Pesquisar No Site
FUNDACC, Secretaria de Meio Ambiente e E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr. realizam plantio de mudas em comemoração ao Mês do Meio Ambiente
FUNDACC, Secretaria de Meio Ambiente e E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr. realizam plantio de mudas em comemoração ao Mês do Meio Ambiente
Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente e Ecologia, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca e a Escola Estadual Doutor Eduardo Correa da Costa Junior realizará, ao longo do mês de junho, o plantio de mudinhas em três diferentes pontos do município.
O primeiro local que receberá as novas mudinhas é a E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr., no bairro Tinga, seguido pelo Centro Cultural do Poiares e o Centro Cultural João Paulo dos Santos, localizado no bairro Alto do Jetuba.
A ação, que tem como intuito envolver estudantes do ensino médio da rede estadual em atividades ambientais da prefeitura, será feita pelos alunos da escola e da oficina de Hortas Agroecológicas da Fundação.
Segundo a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, “ações como esta são de suma importância para nossa sociedade, pois é dentro da sala de aula e com a conscientização dos mais jovens que a mudança virá. Quero parabenizar a escola pelo incentivo aos alunos e agradecer a todos que estão participando deste projeto”.
Projetos Ambientais da E. E. Dr. Eduardo Correa da Costa Jr.
Desde 2015, a E. E. Dr. Eduardo Correia da Costa Jr. tem realizado ações junto aos alunos no interior e no entorno da escola, com atividades como: hortas comunitárias, arborização e climatização dos ambientes, combate de pragas, ressignificação dos espaços escolares, reciclagem, limpeza adequada, compostagem, estudo do meio (micro e macro), áreas de risco, vulnerabilidade e perigos ambientais.
A escola já participou de exposições fotográficas e visitas monitoradas, desde o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) até visita à área de proteção ambiental do Juquehy; replantio de mudas em área de proteção, construção e confecção de equipamentos caseiros de filtragem e medição de chuva.
“Muitas destas temáticas são trabalhadas nas aulas de eletivas, aulas de biologia, geografia, e práticas experimentais, todas ofertadas pela escola E. E. Integral Dr. Eduardo”, contou o agente de organização e técnico ambiental João Henrique Oliveira.
Em 2019, tais ações culminaram numa importante participação da escola no seminário de Educação para a Redução de Riscos e Desastres (ERRD), promovida pela Defesa Civil Estadual e pelo Consulado do Japão, sediado pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), representado pelo professor e coordenador geral Eduardo Silva Neto.
Em 2020 e 2021, mesmo de forma remota devido à pandemia, algumas ações foram continuadas, como: melhorias dos ambientes da escola, horta e ampliação da parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) em projeto de pré-iniciação científica na temática ERRD.
A escola conta, ainda, com o envolvimento e apoio do diretor Adriano Litério Cáceres, da vice-diretora Silvia Aparecida Fonseca, do coordenador pedagógico Eduardo Silva Neto e do agente de organização e técnico ambiental João Henrique Oliveira.
Veja Também Recentes
Secretaria de Administração de Caraguatatuba publica 26ª convocação do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba chamou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (22, 23 e 24/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.
Caraguatatuba disputa final estadual do JOMI 2025 em São João da Boa Vista com seis modalidades
A delegação de Caraguatatuba embarca rumo a São João da Boa Vista para participar da final estadual dos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2025, entre os dias 23 e 28 de outubro. O município será representado por cerca de 30 integrantes, entre atletas e equipe técnica, nas modalidades de dança
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo
Os jovens integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram de uma atividade formativa na sede do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no bairro Indaiá, na manhã do último sábado (11). O encontro reuniu os dois polos do projeto, nos Ciases Sumaré e Travessão, e teve como
Caraguatatuba inicia projeto de educação em saúde bucal para pessoas com deficiência
Voltado à promoção de práticas adequadas de higiene oral entre usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, a Secretaria de Saúde deu início ao projeto “Educação em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência”. O intuito é realizar palestras educativas destinadas a pais, cuidadores, professores e
Comunidade religiosa de Caraguatatuba participa de roda de conversa sobre violência contra mulher
Uma roda de conversa sobre violência contra a mulher foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Caraguatatuba, na última semana. A ação, que ocorreu na Associação Matinata, entidade ligada à Umbanda, localizada no bairro Cidade Jardim, teve o objetivo de levar o debate sobre a