Pesquisar No Site
Pesquisa aponta que 74,65% dos moradores acreditam que turismo beneficia economia de Caraguatatuba

Pesquisa aponta que 74,65% dos moradores acreditam que turismo beneficia economia de Caraguatatuba
A Pesquisa de Percepção do Turismo, feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo do Estado, aponta que moradores de Caraguatatuba entendem como bom o turismo no município.

#PraCegoVer: Por do sol visto do Mirante do Camaroeiro, mais novo ponto turístico de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
A enquete foi feita entre o final de novembro o início de janeiro quando foram preenchidos 212 formulários on-line. Segundo o Estado, o mínimo necessário para a pesquisa era de 190 respostas.
Pelo perfil dos participantes, 54,50% das respostas foram de mulheres, nas faixas etárias de 40 a 49 anos (30,52%) e 30 a 39 (27,70%), 33,80% informaram ter superior completo, 31,92% têm renda familiar de até três salários mínimos e 25,35% trabalham diretamente com turismo.
Em relação à avaliação do setor, 63,03% informaram que o turismo é bom para a cidade e 53,05% ressaltaram que é bom para os moradores, inclusive em relação a economia e a geração de empregos.
Já nos itens que avaliam o impacto do turismo na cidade, 74,65% acreditam que o turismo beneficia a economia local, 13,74% acreditam que a presença de visitantes não prejudica a utilização das atrações pelos moradores, 5,63% não veem impacto negativo nos recursos naturais, 15,57% não acreditam que o setor dificulte ou impacte na busca por moradia e 33,33% acreditam que o turismo ajuda a preservar a cultura.
Com relação à expectativa para os próximos dez anos, 40,57% dos moradores esperam que a cidade receba mais visitantes.
“Os moradores são impactados diretamente pelas atividades turísticas”, lembrou o secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. “E por isso suas opiniões são fundamentais para o desenvolvimento do setor”.
Na avaliação da secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, a pesquisa mostra que a população tem a percepção da importância do turismo enquanto atividade econômica, mas não se sente confortável com os impactos que esse aumento populacional temporário gera. “O que nos aponta uma necessidade de avaliação de ações corretivas principalmente nas questões de mobilidade urbana, meio ambiente e qualidade de vida”.
Ainda conforme ela, “a pesquisa é importante para nos apontar esse sentimento do morador para que possamos alinhar nossas políticas públicas no sentido de resolver essas questões e fazer com que o turismo desenvolva papel importante não apenas no desenvolvimento econômico, mas, principalmente no desenvolvimento social, gerando qualidade de vida para quem aqui vive”.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, ressalta que o turismo será importante para a retomada econômica da cidade. “A pandemia colocou à prova o empresariado local e, por isso, juntos, vamos nos reinventar. Seja na realização de eventos, quando permitidos, na baixa temporada. Além disso, estamos promovendo melhorias nos equipamentos turísticos, como o Complexo Turístico do Camaroeiro, a revitalização das trilhas do Jacaré e Pedra da Freira, bem como melhorias nas Praças de Artesanato (Diógenes Ribeiro e Antônio Fachinni) do Centro e da Martim de Sá. São importantes estruturas que também atraem turistas”, cita.
Veja Também Recentes

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e

Caraguatatuba oferece 146 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 146 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (28/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor