Pesquisar No Site
Viveiro Municipal passa por reforma e retoma agendamento para visitantes

Viveiro Municipal passa por reforma e retoma agendamento para visitantes
O Viveiro Municipal, localizado no Jardim Itaúna, região central de Caraguatatuba, foi reformado recentemente espaço e liberou o agendamento para visitantes. O local abriga cerca de 2 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

#PraCegoVer: Foto geral do espaço, mostrando onde tem o abrigo de mudas (Foto: Claudio Gomes/PMC)
O espaço é utilizado para o enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, educação ambiental e de recomposição de matas ciliares.
Interessados em conhecer o espaço podem fazer o agendamento na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, pelo telefone (12) 3897-2530 ou pelo email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br.
O espaço conta com um prédio de aproximadamente 400 m² que possui duas salas com capacidade para 50 pessoas para receber visitas de instituições de ensino e enriquecer a educação ambiental nas escolas.

#PraCegoVer: Horta com pé de alface, entre outros (Foto: Claudio Gomes/PMC)
O Viveiro atende 10 requisitos que caracterizam práticas de sustentabilidade, como rampas e calçadas acessíveis; captação de águas pluviais; conforto térmico através de vegetação; banheiros com critérios de acessibilidade; descarga e torneiras com controle de vazão; paisagismo com espécies nativas; revestimento com cores claras; canteiros de plantas medicinais; janelas, portas e portões largos e pergolado de madeira de eucalipto proveniente de reflorestamento.
As mudas abrigadas no local são entregues pelos munícipes ou empresas à Prefeitura, provenientes de autorizações de supressão de árvores, como forma de compensação ambiental e ficam disponíveis para doação. Interessados podem fazer a solicitação pela Central 156.
No Viveiro podem ser encontradas espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, Içá, entre outras, além de uma horta com pés de alface, pimentão, couve, repolho, cebolinha, cheiro verde e abobrinha.
O Viveiro está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2.500, no Jardim Itaúna.
Veja Também Recentes

Guarda Civil prende motorista embriagado no Centro de Caraguatatuba
Um motorista foi preso em flagrante por dirigir embriagado na região central de Caraguatatuba na noite de quinta-feira (14). A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo. Os agentes flagraram o motorista trafegando em alta velocidade na contramão da Avenida Doutor Arthur da Costa Filho, no

Quarta Literária com autora de ‘O Caiçarinha’ é atração na Biblioteca de Artes
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza na quarta-feira (20/8), às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, um encontro literário com a escritora Beatriz Vaz e o ilustrador Adriano Art. O encontro é gratuito e é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt.

Sabesp informa mudanças no local e horário de atendimento presencial em Caraguatatuba
A Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto em Caraguatatuba, informa que a partir desta segunda-feira (11), o atendimento presencial em Caraguatatuba volta a ser realizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, nº 131, no Centro (rua da praia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Com

Unidade de Tratamento de Gás promove Feira Agroecológica e recebe produtores rurais de Caraguatatuba
Convidados a participar de mais uma feira agroecológica organizada pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), os produtores rurais de Caraguatatuba comercializaram diversos produtos orgânicos na última quarta-feira (23). Os itens oferecidos aos funcionários da unidade são oriundos da agricultura familiar local, cultivados sem o uso de insumos

Autora do livro ‘O Caiçarinha’ participa da Quarta Literária na Biblioteca de Artes
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza no dia 20 de agosto, às 19h, na Biblioteca de Artes Leopoldo Ferreira Louzada, a Quarta Literária com a escritora Beatriz Vaz. O encontro é gratuito e é realizado em parceria com a Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Atuante há mais