Pesquisar No Site
Alunos da rede municipal participam do ‘Natal no Batalhão’ em Caraguatatuba

Alunos da rede municipal participam do ‘Natal no Batalhão’ em Caraguatatuba
Alunos da Emei/Emef João Thimóteo do Rosário, localizada no bairro Cantagalo, viveram um dia pra lá de especial nesta quarta-feira (15). Um grupo de cerca de 60 alunos visitou as instalações do 20º Batalhão da Polícia Militar/Interior (BPM/I) em Caraguatatuba. A atividade chamada ‘Natal no Batalhão’ tem como objetivo aproximar a comunidade da Polícia Militar, e em especial, nesta época do ano, proporcionar aos alunos um dia diferente e inesquecível.

#PraCegoVer: Alunos de Emei/Emef João Thimóteo do Rosário posam para foto durante atividade ‘Natal no Batalhão’, em Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)
Além dos policiais militares, os alunos foram recebidos por representantes do 85º GEMAR – Caraguatá, que interagiram com as crianças realizando atividades escoteiras. Eles receberam informações sobre a importância de ser voluntário do Movimento Escoteiro, a participação ativa como cidadãos na vida comunitária e o quanto podem contribuir para a qualidade de vida coletiva e para o aperfeiçoamento das pessoas.
Durante a visita, além de interagirem com os profissionais de segurança pública e conhecerem as instalações, os alunos alegraram os presentes com duas apresentações de cantigas de Natal, preparadas por professoras da unidade escolar.
Toda essa programação deixou os pequenos com muito apetite e um caprichado lanche foi preparado e servido ao grupo que ainda pode se deliciar com guloseimas como pipoca e algodão doce.

#PraCegoVer: Alunos de Emei/Emef João Thimóteo do Rosário no momento do lanche durante atividade ‘Natal no Batalhão’, em Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)
A visita da turminha também teve seu momento de interação cultural com a apresentação dos artistas locais Nhá Rita, Raissa Pimentinha e Pequeno Valente, que proporcionaram muita alegria e descontração.
O Tenente-Coronel André Luiz Paes, comandante do 20º BPM/I, acompanhou a visita dos alunos em companhia da secretária de Educação, Márcia Paiva. Ele comentou que a data é muito especial para todos, pois marca os 190 anos de existência da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Criada em 15 de dezembro de 1831, a corporação conta com um contingente de aproximadamente 85 mil homens e mulheres. Nos quase dois séculos de existência, a Polícia Militar paulista participou de diversos momentos históricos para o Estado e para o Brasil, empenhada sempre em manter a ordem pública.
A visita foi organizada pelo secretário adjunto de Meio Ambiente, De Paula, integrante da Polícia Militar, que atuou por 15 anos como instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).
Para completar a visita e o dia especial, além de muitas recordações e alegria, os alunos receberam presentinhos de Natal.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, fez questão de comentar sobre a importância da integração da educação com a Polícia Militar. “É um passeio inesquecível para nossos alunos, eles ficam maravilhados com a estrutura da PM. Percebemos isso durante a visita, quando eles fazem perguntas sobre as atividades da rotina policial e também sobre como é ser um policial. Prestam atenção na fala de cada profissional e começam a entender que a Polícia Militar é uma grande corporação, com uma grande estrutura. Isso é muito importante para a vida dos alunos, pois eles passam a ter uma visão mais específica da instituição”, concluiu.
Veja Também Recentes

Membros do Comitê Orçamentário de Caraguatatuba participam de treinamento sobre PPA 2026-2029
A Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Caraguatatuba promoveu um ciclo de treinamentos nos dias 5, 12 e 19 de maio para os membros do Comitê Orçamentário Municipal sobre o desenvolvimento de diagnósticos prévios para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Mais de 30 técnicos do comitê, que reúne

MACC recebe representantes das Comunidades Caiçaras na 23ª Semana Nacional de Museus
Dentro da programação da 23ª Semana Nacional de Museus, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) realizou na última semana, de 12 a 16/5, diversas atividades culturais. O Museu recebeu representantes das Comunidades Caiçaras de Caraguatatuba para rodas de conversa com a população. Participaram Ladsla Coelho Crispim, do

Caraguatatuba recebe etapa do Haka Expedition 2025 com provas de aventura e ação social
A Praia do Centro, em Caraguatatuba, será o cenário da etapa do Haka Expedition 2025, uma das maiores competições de expedição do Brasil. O evento será realizado entre os dias 19 e 22 de junho, e deve reunir atletas nacionais e internacionais para percursos que podem chegar a até 250

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres

Audiências Públicas da Política Nacional Aldir Blanc iniciam na próxima quarta-feira
Na próxima quarta-feira (11/6), às 18h, iniciam as audiências públicas do 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, em Caraguatatuba. O primeiro encontro será realizado no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). No dia 17/6 (terça-feira), a audiência será