Pesquisar No Site

Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira

44102e37-f2cc-4459-b4d8-6d874158f986-150x150-1-150x150-1
Dança do Carimbó é atração na festa Julina do Ciapi, nesta sexta-feira

A Cia. Da Dança Nestor Prado, formada por um grupo de 10 mulheres com idades entre 64 e 74 anos, frequentadoras do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), preparou a coreografia com elementos do Carimbó (dança típica do Pará), acompanhada da música “Curió do Bico Doce”(Gonzaga Blantez).

#PraTodosVerem: Professor Nestor Prado veste bermuda vermelha e blusa com fundo verde estampada com flores amarelas, usa um chapéu de palha, comanda um grupo de mulheres com vestido com fundo verde com estampa de flores amarelas e barra da saia vermelha. Eles dançam a coreografia do Carimbó, no mirante da Prainha. (Foto: Karina Melo/PMC)

A apresentação será nessa sexta-feira (29), às 19h, durante a Festa Julina da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e Ciapi, que começa às 16h. O evento é aberto ao público em geral.

Uma das integrantes da companhia, Maria Aurean Cabral Nanetti, 70 anos, incorporou a dança há cinco anos na sua rotina de cuidados com a saúde física e mental. “Dançar é um exercício completo porque envolve autoestima, trabalha a cognição, entre outros aspectos. Estou com uma grande expectativa para essa apresentação na Festa Julina. Tudo foi feito com muito empenho e carinho”, declarou.

A professora de Educação Física aposentada, Maria Luzia Rosa, 74 anos, também se encontrou na dança que, inclusive, tem sido um suporte importante na recuperação de uma doença grave. “Tive um câncer de mama em 2012 e me recuperei. Mas, ano passado, tive que reiniciar o tratamento. Voltar a dançar é uma motivação para mim”, contou.

A chilena Sônia Elva Gonzzales, 68 anos, disse que fazer parte da Cia. De Dança é a realização de um sonho antigo. “Mudei para o Brasil em 1976, fugindo da ditadura de Augusto Pinochet e sempre adorei dançar. Mas, por vários motivos, não consegui quando jovem. Moro em Caraguatatuba há 20 anos e só agora pude realizar esse desejo aqui no Ciapi. Estou muito feliz”, afirmou.

A festa contará com barraquinhas de comidas típicas das entidades de assistência social aos idosos e PcD: Instituto Pró+Vida, a Apae e Lar São Francisco.

O Ciapi de Caraguatatuba é um equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, que conta com dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência com diversas atividades, entre 8h e 17h, atende aproximadamente 800 pessoas por mês e é administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, sob supervisão da Sepedi.

Carimbó

O carimbó é uma dança de roda típica do nordeste do Pará, Estado da Região Norte do Brasil, popular entre os nortistas e nordestinos.

Também chamado de Pau e Corda, Samba de Roda do Marajó e Baião Típico de Marajó, a dança do carimbó é realizada em pares e marcada por movimentos giratórios.

A palavra “carimbó” é de origem indígena. Do tupi korimbó (pau que produz som) resulta da junção dos elementos curi, que significa “pau”, e mbó, que significa “furado”.

O nome faz referência ao curimbó, principal instrumento musical utilizado nessa manifestação folclórica. O curimbó é uma espécie de tambor tocado com as mãos, feito com um tronco escavado e oco.

O carimbó do Pará foi trazido ao Brasil pelos escravos africanos. Posteriormente, foram incorporadas influências indígenas e europeias, especialmente ibéricas.

O costume da dança surgiu com o hábito dos agricultores e dos pescadores que, ao fim dos trabalhos diários, dançavam ao ritmo do tambor.

Serviço

Festa Julina

Data: 29/7

Horário: a partir das 16h

Local: Ciapi/Sepedi

Endereço: Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba conquista 28 medalhas no Meeting Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo
Caraguatatuba conquista 28 medalhas no Meeting Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em São Paulo

Os atletas com deficiência de Caraguatatuba, participantes do Programa Inclusão em Movimento, brilharam no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de agosto. O Meeting é um evento esportivo nacional criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 11/08/2026
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13
Caraguatatuba encerra mais uma rodada da Copa América de Voleibol Sub-13

A equipe Sub-13 de vôlei feminino de Caraguatatuba participou, no último sábado (1º), de mais uma rodada da Copa América de Voleibol, disputada em Caçapava. O adversário da vez foi a tradicional equipe de Taubaté. Mesmo com a derrota por 2 sets a 0, as atletas caraguatatubenses demonstraram dedicação, espírito

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/08/2026
Cocanha Open de Beach Tennis espera mais de 300 inscritos neste fim de semana
Cocanha Open de Beach Tennis espera mais de 300 inscritos neste fim de semana

A Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, recebe neste fim de semana, dias 22 e 23 de agosto, a 6ª edição do Cocanha Open de Beach Tennis. A partir das 8h, atletas de diferentes cidades do Estado de São Paulo entram em quadra em busca dos melhores resultados em uma programação

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 20/08/2026
Camila Cardoso leva espetáculo de humor inspirado na rotina hospitalar ao Teatro Mario Covas
Camila Cardoso leva espetáculo de humor inspirado na rotina hospitalar ao Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 13 de agosto (quinta-feira), às 20h, a comédia “Camila Cardoso – A Técnica de Enfermagem”. Os ingressos podem ser adquiridos no link https://tinyurl.com/yzbt9a7s. Estrelado pela humorista Camila Cardoso, profissional da saúde que conquistou o público ao transformar as experiências do cotidiano

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 31/07/2026
População de Caraguatatuba é convidada a escolher nome do mascote da saúde bucal
População de Caraguatatuba é convidada a escolher nome do mascote da saúde bucal

A Prefeitura de Caraguatatuba vai abrir um concurso cultural para definir o nome do mascote oficial das ações de saúde bucal desenvolvidas no município. A iniciativa é coordenada pela Divisão de Gestão da Saúde Odontológica, vinculada à Secretaria de Saúde, e permite a participação de todos os moradores da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/07/2026