Pesquisar No Site

Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira

44102e37-f2cc-4459-b4d8-6d874158f986-150x150-1-150x150-1
Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira

A Cia. Da Dança Nestor Prado, formada por um grupo de 10 mulheres com idades entre 64 e 74 anos, frequentadoras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), preparou a coreografia com elementos do Carimbó (dança típica do Pará), acompanhada da música “Curió do Bico Doce”(Gonzaga Blantez).

#PraTodosVerem: Professor Nestor Prado veste bermuda vermelha e blusa com fundo verde estampada com flores amarelas, usa um chapéu de palha, comanda um grupo de mulheres com vestido com fundo verde com estampa de flores amarelas e barra da saia vermelha. Eles dançam a coreografia do Carimbó, no mirante da Prainha. (Foto: Karina Melo/PMC)

A apresentação será nessa sexta-feira (29), às 19h, durante a Festa Julina da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Ciapi, que começa às 16h. O evento é aberto ao público em geral.

Uma das integrantes da companhia, Maria Aurean Cabral Nanetti, 70 anos, incorporou a dança há cinco anos na sua rotina de cuidados com a saúde física e mental. “Dançar é um exercício completo porque envolve autoestima, trabalha a cognição, entre outros aspectos. Estou com uma grande expectativa para essa apresentação na Festa Julina. Tudo foi feito com muito empenho e carinho”, declarou.

A professora de Educação Física aposentada, Maria Luzia Rosa, 74 anos, também se encontrou na dança que, inclusive, tem sido um suporte importante na recuperação de uma doença grave. “Tive um câncer de mama em 2012 e me recuperei. Mas, ano passado, tive que reiniciar o tratamento. Voltar a dançar é uma motivação para mim”, contou.

A chilena Sônia Elva Gonzzales, 68 anos, disse que fazer parte da Cia. De Dança é a realização de um sonho antigo. “Mudei para o Brasil em 1976, fugindo da ditadura de Augusto Pinochet e sempre adorei dançar. Mas, por vários motivos, não consegui quando jovem. Moro em Caraguatatuba há 20 anos e só agora pude realizar esse desejo aqui no Ciapi. Estou muito feliz”, afirmou.

A festa contará com barraquinhas de comidas típicas das entidades de assistência social aos idosos e PcD: Instituto Pró+Vida, a Apae e Lar São Francisco.

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que conta com dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência com diversas atividades, entre 8h e 17h, atende aproximadamente 800 pessoas por mês e é administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi.

Carimbó

O carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do Pará, Estado da Região Norte do Brasil, popular entre os nortistas e nordestinos.

Também chamado de Pau e Corda, Samba de Roda do Marajó e Baião Típico de Marajó, a dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios.

A palavra “carimbó” é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”.

O nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos, feito com um tronco escavado e oco.

O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas.

O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.

Serviço

Festa Julina

Data: 29/7

Horário: a partir das 16h

Local: Ciapi/Sepedi

Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias
Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias

Caraguatatuba está entre os municípios finalistas do 3º Prêmio AMVALE UNITAU de Gestão Responsável 2026 com quatro projetos desenvolvidos nas áreas de educação, inclusão, turismo e meio ambiente. As iniciativas avançaram para a segunda fase da premiação, que recebeu 322 inscrições de cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 23/09/2026
Astromania leva ciência para a praia em campeonato de foguetes de Caraguatatuba
Astromania leva ciência para a praia em campeonato de foguetes de Caraguatatuba

Garrafas PET, criatividade e conhecimentos aprendidos em sala de aula ganharam os céus da Praia do Aruan durante o 1º Campeonato Municipal de Lançamento de Foguetes – Astromania 2026. A competição, realizada na última semana, reuniu estudantes da rede municipal de ensino em uma experiência que uniu ciência, matemática e

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 23/09/2026
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte

Artistas, coletivos, produtores e agentes culturais do movimento hip-hop já podem participar do projeto Vozes do Litoral, que realiza mapeamento de pessoas e iniciativas que atuam na cena dos quatro municípios do Litoral Norte. As inscrições seguem até o dia 14 de outubro (quarta-feira). A iniciativa tem como objetivo conhecer,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Ingressos à venda para show que reúne tributos ao ABBA e Elvis Presley no Teatro Mario Covas
Ingressos à venda para show que reúne tributos ao ABBA e Elvis Presley no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h, o show “Abba e Elvis Presley” com a banda Los Kalas, da Argentina. Os ingressos custam a partir de R$ 90, com opção de entrada promocional mediante a doação de 1kg de alimento não perecível

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 01/10/2026