Pesquisar No Site
Caraguatatuba oferece república para jovens que saem de casas de acolhimento em serviço pioneiro no Litoral Norte

Caraguatatuba oferece república para jovens que saem de casas de acolhimento em serviço pioneiro no Litoral Norte
Jovens com idade entre 18 e 21 anos, provenientes de casas de acolhimento, encontram nas repúblicas municipais de Caraguatatuba um local onde são acolhidos até terem condições de enfrentar o mundo do lado de fora. O atendimento é pioneiro em todo Litoral Norte.
Em Caraguatatuba, a República Feminina foi criada em 2018 e realizou o atendimento a três jovens meninas. Em março de 2022, Caraguatatuba inaugurou a República Masculina, que já recebe um rapaz.
A assistente social, Márcia Coelho, responsável pelos locais, explica que ao completar 18 anos de idade, muitos desses jovens que passaram a maior parte da infância e da adolescência em instituição de acolhimento por negligencia, violência ou abandono, carregam a esperança de retornarem à família biológica ou sonham em ser adotados por uma nova família.
Entretanto, segundo ela, muitas vezes isso não acontece. “Quando chega sua maioridade, ele tem que deixar a casa de acolhimento, que corresponde, em muitos casos, à sua única referência de família. Mas, no momento de sua saída, não tem para onde ir”.

#PraCegoVer: Cozinha com cor predominante branca tem geladeira, armário embutido e cortinas brancas nas duas janelas (Foto: Luis Gava/PMC)
Neste caso, a assistente social explica que a república é uma opção que possibilita a esse jovem o desenvolvimento de sua independência e habilidade para dar conta das questões da vida cotidiana. No local, com suporte de profissionais especializados, os jovens atendidos são orientados em suas tomadas de decisões em relação ao trabalho, moradia, gerenciamento financeiro, na sua individualidade e particularidades.
Enquanto estão na república, os jovens são auxiliados por um educador social, uma assistente social, uma psicóloga, uma coordenadora assistente social para dar prosseguimento ao trabalho iniciado na casa de acolhimento e até mesmo na conquista de sua autonomia, quando necessário.
“A República ultrapassa a simples ideia de um lugar para viver três anos pós-maioridade. É uma real necessidade para gozo pleno de cidadania para os jovens”, explica Márcia.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Bate-papo sobre exposição e oficina de impressão com pigmentos naturais é destaque no Macc
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), recebe na próxima quinta-feira (8/5), às 14h, palestra e oficina com a fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição. A artista, que está em cartaz no Museu com a exposição “terra terreno

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da