Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia

Prefeitura de Caraguatatuba orienta banhistas sobre cuidados com crianças na praia
As praias de Caraguatatuba estão entre os destinos mais procurados na temporada de verão. Diversas famílias vêm passar as férias e a atenção com crianças deve ser redobrada.
Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, vem orientar sobre cuidados simples, mas que podem auxiliar as famílias em caso de crianças perdidas na orla das praias.
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) de Caraguatatuba disponibiliza gratuitamente pulseiras de identificação para serem colocadas nos braços das crianças.
Os braceletes de identificação, estão disponíveis em quatro cores bem chamativas: amarelo, laranja, azul e verde. Eles são resistentes à força e à água e contêm espaço para o nome da criança, do responsável e o telefone de contato da família.
A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves, explica que as pulseiras vêm para precaver, para criar o hábito nas mães, pais e responsáveis. “As pulseiras foram criadas para serem usadas inclusive em outros locais, com grande movimento de pessoas”, disse.
Ao chegar à praia, o responsável deve procurar um posto do GBMar e retirar a pulseira. São 26 setores distribuídos por Caraguatatuba, com o efetivo de 40 guarda-vidas.
Orientação para as crianças é fundamental
A presidente do CMDCA também ressalta sobre a importância das famílias orientarem as crianças. “Os pequenos devem ser orientados a procurar um guarda-vidas, caso se percam. E a pessoa que encontrar uma criança, igualmente, deve procurar um posto dos guarda-vidas”, alerta.
O CMDCA também aponta uma estratégia muito eficaz utilizada nas praias do país para encontrar crianças perdidas e que podemos adotar nas praias de Caraguá. Ela sugere que, ao encontrar uma criança perdida, a pessoa a coloque nos ombros, e os demais banhistas batam palmas.
“Colocar a criança em um lugar alto é algo lógico, porque ela é pequena. Em cima do ombro a possibilidade de visualização é maior. Se as pessoas também comprarem a ideia e de fato aplaudirem quando a criança for encontrada, vai ajudar muito”, disse.
O que fazer
Ao encontrar uma criança perdida, procure ajuda dos Bombeiros Marítimos. Caso a praia não possua um posto dos Bombeiros, a recomendação é levar a um quiosque e fazer contato com a Polícia Militar. Nesses casos, o Conselho Tutelar de Caraguatatuba também pode ser acionado.
Serviço:
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar (Plantão): (12) 99723-6758
GBMar Posto da Martin de Sá: (12) 3888-2960
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Artistas de Caraguatatuba são premiados no Salão de Artes Visuais de Ubatuba
A premiação da 20ª edição do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, no último dia 11, contemplou dois artistas do município, Maurício Kaschel levou um dos prêmios honoríficos, no valor de R$ 3,5 mil e Raquel Lisboa recebeu a premiação de estímulo, de R$ 1,5 mil. Lisboa é artista orientadora

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.