Pesquisar No Site
Atividades do programa Professor Alfabetizador de Caraguatatuba são retomadas para 2º semestre letivo

Atividades do programa Professor Alfabetizador de Caraguatatuba são retomadas para 2º semestre letivo
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve continuamente o Programa Professor Alfabetizador com educadores da rede municipal. Atualmente, o programa é realizado com 75 professores do 1º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo promover a formação continuada dos profissionais e assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os sete anos de idade.

#PraCegoVer: Mesa com toalha rosa. Em cima, há pacotes feitos com tecidos coloridos e ao fundo um painel nas cores azul e branco, com o brasão da Prefeitura de Caraguatatuba (Foto: Denis Lavinas/PMC)
Com o início do 2º semestre letivo, a equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação realizou uma atividade diferenciada para marcar a retomada dos encontros de formação. Em esquema de drive-thru e divididos em grupos os alfabetizadores foram recebidos pelos professores formadores, Lindalva e Tiago, que ofertaram um kit de boas-vindas.
Semanalmente, todos os professores alfabetizadores participam de um encontro com carga horária de 3h20, onde são apresentadas novas estratégias e abordagens, além de um espaço para compartilhamento de experiências e boas práticas entre os educadores. Devido à pandemia, os encontros estão acontecendo de forma virtual.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, acompanhou a recepção dos educadores e ressaltou a importância deste trabalho. Ela explicou que o Programa Professor Alfabetizador é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e estabelecida em legislação própria, que entende a importância do processo de alfabetização para a formação do cidadão.
“O trabalho desenvolvido com os professores alfabetizadores busca ampliar os conhecimentos linguísticos para que esses profissionais tenham melhores condições e ferramentas pedagógicas para detectar as dificuldades de seus alunos e realizar um trabalho reflexivo e crítico, com o intuito de que a língua seja vista como um instrumento de inclusão e valorização”, disse.
Outra atividade desenvolvida por esses profissionais da rede municipal de ensino de Caraguatatuba é a recuperação paralela, um projeto de apoio pedagógico complementar voltado a estudantes com baixo rendimento escolar, tendo como objetivo a superação de dificuldades de aprendizagem.
Veja Também Recentes

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

26ª Cerimônia “Barcos ao Mar” reúne comunidade pesqueira e marca início do período da pesca do camarão
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, reuniu a comunidade pesqueira no último domingo (27/4), no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Os pescadores se reuniram para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,