Pesquisar No Site
Através da produção de máscaras, entidade de Caraguatatuba desenvolve projeto pedagógico e de geração de renda
Através da produção de máscaras, entidade de Caraguatatuba desenvolve projeto pedagógico e de geração de renda
Com os desafios impostos pela pandemia, uma entidade de atendimento a crianças em Caraguatatuba, desenvolveu um projeto de confecção de máscaras, que além da geração de recursos financeiros, foi ampliado às atividades pedagógicas praticadas com as crianças.

#PraCegoVer: Educadora acompanha atividade com duas crianças que estão colorindo máscaras de tecido. Todas estão utilizando máscaras de proteção faciais. (Imagem: Reprodução/PMC)
A Associação de Amparo e Proteção à Crianças e ao Adolescente – Soaproc, é uma entidade filantrópica fundada em 1978, que presta atendimento a crianças, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. Localizada no bairro do Tinga e conhecida como “Creche Santo Antônio”,a entidade também desenvolve projetos socioeducativos e de geração de renda.
Atualmente, atende cerca de 110 crianças, com idades aproximadas de 01 a 03 anos, com salas de Berçário II à Maternal II.
Tradicionalmente, a instituição realizava eventos temáticos durante o ano letivo, como forma de arrecadar fundos complementares. Mas, com a pandemia e a suspensão das atividades presencias, a equipe de educadores se viu diante de um novo desafio: como angariar fundos diante da realidade da pandemia e dos limites impostos?

#PraCegoVer: Em pé, criança posa para foto. Ao lado dela, estão secando ao sol, as máscaras coloridas durante atividade pedagógica. (Imagem: Reprodução/PMC)
Foi então que surgiram ideias que levaram ao desenvolvimento do projeto “Amar é ação – Proteção, arte e segurança”, que produz máscaras de tecido para comercialização e para doação às famílias carentes da comunidade. Desde o início do projeto, com o decreto de quarentena, mais de 3 mil máscaras foram vendidas e 350 foram doadas.
Com o retorno das aulas presencias na rede municipal, ocorrido no último dia 10, a equipe gestora viu no projeto uma forma de inseri-lo às atividades pedagógicas realizadas com as crianças. Assim, diversas máscaras foram produzidas em tecido sem estampas e utilizadas como uma “tela em branco” pelas crianças, que puderam expressar sua criatividade, realizando pinturas alegres e coloridas.
A diretora da Instituição, Sonia Maria, contou que a ideia surgiu de uma experiência familiar, que teve com sua neta, que pedia insistentemente uma máscara branca. A avó não entendia o pedido, pois os tecidos de que dispunha, continham estampas alegres e coloridas. Mas, atendeu ao pedido da neta e surpreendeu-se ao vê-la colorindo e personalizando sua máscara, da maneira como queria: repleta de rosa, sua cor preferida.
Sob o aspecto pedagógico, a coordenadora da unidade, Vanessa Botelho, explicou que além da importância do trabalho lúdico, a ação reafirma com as crianças a importância dos cuidados na prevenção do Coronavírus e, principalmente, do uso da máscara. “Nossas crianças dão exemplo ao utilizarem a máscara corretamente. Através delas, conseguimos conscientizar muitos adultos que ainda não se disciplinaram ao uso correto e frequente desta importante ferramenta de prevenção”, disse.
A creche Santo Antonio continua com a comercialização de máscaras ao custo unitário de R$ 6. Os interessados em adquiri-las podem entrar em contato com a instituição, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, nos telefones (12) 3887-3304 ou (12) 98198-1638.
A secretaria de educação de Caraguatatuba, através do setor de projetos, avalia compartilhar a experiência positiva do projeto desenvolvido pela Soaproc, às demais unidades do município.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Instalação de Drywall, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e socioemocionais relativas à montagem de estruturas de paredes e tetos com sistema
Ceminha compartilha memórias do povo caiçara na Quarta Literária da Kaká nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta semana, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, mais uma edição da ‘Quarta Literária da Kaká’. O encontro será nesta quarta-feira (12/11), às 19h, com a memorialista Iracema Mendes de Souza, popularmente conhecida como Ceminha. A entrada é gratuita. A autora caiçara,
Alunos da rede estadual de Caraguatatuba terão transporte gratuito para Enem 2025
Estudantes do Ensino Médio da rede estadual de Caraguatatuba, devidamente cadastrados e portadores da carteira de passe escolar, contarão com transporte gratuito para participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. De acordo com a Secretaria de Educação, as escolas estão sendo orientadas pela
Atletismo Máster de Caraguatatuba conquista 19 medalhas na V Taça Brasil
A equipe de Atletismo Máster de Caraguatatuba brilhou na V Taça Brasil de Atletismo Máster, realizada em Bragança Paulista (SP), nas instalações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no último final de semana. O grupo caraguatatubense encerrou a competição com 19 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo
Os jovens integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram de uma atividade formativa na sede do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no bairro Indaiá, na manhã do último sábado (11). O encontro reuniu os dois polos do projeto, nos Ciases Sumaré e Travessão, e teve como