Pesquisar No Site
Caraguatatuba oferece república para jovens que saem de casas de acolhimento em serviço pioneiro no Litoral Norte
Caraguatatuba oferece república para jovens que saem de casas de acolhimento em serviço pioneiro no Litoral Norte
Jovens com idade entre 18 e 21 anos, provenientes de casas de acolhimento, encontram nas repúblicas municipais de Caraguatatuba um local onde são acolhidos até terem condições de enfrentar o mundo do lado de fora. O atendimento é pioneiro em todo Litoral Norte.
Em Caraguatatuba, a República Feminina foi criada em 2018 e realizou o atendimento a três jovens meninas. Em março de 2022, Caraguatatuba inaugurou a República Masculina, que já recebe um rapaz.
A assistente social, Márcia Coelho, responsável pelos locais, explica que ao completar 18 anos de idade, muitos desses jovens que passaram a maior parte da infância e da adolescência em instituição de acolhimento por negligencia, violência ou abandono, carregam a esperança de retornarem à família biológica ou sonham em ser adotados por uma nova família.
Entretanto, segundo ela, muitas vezes isso não acontece. “Quando chega sua maioridade, ele tem que deixar a casa de acolhimento, que corresponde, em muitos casos, à sua única referência de família. Mas, no momento de sua saída, não tem para onde ir”.

#PraCegoVer: Cozinha com cor predominante branca tem geladeira, armário embutido e cortinas brancas nas duas janelas (Foto: Luis Gava/PMC)
Neste caso, a assistente social explica que a república é uma opção que possibilita a esse jovem o desenvolvimento de sua independência e habilidade para dar conta das questões da vida cotidiana. No local, com suporte de profissionais especializados, os jovens atendidos são orientados em suas tomadas de decisões em relação ao trabalho, moradia, gerenciamento financeiro, na sua individualidade e particularidades.
Enquanto estão na república, os jovens são auxiliados por um educador social, uma assistente social, uma psicóloga, uma coordenadora assistente social para dar prosseguimento ao trabalho iniciado na casa de acolhimento e até mesmo na conquista de sua autonomia, quando necessário.
“A República ultrapassa a simples ideia de um lugar para viver três anos pós-maioridade. É uma real necessidade para gozo pleno de cidadania para os jovens”, explica Márcia.
Veja Também Recentes
Palestra Dialogada debate cultura e ações climáticas nesta quarta na Videoteca Lúcio Braun
Segue nesta quarta-feira (19), das 18h às 20h, na Videoteca Lúcio Braun, o ciclo de Palestras Dialogadas: Cultura no Coração da Ação Climática – uma produção do Ponto de Cultura Ali Arte, realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). A iniciativa reconhece a cultura como um direito fundamental
Escola Técnica Estadual abre vagas remanescentes para Curso Técnico em Administração
A Escola Técnica Estadual de Caraguatatuba (ETEC) informa a abertura das vagas remanescentes para o Curso Técnico Modular em Administração, com ingresso direto no segundo módulo a partir de 2026. A oportunidade é destinada a candidatos que já possuem experiência ou cursos na área e desejam dar continuidade à formação
Festival BikeCine exibe filmes com energia sustentável em Caraguatatuba
Já pensou em um cinema totalmente movido a bicicletas? Esta é a proposta do BikeCine – um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Com patrocínio da EDP, Caraguatatuba recebe pela primeira vez o projeto no dia 15/11 (sábado), na Praça
Copa da Criança de Futebol 2025 define campeões das séries Ouro, Prata e Bronze neste fim de semana
A Copa da Criança de Futebol 2025 entra na reta final e movimenta o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) em Caraguatatuba, neste sábado (15) e domingo (16) com uma série de jogos decisivos que vão definir os campeões das séries Ouro, Prata e Bronze em diversas categorias de base.
Palestra de lançamento do Empreenda Caraguá 2025 destaca programas de incentivo do governo estadual aos micro e pequenos empreendedores
Na palestra de lançamento do Empreenda Caraguá 2025, a subsecretária de Empreendedorismo e Produtividade do Estado de São Paulo, Myrian Mara Kosloski Prado, ressaltou que Caraguatatuba é uma cidade com um grande potencial crescimento e que o governo do estado de São Paulo está de portas abertas para auxiliar o