Pesquisar No Site

Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira

44102e37-f2cc-4459-b4d8-6d874158f986-150x150-1-150x150-1
Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira

A Cia. Da Dança Nestor Prado, formada por um grupo de 10 mulheres com idades entre 64 e 74 anos, frequentadoras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), preparou a coreografia com elementos do Carimbó (dança típica do Pará), acompanhada da música “Curió do Bico Doce”(Gonzaga Blantez).

#PraTodosVerem: Professor Nestor Prado veste bermuda vermelha e blusa com fundo verde estampada com flores amarelas, usa um chapéu de palha, comanda um grupo de mulheres com vestido com fundo verde com estampa de flores amarelas e barra da saia vermelha. Eles dançam a coreografia do Carimbó, no mirante da Prainha. (Foto: Karina Melo/PMC)

A apresentação será nessa sexta-feira (29), às 19h, durante a Festa Julina da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Ciapi, que começa às 16h. O evento é aberto ao público em geral.

Uma das integrantes da companhia, Maria Aurean Cabral Nanetti, 70 anos, incorporou a dança há cinco anos na sua rotina de cuidados com a saúde física e mental. “Dançar é um exercício completo porque envolve autoestima, trabalha a cognição, entre outros aspectos. Estou com uma grande expectativa para essa apresentação na Festa Julina. Tudo foi feito com muito empenho e carinho”, declarou.

A professora de Educação Física aposentada, Maria Luzia Rosa, 74 anos, também se encontrou na dança que, inclusive, tem sido um suporte importante na recuperação de uma doença grave. “Tive um câncer de mama em 2012 e me recuperei. Mas, ano passado, tive que reiniciar o tratamento. Voltar a dançar é uma motivação para mim”, contou.

A chilena Sônia Elva Gonzzales, 68 anos, disse que fazer parte da Cia. De Dança é a realização de um sonho antigo. “Mudei para o Brasil em 1976, fugindo da ditadura de Augusto Pinochet e sempre adorei dançar. Mas, por vários motivos, não consegui quando jovem. Moro em Caraguatatuba há 20 anos e só agora pude realizar esse desejo aqui no Ciapi. Estou muito feliz”, afirmou.

A festa contará com barraquinhas de comidas típicas das entidades de assistência social aos idosos e PcD: Instituto Pró+Vida, a Apae e Lar São Francisco.

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que conta com dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência com diversas atividades, entre 8h e 17h, atende aproximadamente 800 pessoas por mês e é administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi.

Carimbó

O carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do Pará, Estado da Região Norte do Brasil, popular entre os nortistas e nordestinos.

Também chamado de Pau e Corda, Samba de Roda do Marajó e Baião Típico de Marajó, a dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios.

A palavra “carimbó” é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”.

O nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos, feito com um tronco escavado e oco.

O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas.

O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.

Serviço

Festa Julina

Data: 29/7

Horário: a partir das 16h

Local: Ciapi/Sepedi

Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba conta com 213 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
Caraguatatuba conta com 224 vagas de emprego no PAT nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 224 vagas de emprego nesta segunda-feira (26), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/10/2026
Prefeitura realiza macro limpeza em praias e rios da região norte de Caraguatatuba com mais de 100 trabalhadores envolvidos
Prefeitura realiza macro limpeza em praias e rios da região norte de Caraguatatuba com mais de 100 trabalhadores envolvidos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Limpeza de Praias e Rios, da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), realizou na terça-feira (3) uma operação de macro limpeza em todas as praias e rios da região norte do município. A ação mobilizou mais de 100 pessoas, entre servidores municipais

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 05/11/2026
Vôlei adaptado 58+ feminino de Caraguatatuba garante vaga na semifinal da Super Liga da Melhor Idade
Vôlei adaptado 58+ feminino de Caraguatatuba garante vaga na semifinal da Super Liga da Melhor Idade

A equipe feminina de vôlei adaptado 58+ de Caraguatatuba conquistou uma importante vitória na 8ª etapa do Campeonato da Super Liga da Melhor Idade, realizada na tarde do último sábado (24), no Ginásio de Esportes Juca Moreira, em Pindamonhangaba. As atletas enfrentaram a equipe de São José do Barreiro e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 29/10/2026
Atletismo de Caraguatatuba disputa etapa regional do 4º Pró-Atletismo 2026 em Pindamonhangaba
Atletismo de Caraguatatuba disputa etapa regional do 4º Pró-Atletismo 2026 em Pindamonhangaba

A equipe de atletismo de Caraguatatuba participa, no próximo domingo (8), de mais uma etapa regional do 4º Pró-Atletismo 2026, no município de Pindamonhangaba (SP). A competição é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo e conta com provas de pista e campo. O município será representado por 29

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 06/11/2026