícia Militar Ambiental, representantes da Prefeitura e do Centro Ecológico de Proteção Ambiental estão em espaço aberto próximo das caixas com as aves (Foto: Divulgação/Ceepam)
O processo contou com a presença de representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, além da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e de moradores locais.
As aves, vítimas do tráfico ilegal, foram recolhidas durante apreensões da Polícia Militar Ambiental ou entregues voluntariamente. A reabilitação foi realizada no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCaS).
Dados levantados pelo CEEPAM apontam que a cada 10 aves retiradas da natureza, somente uma sobrevive. Isso pode significar que as 50 aves foram libertas, mas é provável que outras 450 morreram durante o tráfico e comércio ilegal.
Após reabilitação, o Sítio do Jacu foi o escolhido para a soltura, pois trata-se de uma área preparada e habilitada para essa devolução. A mata nativa é protegida há mais de 30 anos e diversas árvores frutíferas foram plantadas para garantir a alimentação e adaptação das aves.
Na ocasião, também estiveram presentes dois observadores de aves originários da África do Sul e da Escócia que estão visitando o Litoral Norte, além de agentes da Polícia Militar Ambiental. Os moradores do bairro também foram convidados juntamente com crianças, para acompanhar todo o processo de soltura.
Veja Também Recentes

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.