Pesquisar No Site

Cerca de 50 aves reabilitadas são devolvidas à natureza em Caraguatatuba

Cerca de 50 aves reabilitadas são devolvidas à natureza em Caraguatatuba
Cerca de 50 aves reabilitadas são devolvidas à natureza em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba acompanhou a soltura de 50 aves reabilitadas que foram devolvidas à natureza no Sítio do Jacu, na Tabatinga, região norte. O local também funciona como um Centro Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM).

#PraTodosVerem: Agentes da Polícia Militar Ambiental, representantes da Prefeitura e do Centro Ecológico de Proteção Ambiental estão em espaço aberto próximo das caixas com as aves (Foto: Divulgação/Ceepam)

O processo contou com a presença de representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, além da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e de moradores locais.

As aves, vítimas do tráfico ilegal, foram recolhidas durante apreensões da Polícia Militar Ambiental ou entregues voluntariamente. A reabilitação foi realizada no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCaS).

Dados levantados pelo CEEPAM apontam que a cada 10 aves retiradas da natureza, somente uma sobrevive. Isso pode significar que as 50 aves foram libertas, mas é provável que outras 450 morreram durante o tráfico e comércio ilegal.

Após reabilitação, o Sítio do Jacu foi o escolhido para a soltura, pois trata-se de uma área preparada e habilitada para essa devolução. A mata nativa é protegida há mais de 30 anos e diversas árvores frutíferas foram plantadas para garantir a alimentação e adaptação das aves.

Na ocasião, também estiveram presentes dois observadores de aves originários da África do Sul e da Escócia que estão visitando o Litoral Norte, além de agentes da Polícia Militar Ambiental. Os moradores do bairro também foram convidados juntamente com crianças, para acompanhar todo o processo de soltura.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Sabesp informa mudanças no local e horário de atendimento presencial em Caraguatatuba
Sabesp informa mudanças no local e horário de atendimento presencial em Caraguatatuba

A Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto em Caraguatatuba, informa que a partir desta segunda-feira (11), o atendimento presencial em Caraguatatuba volta a ser realizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, nº 131, no Centro (rua da praia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 11/08/2025
Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana
Dois Velhinhos Pelo Mundo participam da Quarta Literária nesta semana

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta quarta-feira (6/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária. Os convidados deste primeiro encontro são Júlio e Débora D’Zambê, conhecidos como Dois Velhinhos Pelo Mundo. Os multiartistas são professores de arte, músicos, atores e escritores.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Sem categoria Publicado em 05/08/2025
Macc lança “Doe História” para ampliar acervo sobre Escola Adaly Coelho Passos
Macc lança “Doe História” para ampliar acervo sobre Escola Adaly Coelho Passos

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) dá início à campanha “Doe História” para arrecadar fotografias e objetos antigos referentes à antiga Escola Profª Adaly Coelho Passos, prédio onde está instalado desde 2002, o Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. O objetivo é enriquecer o acervo histórico do museu, coletar registros que retratam

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/08/2025
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo Starlight Concert – Especial Músicas Clássicas na próxima quinta-feira (24/7), às 21h. O concerto celebra a trajetória de grandes compositores misturando a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica. Os ingressos custam entre R$

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/07/2025
Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais
Caraguatatuba assina acordo de cooperação com Parceiros da Educação para fortalecer aprendizagem nas escolas municipais

Caraguatatuba oficializa nesta sexta-feira (8), um acordo de cooperação com a organização Parceiros da Educação, dentro do programa Parceiros pela Aprendizagem. A cerimônia será às 9h30, no Teatro Mario Covas, e deve contar com a presença de autoridades municipais e representantes da organização, que incluem o diretor e a gerente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 05/08/2025