Pesquisar No Site
Com três pontos de vacinação, Caraguatatuba inicia imunização contra Covid-19 em crianças
Com três pontos de vacinação, Caraguatatuba inicia imunização contra Covid-19 em crianças
Pais e responsáveis começaram a levar as crianças para se vacinarem com a primeira dose contra a Covid-19, na manhã desta terça-feira (18).

#PraCegoVer: Os gêmeos Diogo e Diego recebem a vacina contra a Covid-19 juntos dentro da sala de vacinação (Foto: Divulgação/PMC)
Em Caraguatatuba, a vacinação está aberta para os pequenos, com idades entre cinco e 11 anos, com comorbidades ou deficiência. Ao todo, a cidade tem três pontos de vacinação. Para receber o imunizante é preciso estar agendado pelo aplicativo ‘Caraguatatuba 156’.
Entre as crianças, estão os irmãos Rafael de Almeida Nogueira, de nove anos, e Francisco de Paula dos Santos Filho, de sete anos. Ao lado da mãe, Bárbara de Almeida, de 40 anos, os dois se vacinaram no posto de vacinação do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no Jardim Primavera.
Bárbara, que é técnica de enfermagem, explicou que a decisão de vacinar os filhos é baseada na ciência e em pesquisas feitas por ela. “Cientificamente, as vacinas são confiáveis. Além disso, a vacinação é uma maneira de prevenir os casos graves da doença”.

#PraCegoVer: Fantasiada como heroína, criança posa com a carteirinha de vacinação (Foto: Divulgação/PMC)
A vacinação traz saúde para os filhos e dá mais segurança à mãe, isso porque, segundo ela, após inúmeras pesquisas, a efetividade da vacina é ainda maior em crianças com comorbidades e deficiência. Rafael e Francisco possuem o transtorno do espectro autista (TEA), popularmente conhecido como autismo.
Bárbara é Presidente da Associação dos Autistas de Caraguatatuba e quer incentivar outras mães a buscarem a informação, visando o lado científico, para vacinarem seus filhos. “Nós sabemos que a vacina não impede de pegar a doença, mas evita qualquer situação com maior gravidade. Por isso, ela é muito importante”.

#PraCegoVer: Enfermeira aplica vacina contra a Covid-19 em uma criança que está acompanhada do pai (Foto: Luís Gava/PMC)
Para explicar aos filhos que era necessário tomar a vacina, Bárbara contou “uma história social”. Ela garantiu que nunca devemos deixar de contar às crianças o que de fato acontece. “Você pode fazer essa explicação de forma lúdica, através de desenhos, brincadeiras, mostrando de fato o que vai acontecer”, disse.
Já os irmãos, ainda meio receosos por conta da vacina, apenas contaram que estão ansiosos para receber a segunda dose.
Os dois foram vacinados na mesma sala. Nesse momento, Rafael ficou um pouco mais tranquilo do que seu irmão, mas nada que pudesse atrapalhar a aplicação do imunizante.
Além dos irmãos, apenas no período da manhã, mais de 20 crianças já haviam passado pelo CEM e recebido o imunizante contra a Covid-19.
Veja Também Recentes
Mais 29 bolsistas do PEAD são convocados para reforço na limpeza dos bairros de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba chamou 29 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para comparecer até sexta-feira (7/11), das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os
Filme “A Praia do Fim do Mundo” e bate-papo com psicanalista marcam Sessão ExistênciaS nesta sexta na Videoteca Lúcio Braun
O Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (28/11), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, a segunda edição da “Sessão ExistênciaS” com o filme “A Praia do Fim do Mundo”, dirigido por Petrus Cariry. A entrada é gratuita. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc)
Macc retoma ‘Projeto Golfinho de Arte-Educação’ e premia produções dos estudantes
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o Projeto Golfinho de Arte-Educação, criado em meados dos anos 2.000. Revitalizado em 2025, visa preservar e divulgar a história local, promover práticas artísticas, culturais e pedagógicas junto à comunidade escolar do município. Inspirado no golfinho Tião que viveu em
Caraguatatuba leva cinco escolas à etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes e conquista vice-campeonato
Caraguatatuba alcança um marco histórico na educação científica. Até esta quinta-feira (27), estudantes de cinco escolas da rede municipal representam a cidade na 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog), em Barra do Piraí (RJ), após conquistarem resultados expressivos na etapa classificatória. A participação rendeu à cidade o vice-campeonato nacional, conquistado
Encerramento do 9º Festival Curta Caraguá premia talentos estudantis e cineastas da região
Na última sexta-feira (7/11), foi realizado o encerramento do 9º Festival de Cinema “Curta Caraguá” no Teatro Mario Covas. A programação contou com duas cerimônias de premiação, finalizando mais uma edição de sucesso e reforçou o compromisso do município com a promoção da cultura e da educação A primeira cerimônia