Pesquisar No Site
Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira
Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira
A Cia. Da Dança Nestor Prado, formada por um grupo de 10 mulheres com idades entre 64 e 74 anos, frequentadoras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), preparou a coreografia com elementos do Carimbó (dança típica do Pará), acompanhada da música “Curió do Bico Doce”(Gonzaga Blantez).

#PraTodosVerem: Professor Nestor Prado veste bermuda vermelha e blusa com fundo verde estampada com flores amarelas, usa um chapéu de palha, comanda um grupo de mulheres com vestido com fundo verde com estampa de flores amarelas e barra da saia vermelha. Eles dançam a coreografia do Carimbó, no mirante da Prainha. (Foto: Karina Melo/PMC)
A apresentação será nessa sexta-feira (29), às 19h, durante a Festa Julina da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Ciapi, que começa às 16h. O evento é aberto ao público em geral.
Uma das integrantes da companhia, Maria Aurean Cabral Nanetti, 70 anos, incorporou a dança há cinco anos na sua rotina de cuidados com a saúde física e mental. “Dançar é um exercício completo porque envolve autoestima, trabalha a cognição, entre outros aspectos. Estou com uma grande expectativa para essa apresentação na Festa Julina. Tudo foi feito com muito empenho e carinho”, declarou.
A professora de Educação Física aposentada, Maria Luzia Rosa, 74 anos, também se encontrou na dança que, inclusive, tem sido um suporte importante na recuperação de uma doença grave. “Tive um câncer de mama em 2012 e me recuperei. Mas, ano passado, tive que reiniciar o tratamento. Voltar a dançar é uma motivação para mim”, contou.
A chilena Sônia Elva Gonzzales, 68 anos, disse que fazer parte da Cia. De Dança é a realização de um sonho antigo. “Mudei para o Brasil em 1976, fugindo da ditadura de Augusto Pinochet e sempre adorei dançar. Mas, por vários motivos, não consegui quando jovem. Moro em Caraguatatuba há 20 anos e só agora pude realizar esse desejo aqui no Ciapi. Estou muito feliz”, afirmou.
A festa contará com barraquinhas de comidas típicas das entidades de assistência social aos idosos e PcD: Instituto Pró+Vida, a Apae e Lar São Francisco.
O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que conta com dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência com diversas atividades, entre 8h e 17h, atende aproximadamente 800 pessoas por mês e é administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi.
Carimbó
O carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do Pará, Estado da Região Norte do Brasil, popular entre os nortistas e nordestinos.
Também chamado de Pau e Corda, Samba de Roda do Marajó e Baião Típico de Marajó, a dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios.
A palavra “carimbó” é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”.
O nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos, feito com um tronco escavado e oco.
O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas.
O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.
Serviço
Festa Julina
Data: 29/7
Horário: a partir das 16h
Local: Ciapi/Sepedi
Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira.
Veja Também Recentes
Saiba como funciona a classificação de risco na UPA em Caraguatatuba
A classificação de risco nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) é organizada pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, que indicam a gravidade do quadro clínico, e não a ordem de chegada. O sistema prioriza os casos mais sérios, garantindo atendimento imediato aos pacientes classificados como vermelho, enquanto situações
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Massaguaçu
Um homem foi preso na noite de segunda-feira (26), no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba, por tráfico de drogas. A ação foi realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo na região. Durante a ronda, os agentes identificaram o indivíduo em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, o
Guarda Civil Municipal prende foragido da Justiça por feminicídio em Caraguatatuba
Um homem procurado pela Justiça pelo crime de feminicídio foi preso na tarde de quarta-feira (28), no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. A prisão foi realizada por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Durante patrulhamento de rotina, a equipe recebeu a informação de que o suspeito, acusado de cometer o crime
Prefeitura orienta população a realizar exames próximos à data de retorno médico
A Prefeitura de Caraguatatuba orienta que exames solicitados durante consultas médicas, especialmente os de acompanhamento de doenças crônicas, sejam realizados mais próximos da data marcada para o retorno ao profissional. Quando o exame é feito logo após a consulta e o retorno está agendado para meses depois, pode haver defasagem
Assembleia geral do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba define representantes da sociedade civil
Foram eleitos em assembleia geral na última segunda-feira (26/1), no Auditório Maristela de Oliveira, os membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC), no biênio 2026/2027. A reunião foi aberta ao público e contou com a participação de artistas, produtores e agentes culturais,