Pesquisar No Site
Conseg vai à região norte e discute conceito do programa Vizinhança Solidária

Conseg vai à região norte e discute conceito do programa Vizinhança Solidária
O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) realiza nesta terça-feira (13), a partir das 18h sua 16ª reunião. Desta vez, os conselheiros seguem para a região norte. Na pauta, a apresentação do programa Vizinhança Solidária.

#PraTodosVerem: Arte de modelo de placa aprovada para a Vizinhança Solidária
Dentro da proposta de ser um Conseg itinerante para chegar mais próximo da comunidade, a reunião será na sede da Associação dos Moradores dos Bairros Jetuba, Massaguaçu e Regiões (Ambmar).
O presidente do Conseg, Pedro Hirochi Toyota, explica que os presentes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a proposta da Vizinhança Solidária, programa criado pelo governo do Estado e implantado pela Polícia Militar juntamente com a comunidade.
O Programa Vizinhança Solidária tem se sagrado como uma das mais eficientes ferramentas de Polícia Comunitária voltada para a mobilização social em prol do fortalecimento da Cultura de Paz.
Ele tem como principal objetivo suscitar na sociedade o que é essencial nas relações humanas: a integração entre as pessoas, a preocupação mútua e a sensação de pertencimento, pois ninguém está sozinho.

#PraTodosVerem: Arte
Considerando que não há restrições quanto aos recursos necessários para a implantação da Vizinhança Solidária, entende-se que a aplicação do programa depende da motivação do comandante local e envolvimento da comunidade, exclusivamente.
Como funciona na prática: Com intuito de resgatar a percepção de segurança na sua região, vizinhos (dentre eles um tutor) aproximam-se um dos outros, afastando a indiferença para com o próximo.
O programa é de adesão voluntária, por isso, os interessados devem procurar a Cia PM mais próxima, por meio de CONSEG ou de outra associação.
Na reunião desta terça-feira estão presentes também os membros natos dos Conseg, capitão Eduardo Monteiro de Oliveira, comandante da 2ª Companhia do 20º Batalhão e o delegado titular de Caraguatatuba, Jairo Luiz Pinto Pontes, além de Cláudio Dias, superintendente da futura Guarda Civil Municipal, representando a Prefeitura de Caraguatatuba.
Serviço
16ª Reunião do Conseg Caraguatatuba
Data: 13 de agosto
Horário: 18h
Local: Sede da Associação dos Moradores dos Bairros Jetuba, Massaguaçu e Regiões (Ambmar).
Endereço: Rua Victor Augusto Mesquita, 195, Jardim do Sol/Massaguaçu
Veja Também Recentes

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação