Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba reforça ações de abordagem à população em situação de rua

Prefeitura de Caraguatatuba reforça ações de abordagem à população em situação de rua
A Prefeitura de Caraguatatuba tem intensificado as ações de abordagem à população adulta em situação de rua. Nessa quarta-feira (6), mais cinco pessoas receberam orientação para o serviço de acolhimento na Casa do Caminho ou para atendimento social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão que atende este público.

#PraCegoVer: Caminhão da Secretaria de Serviços Públicos com os pertences da população de rua deixados nas ruas (Foto: Divulgação/PMC)
Durante a abordagem, a equipe formada pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Serviços Públicos, Polícia Militar e Casa do Caminho ofertou os serviços, porém, os abordados não aceitaram os atendimentos. A ação ocorreu na Martim de Sá (próximo à curva da morte) e na ponte do Rio Santo Antônio, no bairro Indaiá.
A Prefeitura destaca que não tem poder de obrigar a pessoa ao acolhimento, apenas orienta sobre os serviços e que o local onde está não é adequado para moradia. Todos os pertences, como barracas, colchões e outros itens são recolhidos pela Secretaria de Serviços Públicos.
A ação é realizada para garantir que a população em situação de vulnerabilidade social tenha seu direito preservado
Esmola

#PraCegoVer: Equipe em momento de abordagem (Foto: Divulgação/PMC)
É importante que a população não oferte esmola. A esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para manter as pessoas nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química. O acolhimento em um local específico colabora para que reconstruam seu projeto de vida.
O cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa do Caminho ou do Creas, que tomarão as devidas providências. Os telefones são: (12) 3887-6287 ou (12) 3886-2960.
Veja Também Recentes

Espaço Hartãt exibe documentário “A Pajé” neste sábado
O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, exibe, gratuitamente, neste sábado (14), às 19h, o documentário “A Pajé” – obra que mergulha na força espiritual, cultural e política das mulheres da etnia Yawanawa, na Amazônia acreana. Após a exibição, está previsto um bate-papo com a codiretora, Nelma Salomão, que também atuou na produção do

Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo
Após a excelente campanha de Caraguatatuba na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), os atletas do município foram recepcionados pelo secretário de Esportes e Recreação Cláudio Longo, e o secretário-adjunto de Esportes e Recreação Rubens Antônio de Castro, na quadra poliesportiva do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves

Guarda Civil de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Morro do Algodão
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba prendeu um homem por tráfico de drogas na tarde da última quarta-feira (4), no bairro Morro do Algodão. Durante patrulhamento de rotina em uma área já conhecida por ser ponto de tráfico, a equipe da GCM avistou um indivíduo em atitude suspeita próximo

Governo Municipal fecha “Casa de Repouso” irregular em Caraguatatuba
Uma “Casa de Repouso”, que funcionava sem alvará, na Praia da Palmeiras, e abrigava dez pessoas idosas e duas pessoas com deficiência (PcD), foi fechada após denúncia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI) e Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência d do Idoso (Sepedi).

Audiências Públicas da Política Nacional Aldir Blanc iniciam na próxima quarta-feira
Na próxima quarta-feira (11/6), às 18h, iniciam as audiências públicas do 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, em Caraguatatuba. O primeiro encontro será realizado no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo). No dia 17/6 (terça-feira), a audiência será